InícioPós-graduaçãoAudiovisual10 áreas para trabalhar com Produção Audiovisual

10 áreas para trabalhar com Produção Audiovisual

Você está estudando Audiovisual ou pensa em ingressar no curso, mas ainda não tem certeza de onde pode atuar? Então, confira essas 10 áreas para trabalhar com Produção Audiovisual

Mas, antes de irmos para as áreas, é importante lembrarmos que o produtor audiovisual possui um vasto leque de possibilidades, não se limitando apenas ao cinema. Sabemos que essa é uma das opções mais desejadas pelos alunos, porém, há muitas outras.

O produtor audiovisual pode trabalhar tanto em meios que envolvem imagem e som, como televisão, internet (sites de vídeos, como Youtube e Twitch), cinema, quanto meios que envolvem apenas som, como rádio e internet (com podcasts e rádios online). 

Além disso, o produtor pode tanto trabalhar no meio artístico quanto no meio comercial e até político. Na parte artística, podemos citar, por exemplo, filmes, novelas, séries, animações, podcasts, música. No meio comercial, podemos citar propagandas, publicidades. E, no meio político, podemos citar as propagandas eleitorais e até transmissões ao vivo. 

Como você pôde ver, o leque é realmente extenso, e novas possibilidades surgem a cada ano, afinal, é uma carreira bastante procurada e promissora.

Ao final do artigo, também abordaremos um pouco sobre o curso, então, se você ainda não está cursando, vale dar uma lida. 

A vantagem de estudar Audiovisual é conhecer um pouco de cada área, podendo escolher uma ou mais para seguir carreira. Também é uma forma de criar bagagem de conhecimento, se tornando um profissional mais completo por entender de cada área. 

Mas, agora vamos às áreas para trabalhar com Produção Audiovisual. Quais funções e atividades um produtor audiovisual pode exercer? Confira a seguir. 

10 áreas para trabalhar com Produção Audiovisual

A seguir, as principais áreas para trabalhar com Produção Audiovisual. O curso passa por todas essas, oferecendo uma base. Se o aluno tiver interesse em seguir alguma em específico, poderá buscar uma especialização para complementar seus estudos.

1. Animação

Quem trabalha na área de animação pode tanto animar desenhos, como os que passam na TV, quanto, também, animar imagens para propagandas, anúncios, entre outros. No curso de Audiovisual, há uma base de animação para os alunos. Obviamente, para quem deseja seguir na área, é preciso se aprofundar e estudar mais, seja com cursos técnicos ou outras graduações. 

2. Captação de som

O profissional responsável pela captação de som deve se preocupar com a acústica do local, escolher os melhores equipamentos e com a captação de fato. A mesma pode ser tanto para vídeos quanto para projetos de apenas som. 

3. Cenografia

Como o nome já indica, quem trabalha com cenografia é o profissional que se preocupa com o cenário no qual será gravado o projeto. Deve criar a ambientação correta para a gravação.

4. Direção

O diretor é quem coordena todas as engrenagens para o trabalho coletivo. Servirá como um guia e deve estar por dentro de boa parte da produção. 

5. Direção de fotografia

O diretor de fotografia é o responsável pela imagem e filmagem do projeto. Deve ajudar na escolha de equipamentos e na hora das gravações. Trabalha em conjunto com o time de iluminação. 

6. Editor

o editor é responsável pela edição do material, dos cortes, da inserção de trilha sonora e efeitos sonoros quando necessário. Trabalha em conjunto com a montagem.

7. Iluminação

A equipe de iluminação é a responsável por toda a iluminação do local, além dos equipamento e posicionamento. Seu objetivo é iluminar da melhor forma possível para chegar ao efeito buscado pelo projeto/cena.

8. Montagem

O profissional de montagem é responsável por organizar as cenas e colocá-las em ordem para que tudo faça sentido, se baseando no roteiro do projeto. Por exemplo, em um filme, as cenas não são gravadas em ordem cronológica certinha, é trabalho do montador alinhar esses pontos.

9. Produção

A produção tem todo o trabalho lógico para fazer o projeto funcionar, desde contratação da locação até a dos profissionais envolvidos. Não é uma área muito da criação, porém, é extremamente importante no audiovisual. 

10. Roteiro

O roteirista, responsável pelo roteiro, é aquele que escreverá as cenas, os diálogos e, no caso de um programa, o que os apresentadores irão dizer. É a principal base para o projeto, afinal, todos os outros profissionais se guiarão pelo roteiro. O profissional pode ser responsável tanto pelo roteiro para vídeos/filmes/séries quanto para programas de TV, rádio ou internet. 

Como funciona o curso de Produção Audiovisual?

O curso de Produção Audiovisual é um tecnólogo e sua duração é de 2 a 3 anos. Porém, ainda oferece um diploma de Ensino Superior, ao contrário de cursos apenas técnicos, que não recebem tal certificado. 

Além disso, normalmente é uma graduação presencial ou semipresencial, pois, há muitas disciplinas práticas que precisam ser feitas em aula ou estúdio, acompanhado de um(a) professor(a). 

Dentre as disciplinas estudadas, podemos citar:

  • Criação e Produção Publicitária em Rádio;
  • Edição e Pós-Produção em Rádio;
  • Estética e História da Arte;
  • Fotografia Básica;
  • Gestão e Direção de Emissoras, Rádio e TV;
  • História do Rádio, Cinema e TV;
  • Introdução ao Audiovisual;
  • Linguagem e Expressão em Cinema, Vídeo, Radiofônicos e Televisivos;
  • Novas Tecnologias Aplicadas à Comunicação;
  • Produção Publicitária para TV e Cinema;
  • Técnicas de Cenografia, Câmera e Iluminação;
  • Técnicas de Locução para Rádio e TV.

Quanto aos preços, as mensalidades podem variar entre R$300 a R$1000, dependendo da faculdade. Mas, é sempre importante verificar todas as questões antes do ingresso como grade curricular, infraestrutura, nota no MEC, benefícios. 

Para entender melhor sobre o curso, leia: Tudo o que você precisa saber sobre o curso de Produção Audiovisual

Conclusão

Por fim, o mercado de Produção Audiovisual tem crescido bastante nos últimos tempos devido à maior valorização da produção nacional. Isso não se dá apenas por conta dos investidores, mas também do próprio público. Afinal, esse percebeu que há muita diversidade, o que agrada a todos os públicos.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 35

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.