O curso de Engenharia Ambiental procura medir o impacto da ação do homem no ambiente e o que fazer para reverter esse quadro.
Quando uma empresa se instalar em uma determinada região, é muito importante ver o quanto sua construção e atividade podem impactar o ambiente ao redor. Assim, verifica-se, por exemplo, o que será feito na área utilizada para a construção, o tratamento dos resíduos, como minimizar essa influência e projetar ações para regenerar a natureza na região.
Assim, a Engenharia Ambiental se preocupa mais com a ação humana na natureza do que somente com o meio ambiente. É fundamental fazer essa relação, para que a intervenção do homem cause o mínimo impacto. Isso não significa ser contra a economia: é possível que ela interaja com o ambiente, de forma a conviver em harmonia sem prejudicar a natureza.
O curso de Engenharia Ambiental trata também da parte sanitária. Afinal, cuidar de como os resíduos industriais serão devolvidos ao ambiente é atribuição deste profissional. Além disso, há também a gestão dos sistemas de saneamento básico.
O que você verá neste artigo:
O curso de Engenharia Ambiental
Ele é oferecido na modalidade bacharelado, e tem duração de cinco anos. Em várias instituições de ensino superior, no começo do curso, o aluno tem disciplinas que são comuns às áreas de Engenharia. Assim, matérias como Cálculo, Física, Química, Matemática e Estatística fazem parte.
Mais tarde no curso, as disciplinas já são de ordem técnica. Há as de Gestão Ambiental, de Áreas Degradadas, Avaliação de Impacto Ambiental, Ecologia, Tratamento de Resíduos, Licenciamento e Direito Ambiental, para ficar em algumas delas.
Isso traz um embasamento bastante amplo para o futuro engenheiro ambiental. Ele vai lidar com a análise do impacto de construção de novos empreendimentos, bem como a recuperação de áreas degradadas e como lidar com os resíduos industriais.
A poluição no meio ambiente
A preocupação com a natureza vem crescendo nos últimos anos. As mudanças climáticas já são sentidas em todo o planeta, e elas são causadas pela ação humana, segundo o relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, da sigla em inglês).
Os efeitos já são sentidos. Ondas de calor mais intensas causam grandes quantidades de chuvas e incêndios. Muitas pessoas, ainda mais as idosas, chegam a morrer de tanto calor. O frio também fica mais forte. Massas de ar polares mais fortes causam temperaturas mais baixas.
Com menos áreas verdes, há menos área para animais selvagens viverem em liberdade. Nos mares a situação é a mesma. O derretimento das calotas polares aumenta o nível dos oceanos, ameaçando a existência de cidades litorâneas, que podem desaparecer. Rios mais poluídos comprometem a qualidade da água que ingerimos.
Parece cena de filme de catástrofe, mas isso já está acontecendo. Assim, preocupar-se em preservar o que ainda existe – e tentar recuperar o que se perdeu – é o objetivo do profissional de Engenharia Ambiental.
A ação do homem na natureza
Achamos que os engenheiros ambientais trabalhassem somente na preservação do bioma. Não que não seja verdade: para chegar a isso, é necessária uma gama grande de ações. Assim, é fazer uma análise dos rejeitos das indústrias, criar novos mecanismos para evitar a poluição do ar, solo e rios, projetos de recuperação de áreas degradadas, tratamento de esgoto, e tudo o mais.
O profissional de Engenharia Ambiental analisa vários pontos. Em cidades, por exemplo, ele pode ver até ver a importância da presença de árvores. Sabemos que muitas delas estão em condições precárias, que podem cair e causar acidentes. O engenheiro sabe manuseá-las, de forma a torná-las mais saudáveis. Caso seja necessário arrancá-la, ele conhece as técnicas e sugere outras espécies para ficarem no lugar.
O equilíbrio do meio ambiente é alcançado pela harmonia entre a economia e o cuidado com a natureza. Assim, não é a ideia da Engenharia Ambiental ser contra o desenvolvimento econômico. Ela vai atuar para que esse crescimento não prejudique ainda mais o que resta de natureza no planeta.
A Engenharia Ambiental e a parceria com a preservação
Pelos conhecimentos que o profissional adquire na faculdade, ele consegue fazer planos de manejo ambiental, para que setores da atividade econômica possam contribuir com a restauração da natureza ao redor.
Assim, projetos de replantio de árvores podem repor as que precisaram ser derrubadas na construção do empreendimento. O tratamento da fumaça que sai do maquinário industrial, para que o ar não seja contaminado, é outra atribuição. Os resíduos líquidos e sólidos proveniente da produção devem ter seu destino adequado.
Até no tratamento sanitário o engenheiro ambiental trabalha. Ele atua em projetos mais eficazes de destinação do esgoto doméstico e industrial, bem como o de tratamento de água. Isso significa encontrar, por exemplo, maneiras de usar menos produtos químicos nesse processo, bem como procedimentos mais naturais.
Mercado de trabalho
O cuidado com o meio ambiente entrou na pauta de planejamento das empresas. Não somente pelo cuidado em si, para evitar um comprometimento maior do meio ambiente. Mas porque, para elas, é interessante agregar valor ao seu produto, com uma produção preocupada com a natureza.
Assim, o profissional de Engenharia Ambiental faz um projeto para que as empresas possam participar do manejo do ambiente ao redor, bem como a reutilização de determinados insumos na fabricação. O cuidado com o tratamento dos efluentes também entra na pauta.
As companhias de saneamento básico se beneficiam muito da presença do engenheiro ambiental. Ele consegue planejar sistemas melhores para captar água, e destinar o esgoto tratado.
Organizações Não Governamentais (ONGs) podem ter engenheiros ambientais como consultores. Há as que lidam com denúncias de poluição por parte de empresas, e também as que atuam com pequenos produtores rurais. Eles podem ser grandes disseminadores do tratamento ao meio ambiente, por meio de capacitação profissional. Eles aprendem a extrair seu sustento da natureza, sem prejudicá-la.
Repartições públicas, nas esferas municipais, estaduais e federais podem ter profissionais da Engenharia Ambiental em seus quadros. Eles podem atuar como fiscais do meio ambiente na indústria, bem como no cuidado de parques nacionais e florestas. Enfim, é uma área muito extensa, voltada para quem quer trabalhar na preservação do meio ambiente e do nosso planeta!
Gostou desse conteúdo? Então veja conosco quais as profissões mais impactadas pelas mídias digitais.