InícioDicasEnemQuantos pontos no ENEM preciso para passar em Medicina Veterinária

Quantos pontos no ENEM preciso para passar em Medicina Veterinária

Para passar em Medicina Veterinária é necessária uma boa nota no Enem. Confira, a seguir, as notas de corte mínima, média e máxima, para ingressar neste curso. Assim como, o uso em programas como, ProUni, Sisu, Ingresso Direto e FIES.

O que é nota de corte?

Nada mais é que a nota mínima para ingresso em um curso por meio de processo seletivo. Nesse sentido, no Brasil, o Enem é o principal critério para avaliação. Tanto para as faculdades públicas, particulares, bem como os programas de financiamento.

Analisando, na prática, se um curso tem 40 vagas esta nota de corte será a do último colocado. Além disso, com base na nota desses 40 concorrentes se dão as notas mínima, média e máxima de cada processo e os alunos que estão melhor preparados.

Em síntese, os cursos com pontuação superior a 750 são, geralmente, os mais concorridos. Então, fique atento pois as classificações mudam de forma constante.

Nota de corte para passar em Medicina Veterinária

Com base nas últimas edições do Enem, a nota de corte para passar em Medicina Veterinária estava entre 600 e 650 pontos. Isso, levando em consideração a nota máxima de 1000 pontos, considerando as universidades particulares.

Já para as faculdades públicas essa pontuação varia de 700 a 760, por exemplo. Em resumo, uma boa preparação para o Enem irá influenciar diretamente na sua jornada profissional.

Confira a seguir, um pouco sobre os principais programas que visam o ingresso no ensino superior. Bem como, as notas de corte de cada um deles.

Sistema de Seleção Unificada (Sisu)

O programa destina 50% das suas vagas para alunos que concluíram o Ensino Médio na rede pública. Assim, os 50% restantes ficam para livre concorrência. Além disso, há outros pontos de avaliação como renda, portadores de necessidades especiais e cotas raciais.

É um processo seletivo gratuito e muito concorrido que ocorre duas vezes no ano. Com isso, procure se dedicar à redação porque se zerar – independente da nota – será desclassificado.

A nota de corte para Medicina Veterinária no Sisu fica entre 669,24 e 804,87 pontos, em média.

ProUni para passar em Medicina Veterinária

Tem foco no financiamento de bolsas integrais ou de 50% em faculdades particulares. Então, a nota do candidato no Enem deve ser de, no mínimo, 450 pontos. Mas, o candidato não pode, em hipótese alguma, zerar a redação senão será eliminado.

Destinado a alunos que cursaram o Ensino Médio na rede pública ou bolsistas integrais em uma instituição privada. Além disso, deve ter renda familiar de até três salários-mínimos por pessoa.

Para bolsa integral, a pontuação fica entre 599,28 e 742,10 pontos. Já para a bolsa parcial de 50% a pontuação mínima é 518,06 e a máxima 738,96 pontos para passar em Medicina Veterinária.

Financiamento estudantil (Fies)

Diferente dos outros modelos, no Fies, o aluno só paga pela graduação após sua conclusão. Ou seja, somente após os cinco anos de curso o reembolso do programa é feito de forma parcelada.

A seleção é para renda familiar inferior a cinco salários-mínimos. Então, há a isenção total dos juros no parcelamento ou aplicação de um percentual bem menor que o praticado no mercado. Isso, se considerar o longo prazo para pagamento.

Como no ProUni, a pontuação mínima é 450 pontos, sem zerar a redação. Além disso, a prova só ocorre duas vezes por ano, de forma online. Então fique atento ao calendário para não perder os prazos.

O mínimo para ingresso via processo são 534 pontos e a nota de corte máxima é de 695 pontos, em média.

Ingresso direto após passar em Medicina Veterinária

Sem os programas você pode se candidatar a qualquer vaga das faculdades particulares de forma direta. Assim, basta apresentar sua nota final do Enem para ingresso. Desta forma, isso varia de acordo com cada instituição, não há um padrão.

As bolsas de estudo, da própria instituição, também levam em consideração a sua nota final. Então, busque informações na secretaria da faculdade escolhida quando passar em Medicina Veterinária.

Medicina Veterinária: o curso

Este curso é do modelo Bacharel e tem duração de cinco anos, ou seja, 10 semestres. Nesse sentido, é uma graduação bem extensa composta por conteúdo teórico, além de diversas atividades práticas em laboratórios, hospitais veterinários e até em fazendas.

Confira a seguir, as sete principais matérias da grade curricular deste curso. São elas:

  • Anatomia e Doenças Infecciosas dos Animais Domésticos;
  • Anestesiologia Veterinária e Farmacologia;
  • Semiologia e Nutrição Animal;
  • Tecnologia de Produtos de Origem Animal.

O profissional desta área tem um campo de atuação bem amplo. Isso porque, pode atuar desde o controle de doenças de animais silvestres até cuidar da saúde de animais domésticos.

O que faz um médico veterinário?

É o profissional responsável por prestar todo tipo de assistência, tanto clínica quanto cirúrgica, a animais de todo porte. Mas, também trata da produção dos alimentos. Desta forma, veja a seguir duas das muitas atribuições para quem atua nesta profissão:

  • Acompanha a saúde, alimentação e reprodução dos animais;
  • Inspeciona a produção de alimentos de origem animal.

O papel principal, para esses pontos, é supervisionar as normas de higiene, bem como, evitar a transmissão de doenças para os humanos. Além disso, também controla as tecnologias de produção na indústria de alimentos que têm animais como origem.

Áreas de atuação em Medicina Veterinária

Como dito anteriormente, são muitas as áreas de atuação deste profissional. Então, confira na lista a seguir as principais no mercado para quando você passar em Medicina Veterinária:

  • Agronegócio e Clínica;
  • Centros de pesquisa e tecnologia em produção animal;
  • Indústria de produtos para animais;
  • Saúde pública.

A lista acima deixa clara a importância desta profissão para as diversas áreas do mercado. Que tratam desde a reprodução do animal até possíveis doenças que podem ser evitadas à população humana com esta origem.

5 dicas para se preparar para o Enem

Para se preparar para o Enem é necessária uma rotina de estudos que envolve muitas leituras, escrita e prática de exercícios para fixação das matérias. Bem como, manter em dia sua saúde mental e física.

Veja a seguir cinco dicas para você aplicar hoje mesmo na sua rotina. São elas:

  1. Utilize bons materiais;
  2. Monte o seu próprio plano de estudos;
  3. Faça os simulados;
  4. Treine a redação do Enem;
  5. Não descuide da sua saúde física e mental.

Este último ponto é essencial para a manutenção dos demais. Isso porque, sem uma noite de sono adequada, prática de atividades físicas, boa alimentação e o descanso necessário, você não terá bom rendimento na prova.

Perfil para passar em Medicina Veterinária

Agora você sabe como o Enem pode te ajudar a ingressar na profissão, os principais programas, um pouco do curso, bem como, as áreas de atuação. Então, coloque a “mão na massa” e se dedique a estudar para obter bons resultados, com as nossas dicas.

Vale ressaltar, que as especializações vão te diferenciar no mercado e oferecer melhores chances profissionais. Então, após a conclusão do curso busque por opções para aprimorar a sua carreira.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 223

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.