Desde a sua criação, o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) foi crescendo e tornou-se o principal meio de acesso às universidades brasileiras. Com a realização da prova, também é possível concorrer a programas como o PROUNI e obter bolsas de estudo.
Todos os anos, milhões de brasileiros se inscrevem no exame vislumbrando a oportunidade de obter suas sonhadas formações profissionais. No entanto, o ENEM é uma prova com características singulares, um tanto diferente dos tradicionais vestibulares.
No post de hoje, vamos abordar como funciona a prova do ENEM e compartilhar com você algumas dicas do que estudar para a prova. Vamos juntos em busca do sucesso!
Estrutura da prova do ENEM
Muito se fala sobre o tamanho da prova do ENEM. E, de fato, trata-se de uma prova longa. Afinal, é uma avaliação que contempla conteúdos de todo o ensino médio. Ao todo, são 180 questões, divididas em dois dias, mais a Redação.
Além da Redação, existem mais quatro áreas do conhecimento que são avaliadas na prova. São elas: Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias, Matemática e Suas Tecnologias, Ciências da Natureza e Suas Tecnologias e Ciências Humanas e Suas Tecnologias. E cada uma possui 45 questões correspondentes.
Em geral, as questões costumam ser extensas, contam com textos de apoio, imagens, charges e procuram estimular os candidatos a conectarem conteúdos interdisciplinares. De acordo com a Matriz de Referência do ENEM, existem cinco eixos cognitivos que são exigidos na prova e que são comuns a todas as áreas de conhecimento:
- Dominar linguagens
- Compreender fenômenos
- Enfrentar situações-problema
- Construir argumentação
- Elaborar propostas
Ao desenvolver seus estudos focado no ENEM, lembre-se de trabalhar estas cinco habilidades, independente da matéria. Possivelmente, você irá se deparar com questões sociais, culturais, artísticas e tecnológicas, sendo instigado a colocar-se de forma ativa frente aos problemas apresentados.
Por fim, mas não menos importante, você terá duas opções para a prova de Língua Estrangeira: Espanhol ou Inglês. Ah, e não escolha uma das opções apenas por achar que é “a mais fácil”. Ambas vão exigir uma boa interpretação de texto. Por isso, o melhor jeito é investir em uma boa preparação no idioma escolhido.
O que estudar para realizar a prova?
Definir o que estudar para o ENEM é uma questão que mexe com muitos candidatos. Justamente pela extensão dos conteúdos, muitos preferem priorizar alguns tópicos. Já outras pessoas preferem estudar de forma igual todos os itens que poderão cair na prova. Todas as estratégias são válidas.
Como o ENEM ocorre há mais de 20 anos e há uma certa consistência no formato das questões e nos seus temas, separamos alguns conteúdos que são mais recorrentes nas avaliações. Vamos a elas:
Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias: Principalmente leitura e interpretação de textos, charges e imagens. Também costumam ser frequentes questões sobre movimentos artísticos e literários, estrutura de textos. Tanto para português quanto para questões de língua estrangeira.
Matemática e Suas Tecnologias: nesta área do conhecimento, costumam ser recorrentes questões que trabalham fundamentos de geometria, bem como escalas, razão e proporção. Provavelmente, você encontrará gráficos e tabelas em algumas questões. Podem ser acompanhadas de questões de juros simples e composto, além de funções.
Ciências da Natureza e Suas Tecnologias: questões sociais envolvendo Humanidade e Meio Ambiente, Biotecnologia, Citologia, Ecologia, Energia, conteúdos de Físico-Química, Química Orgânica, Ondulatória, Mecânica, Eletricidade.
Ciências Humanas e Suas Tecnologias: tanto temas contemporâneos quanto do passado são contemplados nesta área do conhecimento. Questões sobre mundo do trabalho, cultura, migração, problemas sociais do Brasil e do mundo, globalização e leitura de mapas. Além, é claro, das questões acerca dos diversos períodos da história brasileira: desde a Colônia, passando pelo Império e enfim na República.
Redação: como não há um tema previamente estabelecido, o importante aqui é estudar conceitos que você deverá aplicar na sua escrita. Como argumentar, organizar ideias, propor soluções. São habilidades que você pode adquirir praticando com simulações de temas ao longo do ano.
No geral, estes são temas em que você pode redobrar a atenção quando estiver estudando. A tendência é que continuem sendo bastante cobrados nas avaliações do ENEM. E, claro, os temas que não estão listados também devem ser estudados pois são muito importantes. Combinado? 😉
Como fazer para estudar todos os conteúdos?
Inicialmente, estudar para uma avaliação extensa e com muitos conteúdos pode parecer um pouco assustador. Mas fique tranquilo, existem boas estratégias para isso e a Voomp vai compartilhar algumas com você. 😊
Normalmente, o ENEM é aplicado no final do segundo semestre. Então, se você começa o ano com intenção de realizar a prova, a boa notícia é que você ainda tem tempo para se organizar e ficar com todo conteúdo na ponta da língua.
Sendo assim, contar com o auxílio de um cursinho pré-vestibular não é má ideia. Ao fazer um curso pré-ENEM, você seguirá um plano de estudos que contemplará todos os conteúdos cobrados na prova. Um bom cursinho que recomendamos para você é o Stoodi. Lá você encontra milhares de aulas disponíveis online para assistir quando quiser, além da grande quantidade de exercícios. O Stoodi ainda oferece experiências personalizadas, e assim você gerencia seu tempo e seu cronograma – tudo isso com preços bem acessíveis.
Aliás, estabelecer um cronograma com metas e prazos de estudo é fundamental, ainda mais se você estiver estudando por conta própria. A frequência diária de estudos é peça fundamental para não chegar no dia da prova sem ritmo ou com conteúdo faltando. Use e abuse de videoaulas na internet, de livros, apostilas e muitos exercícios. Buscar questões de edições passadas fará você se ambientar melhor com a prova.
Se você está na fase escolar, aproveite as oportunidades que são oferecidas onde você estuda. Plantões para tirar dúvidas, simulados, aulas de reforço. Desfrute ao máximo dos serviços que você tem ao seu alcance.
Por fim, muito foco e dedicação nos estudos. No próximo ENEM, nós da Voomp queremos estar celebrando com você as suas conquistas. A gente espera que essas dicas possam contribuir na sua caminhada.