InícioDicasFormação acadêmicaO que é iniciação científica e como fazer?

O que é iniciação científica e como fazer?

Para dar o primeiro passo na vida acadêmica, quase todo pesquisador começou a realizar as primeiras investigações ainda durante a faculdade. Estamos falando da chamada iniciação científica. Nesse texto, vamos aprender o que é iniciação científica e como fazer. 

Entenda o que é iniciação científica (IC)

A Faculdade de Ciências e Letras da UNESP apresentou, em seu portal, instruções sobre essa modalidade que inicia os estudantes no universo da pesquisa científica

Segundo a faculdade, a iniciação científica (IC) corresponde ao estudo aprofundado ocorrido na graduação e que vai além do currículo mínimo exigido. 

Ou seja: o tema não é imposto pela faculdade aos estudantes. Pelo contrário, pode ser escolhido livremente pelo estudante e o orientador. 

Consequentemente, os estudantes podem abordar temas ainda inéditos no contexto acadêmico. O resultado disso é a possibilidade de ampliar horizontes e pensamentos, além de permitir o desenvolvimento acadêmico e profissional.

Saiba quem pode realizar

Em princípio, qualquer aluno de graduação pode realizar uma IC. No entanto, é necessário dispor de  tempo para pesquisar, ler e participar das reuniões. Além disso, o estudante precisa apresentar um bom desempenho escolar. 

Em 2015, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, divulgou o Relatório de Gestão 2015.

Segundo o documento, além dos estudantes de graduação, o CNPQ também oferece programas com foco nos estudantes de ensino médio. Naquele ano, cerca de 45.000 bolsas foram oferecidas para estudantes do ensino médio e graduação. 

Entre os estudantes do ensino médio, merece destaque aqueles que recebem bolsas de iniciação científica que estão diretamente relacionadas a sua participação em olimpíadas de matemática.

Em primeiro lugar, podemos mencionar as bolsas concedidas diretamente a estudantes de ensino médio ganhadores das Olimpíadas Brasileiras de Matemática nas Escolas Públicas (OBMEP).

Por fim, as bolsas oferecidas aos medalhistas das Olimpíadas que, após a conclusão do ensino médio, ingressam no ensino superior e, depois, no mestrado.

Quais as exigências para participar

Quando financiada por agência de fomento, é possível que algumas exigências sejam impostas aos estudantes que realizam IC. 

Entre elas, podemos mencionar, por exemplo, a exigência de carga horária mínima de dedicação ou a proibição de o estudante possuir vínculo empregatício.

Por isso, é fundamental se informar sobre as regras específicas impostas para a sua bolsa.

Descubra os impactos da iniciação científica

Segundo o relatório do CNPQ, dados indicam que o Programa de Iniciação Científica e Tecnológica, promove mudanças positivas na vida dos estudantes que dele fazem parte. 

Abaixo, listamos algumas das constatações:

  • egressos da iniciação científica tendem a obter maior sucesso no ingresso em programas de pós-graduação maior do que aqueles que não participaram do programa;
  • esses egressos tem um grau maior de sucesso na obtenção de bolsas para seus cursos de pós-graduação;
  • aos que se destinam à vida profissional, existem evidências de que esses egressos alcançam maior velocidade de evolução em suas carreiras. 

Ainda de acordo com o CNPQ, existem indiscutíveis evidências que esses programas favoreceram a formação dos mais importantes pesquisadores do país e continuam exercendo esse importante papel. 

Saiba que temas desenvolver

Para iniciar uma pesquisa de iniciação científica não é necessário possuir um projeto pronto. No entanto, é interessante que o aluno já tenha um tema específico em vista.

Por outro lado, ter iniciado um pré-projeto será de grande vantagem para o estudante. Isso porque quanto mais adiantadas as fases, mais fácil será a realização da pesquisa e a apresentação final.

Apesar disso, os alunos não precisam se preocupar nem começar a redigir seus pré-projetos do zero.  

As agências financiadoras costumam divulgar modelos de propostas de pesquisa. 

Outra dica diz respeito à familiaridade com o assunto. Para definir o tema de pesquisa, os estudantes devem levar em conta, principalmente, as suas afinidades, conhecimentos e região/município/bairro de origem.

Apontamos abaixo algumas dicas para ajudar na elaboração de um pré-projeto de pesquisa:

  • Realize leituras exploratórias de artigos e livros;
  • Veja as publicações recentes, as revistas especializadas;
  • Explore a biblioteca da sua faculdade;
  • Leia e estude os escritos de seu professor.

