InícioCursinhos pré-vestibularCom quantos anos é possível fazer um cursinho pré-vestibular?

Com quantos anos é possível fazer um cursinho pré-vestibular?

Quando se fala em preparação para o vestibular, muita gente opta por fazer um cursinho preparatório. Nós entendemos. Afinal, é uma ótima maneira de aperfeiçoar seu conhecimento para enfrentar o grande desafio dos vestibulares.

Ao chegar na fase dos vestibulares, é comum que jovens estudantes tenham novas dúvidas e preocupações. Uma delas é a partir de que idade se pode fazer um cursinho e qual o melhor momento de iniciar a preparação. Pensando em ajudar você a resolver essas dúvidas, a Voomp preparou um conteúdo especial. 

Vem com a gente e bora conferir juntos!

Chegou o momento de encarar um vestibular, e agora?

O período escolar é um momento mágico, desafiador e repleto de descobertas. Conforme os anos vão passando, novos conhecimentos vão sendo adquiridos, os alunos ficam mais experientes e novas ambições começam a surgir. 

A transição do ensino fundamental para o ensino médio é um dos momentos mais emblemáticos, quando os alunos possuem uma faixa etária média de 15 anos. A partir do primeiro ano, as matérias passam a ser mais complexas e desde já os alunos estudam conteúdos que serão cobrados em vestibulares de universidades e ENEM. 

Desta forma, a preparação para os processos seletivos começa a entrar no radar dos estudantes. É o momento de descobrir profissões, cursos, faculdades e começar a materializar os sonhos. No entanto, o ensino médio tem duração de 3 anos. Então, qual seria a melhor idade para começar a se preparar de forma mais intensa para o vestibular? 

Com quantos anos é possível fazer um cursinho pré-vestibular?

Cursinhos pré-vestibulares, de modo geral, não possuem restrições de idade para que você realize sua matrícula. Ou seja, você pode cursar desde o início do ensino médio ou com uma idade mais avançada, para retomar seus estudos. Além de intensificar a preparação de jovens, os cursinhos também podem ajudar bastante quem está há tempos sem estudar e deseja recapitular matérias para fazer um vestibular.

Apesar de não haver restrições quanto à idade, é importante considerar alguns aspectos para que você aproveite a preparação da melhor maneira possível. Para quem está em fase escolar, é importante ter em mente que pré-vestibulares abordam conteúdos de todo o ensino médio. Portanto, se você está no primeiro ano, irá estudar conteúdos do segundo e terceiro ano, pois são parte da preparação para um vestibular.

E claro, é importante não misturar as coisas. Cursinhos pré-vestibulares e escolas são coisas bem diferentes, apesar de abordarem os mesmos conteúdos. Estar em dia com as obrigações escolares é fundamental, pois isso garantirá que você continue avançando até a sua formatura.

Portanto, não há uma idade mínima para fazer um cursinho pré-vestibular. Mas é importante saber o momento certo de começar, de modo que o curso preparatório possa potencializar seus conhecimentos. A partir de 16 a 17 anos, quando você estiver indo para o último ano do ensino médio, é um bom momento para investir na sua preparação. 

Escola x cursinhos: quais são as principais diferenças?

Muitos jovens optam por fazer cursinhos pré-vestibulares durante a fase escolar, o que é completamente normal. Afinal, escola e cursinhos não são concorrentes, mas um complemento. 

Na escola, os alunos recebem uma formação a partir dos princípios da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que prevê quais matérias devem ser estudadas em cada ano, bem como as respectivas habilidades a serem exploradas. 

Em suma, todos os conteúdos que caem em provas de vestibulares são estudados na escola. No entanto, o foco é fornecer uma formação generalista, na qual o aluno possa compreender e aplicar conceitos em torno do seu cotidiano.

Já nos cursinhos, as matérias estudadas na escola são abordadas com um objetivo específico: preparar os candidatos para a resolução de provas de vestibular. Desta forma, os cursinhos desenvolvem metodologias e mecanismos próprios para atingir este objetivo, como a realização constante de simulados e treinamento para redação. 

Aqui, não há uma separação tão demarcada de conteúdos por ano, como ocorre nas escolas. Todo e qualquer conteúdo que seja cobrado no vestibular é estudado. Nos simulados, por exemplo, são resolvidas questões de diferentes temas em conjunto. Na escola, as avaliações costumam ser sobre temas específicos. 

Vale a pena fazer um cursinho?

Cursinhos pré-vestibulares costumam ser ótimas opções para quem está se preparando para realizar uma prova. Além de contar com o suporte de professores especializados nas matérias, cursinhos estimulam a preparação para enfrentar uma longa bateria de questões, como ocorre nos vestibulares.

Recentemente, os cursinhos têm refinado suas plataformas e oferecido recursos muito interessantes para a sua preparação. Na Stoodi, por exemplo, você pode acessar um banco com milhares de questões e acompanhar seu índice de acertos. Assim, você identifica em quais áreas precisa reforçar seus estudos. 

Além disso, cursinhos trabalham bastante com a prática da redação. Afinal, quanto mais você exercita, mais você aprimora suas habilidades. Cursinhos como a Stoodi dispõem de especialistas em redação e oferecem serviço de correção de textos.

Ou seja, fazer um cursinho tem muito a acrescentar no seu período de preparação para o vestibular. Com bastante esforço e dedicação, você fica cada vez mais próximo dos seus sonhos.

Agora você já sabe com quantos anos pode começar a se preparar para fazer o vestibular e o que é importante levar em conta. Aqui na Voomp, estamos sempre torcendo pelo seu sucesso! Conte com a gente e até a próxima. 🙂

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 9

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.