Sim, pode ser piloto de aeronaves sim, desde que o curso superior ofereça essa habilitação. A formação em Ciências Aeronáuticas é oferecida no nível bacharelado e tem três anos. Existem três modalidades diferentes do curso, cada uma delas forma um profissional especializado. Há os cursos que formam pilotos de aeronaves, manutenção de aeronaves e o transporte aéreo.
No nosso caso aqui, vamos falar da profissão de piloto de aeronaves. O curso de Ciências Aeronáuticas tem uma formação bastante completa, que contempla matérias que vão da pilotagem em si até o estudo da meteorologia. Outras disciplinas que aparecem no curso são de manutenção, segurança do tráfego aéreo, linguagem da Aeronáutica, legislação específica, entre outros.
Assim, o piloto tem um panorama do dia a dia do aeroporto e sabe o que está acontecendo. Ele compreende como estão as condições do tempo, os equipamentos mecânicos e eletrônicos da aeronave, e entende a comunicação entre ele e a torre de comando.
Mas, para ser comandante de aeronaves, há a necessidade de cursos especializados e muitas horas de voo, além de provas e exames médicos, além do curso superior. Tudo isso é vistoriado de perto pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Vamos ver como é a formação.
O que você verá neste artigo:
Cursos de formação de piloto de aeronaves
A carreira de comandante de aeronave não exige a formação em curso superior. Porém, quando o candidato já tem um curso, como o de Ciências Aeronáuticas, isso conta muito ponto. Em processos seletivos, o profissional já sai na frente, devido à sua formação especializada.
Ainda que o curso superior tenha habilitação para ser piloto, é ainda necessário ter formações específicas para cada tipo de aeronave. Primeiro de tudo, é preciso, antes de tirar a licença para piloto, ter o Certificado de Capacidade Física (CCF). É um exame médico feito por profissionais credenciados pela Anac e tem uma série de requisitos. Para ser piloto privado, é necessário fazer o CCF de 2ª classe.
Uma vez com o CCF em mãos, o candidato já pode começar a fazer aulas de aviação, para tirar a Carteira de Piloto Privado. Tudo começa com o curso de piloto privado. O aluno deve fazer aulas teóricas e práticas, e cumprir horas de voo específicas para cada tipo de aeronave. Há aulas de voo durante o dia e à noite, visto que o profissional precisa estar preparado para todos os tipos de clima.
Uma vez concluído o curso, ele precisa ser aprovado em uma prova que é elaborada pela Anac. As matérias que caem na prova são as que estão também no curso de Ciências Aeronáuticas – o que já ajuda demais. O conteúdo tem questões de Navegação, Meteorologia, Teoria de Voo e Legislação.
O piloto de aeronaves já pode pilotar qualquer avião?
O caminho para ser piloto de aeronaves é longo. Há treinamentos específicos para cada tipo de aeronave e, se pensou que a licença de piloto privado é a definitiva, o assunto se alonga. Os PPs, pilotos privados, só podem pilotar suas próprias aeronaves, ou alugar uma de algum aeroclube. Não pode pensar em ser piloto comercial, muito menos de aviões de linhas aéreas, porque são licenças diferentes.
Uma vez que o PP já tenha acumulado uma quantidade determinada de horas de voo, ele pode partir para a outra licença, a de piloto comercial (PC), que ainda não é a de piloto de Boeings, mas ele pode pilotar outras aeronaves.
O curso segue o mesmo padrão, mas o exame médico da Anac já é o de primeira classe, e é feito somente em hospitais da Aeronáutica. Esse exame é feito por médicos militares. O aluno faz aulas teóricas e práticas, e precisa passar na prova da agência. Para, enfim, ser comandante de aviões de linhas aéreas, além do CCF de primeira classe, o curso também engloba uma série de novos aprendizados.
Um outro requisito para ser piloto de grandes aeronaves é ter, no mínimo, 1500 horas de voo registradas. Assim, ele pode dar entrada na licença de Piloto de Linha Aérea (PLA), mas ele não vai ser o piloto principal logo de cara. Nas empresas, ele começa como copiloto, e vai acumulando experiência até se tornar comandante.
Como o curso de Ciências Aeronáuticas ajuda?
A formação em Ciências Aeronáuticas traz um panorama bem completo para quem quer ser piloto de aeronaves. Afinal, o profissional precisa conhecer o dia a dia do aeroporto, o maquinário dos aviões, como fazer a manutenção e entender a legislação.
O piloto deve conhecer as condições meteorológicas para saber como conduzir a aeronave. Caso o tempo não esteja favorável, ele pode mudar a rota ou até mesmo suspender o voo. Afinal, qualquer acidente pode ser fatal para os tripulantes e os passageiros. Ele deve saber também quais são e como estão os equipamentos, que devem estar totalmente em ordem.
O linguajar aeronáutico deve ser fluente. Ele vai se comunicar com a torre de comando no Brasil ou exterior, e essa linguagem é universal. Assim, entender as instruções e orientações é fundamental para se ter um voo tranquilo.
Até a gestão de um aeroporto é importante. O piloto precisa ter conhecimento de como o local funciona e com quem deve conversar a respeito de assuntos variados. Além disso, deve saber o jeito que o processo todo do voo, desde o plano até o pouso, acontece.
Mercado de trabalho para piloto de aeronave
Os pilotos podem trabalhar na aviação privada, tanto como pilotos comerciais, que transportam pessoas ou cargas até os de linhas aéreas regulares. O processo para se chegar lá é longo e caro, mas fazendo aos poucos as etapas corretamente, o sucesso é certo.
Há áreas da aviação que são de responsabilidade militar. Assim, os pilotos de aeronaves militares devem pertencer ao quadro das Forças Armadas. Por exemplo, os caças da Força Aérea só são pilotados por eles.
Outra área que é comandada somente por militares é a da torre de controle. Eles cuidam do tráfego aéreo dos aeroportos, e orientam os pilotos de aeronave no pouso e decolagem.
Portanto, para quem quer seguir na carreira de piloto, estude bastante! Faça o curso de Ciências Aeronáuticas para dar mais embasamento nas aulas de pilotagem, e se dedique!
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