Como ingressar na iniciação científica?

O estudante interessado em realizar uma pesquisa de iniciação científica pode apresentar sua sugestão de tema diretamente ao professor.

Assim, caso tenha interesse, o professor pode orientar o aluno. Nesse caso, não haverá remuneração.

Esse mesmo aluno pode então ingressar em atividades de pesquisa desenvolvidas pelo professor-orientador. Geralmente, as ações são promovidas pelo núcleo, laboratório ou grupo de pesquisa vinculados ao professor. 

Depois, basta ficar atento as vagas de iniciação científica que ocasionalmente são oferecidas pela faculdade. 

Geralmente, a seleção dos estudantes ocorre no primeiro semestre de cada ano, geralmente entre maio a junho, e as atividades têm início em agosto.

Conheça os programas do CNPQ

Listamos abaixo os principais programas de iniciação científica apresentados pelo Ministério da Educação.

Para participar dos programas e submeter suas propostas, as instituições de ensino precisam ficar atentas às chamadas públicas do CNPQ para cotas de iniciação científica.

Programa Institucional Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC

Foi o primeiro programa institucional criado para a iniciação científica. Segundo o CNPQ, o programa concede bolsas de iniciação científica para:

  • estudantes de graduação que queiram participar de um projeto de pesquisa;
  • estudantes de ensino médio.

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – PIBITI

Voltado à iniciação tecnológica e de inovação de estudantes de graduação.

De acordo com o CNPQ, o programa concede bolsas de iniciação científica às instituições que desenvolvam pesquisa em tecnologia e inovação.

A seleção dos projetos é feita pelas instituições por meio de chamada pública de propostas.

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas – PIBIC-Af

Foi criado em 2009 através do impulsionamento da então Secretaria Nacional de Promoção de Políticas de Igualdade Racial (extinta em outubro de 2015).

Além disso, concede bolsas diretamente às instituições públicas participantes do Pibic que tenham implementado ações afirmativas para o ingresso na educação superior.

Ou seja, segundo o CNPQ, somente poderão ser indicados os estudantes que sejam beneficiários de ações afirmativas.

Programa de Iniciação Científica e Mestrado – PICME

Foi iniciado em 2008 com o objetivo de estimular a vocação natural dos alunos medalhistas nas olimpíadas de matemática (OBMEP e OBM) para o trabalho científico.

Atuando em parceria,  o CNPQ concede bolsas de iniciação científica enquanto a Capes concede bolsas de mestrado.

Qualquer medalhista da OBMEP e/ou OBM em alguma de suas edições que estejam matriculados em curso de graduação poderão se inscrever para participar do processo de seleção para o PICME.

Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas- OBMEP

É desenvolvido pelo CNPQ em parceria com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA.

Vale destacar que as bolsas PIC-OBMEP são oferecidas apenas aos medalhistas da OBMEP que ainda estejam matriculados regularmente em escola pública da educação básica.

Programa Institucional Bolsas de Iniciação Científica no Ensino Médio – PIBIC-EM

Voltado aos estudantes do ensino médio, o CNPQ concede bolsas diretamente às instituições.  Somente poderão ser beneficiados os estudantes que estiverem cursando o ensino público.

Conheça os objetivos do Programa de Iniciação Científica Jr.

Por fim, listamos os principais objetivos do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), conforme informado pela Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas.

Ao entrar no programa, os estudantes medalhistas participam de uma série de atividades. Encontros presenciais, discussões virtuais e avaliações são algumas das tarefas a serem realizadas durante o programa.

  • Despertar nos alunos o gosto pela Matemática e pela ciência em geral;
  • Motivar os alunos na escolha profissional pelas carreiras científicas e tecnológicas;
  • Aprofundar o conhecimento matemático dos alunos, por meio de resolução e redação de soluções de problemas, leitura e interpretação de textos matemáticos e estudo de temas de modo mais aprofundado e com maior rigor matemático;
  • Desenvolver nos alunos algumas habilidades tais como: sistematização, generalização, analogia e capacidade de aprender por conta própria ou em colaboração com os demais colegas;
  • Incentivar o aprimoramento matemático dos professores, em especial dos professores dos alunos bolsistas;
  • Estimular uma articulação entre as escolas e as universidades.

Quer saber mais? Descubra a importância da faculdade para a sua carreira.

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