InícioGraduaçãoEmpreendedorismoComo atuar com intraempreendedorismo?

Como atuar com intraempreendedorismo?

Se você gostaria de atuar com intraempreendedorismo, mas não sabe como começar, esse texto é para você. Uma área que vem crescendo e mostrando sua importância nas corporações precisa de profissionais preparados para lidar com inovações.

Por ser uma área recente e com muito pouco conhecimento no mercado, muitas pessoas não conhecem o conceito e não sabem como atuar. Portanto, prepare-se para o futuro, ou melhor, para o presente e conheça ainda mais sobre o intraempreendedorismo.

O que é o intraempreendedorismo?

Antes de falarmos sobre como atuar com intraempreendedorismo, é importante definir esse conceito. Criado pelo empresário Gifford Pinchot III, resumidamente, aponta a possibilidade de desenvolver o empreendedorismo na empresa.

A ideia é que os funcionários e colaboradores de uma empresa são as melhores pessoas para pensar em inovações e novidades. Isso se torna nítido quando avaliamos que quem está dentro da corporação, são as pessoas que mais conhecem a cultura e os processos.

Portanto, se você atuará com empreendedorismo e está trabalhando dentro de uma empresa, saiba ser possível unir os dois caminhos. E é importante esse pensamento, já que é a base do conceito como um todo.

Como atuar com intraempreendedorismo?

Apresentamos resumidamente esse conceito, mas se você quiser se aprofundar neste tema, confira o texto completo que fizemos sobre o intraempreendedorismo e o que ele representa para a cultura empresarial.

E agora, veremos quais são as formas que você pode atuar nessa área dentro de empresas. Abordaremos funções que poderão ser desenvolvidas por funcionários e por gestores, que pretendem instituir essa ideia na equipe.

Seja um constante estudante

Para ser um empreendedor, dentro ou fora da empresa, é importante estar sempre pronto para aprender. Afinal de contas, para criar produtos, serviços ou soluções, é preciso conhecer o mercado que você está visando.

Portanto, esteja sempre pronto para aprender algo novo. Procure novidades e busque entender como funcionam os novos processos que surgem todos os dias. Além disso, é interessante ser curioso e procurar conhecer mais da empresa em que atua.

Saiba sobre marketing

O marketing, mesmo que informalmente, é um conhecimento básico para quem quer atuar com intraempreendedorismo. Isso porque ele permeia quase todos os processos de desenvolvimento: desde a pesquisa de mercado até a divulgação final.

Portanto, caso você queira atuar na área de empreendedorismo, é importante estudar sobre o marketing e sobre os pilares que sustentam as teorias relacionadas ao desenvolvimento de produtos, criação destes e divulgação. Além de permitir o conhecimento aprofundado do mercado.

Entenda um pouco sobre Psicologia

Assim como o marketing atua em quase todos os processos de desenvolvimento de produtos ou serviços, a psicologia também. Isso porque ela pode ser o fio condutor na hora de desenvolver um novo produto. Buscando entender a mente do mercado consumidor e o que eles buscam como novidade.

Além disso, a área da psicologia pode auxiliar gestores a implementar a cultura de inovação entre seus funcionários, fazendo com que eles se sintam incluídos e aptos a desenvolver ideias para a empresa em que trabalham.

Conheça sobre Direito

Outra área profissional que pode fazer toda diferença na área de intraempreendedorismo é a jurídica. Conhecer um pouco mais sobre a legislação pode tornar o funcionário apto a trazer ideias que não tragam problemas para a empresa.

Isso é essencial, pois em reuniões de brainstorming, muitas vezes, as pessoas apresentam soluções que podem ferir, de alguma forma, alguma norma jurídica. Ou, que possam acarretar problemas com marcas, leis da propaganda ou outros setores essenciais no processo.

Por isso, o profissional que conhece, mesmo que de forma básica, a área jurídica, sai na frente na hora de atuar com intraempreendedorismo.

Benefícios de atuar com intraempreendedorismo

Existem diversas formas de atuar na área do intraempreendedorismo e todas elas trazem inúmeros benefícios para a empresa e seus colaboradores. Especialmente para aquelas corporações que estão abertas a ouvir as ideias dos seus funcionários, há muito o que se ganhar.

Equipe estimulada

Muitas pessoas se sentem mais estimuladas quando percebem que suas ideias são ouvidas e consideradas. Portanto, promova reuniões de brainstorming na equipe e deixe que todos participem e opinem.

Além disso, a vontade de criar algo novo pode fazer com que pessoas talentosas saiam de seus empregos. Para que a empresa não perca esse bom profissional, pode incentivar que eles tentem algo novo na companhia. Com todo o suporte necessário.

Ideias inovadoras

Muitos gestores não enxergam o potencial de suas equipes. Infelizmente, a nossa cultura trabalhista nos transforma em repetidores diários. Ou seja, muitas vezes, não há espaço para a criatividade e novidade no ambiente de trabalho.

Com isso, as pessoas se acomodam e isso pode influenciar, até mesmo, na produtividade. Afinal de contas, funcionários com mais espaço para criar e inovar, também conseguem encontrar soluções mais produtivas para as suas funções diárias.

Ambiente inovador e funcionário satisfeito

Assim como falamos acima, a produtividade aumenta com um maior espaço para a criatividade e, com isso, também aumentamos a satisfação profissional da equipe. Ou seja, quando chegamos à empresa e encontramos um ambiente disposto a ouvir o que temos a dizer, nos sentimos mais felizes.

Além disso, essa equipe se torna mais dedicada e “veste a camisa” com mais vontade e orgulho. Afinal de contas, sempre valorizamos aqueles que nos dão oportunidades e nos ajudam a crescer, certo? Seja essa empresa para os seus funcionários!

Todos podem atuar com intraempreendedorismo

A verdade é que não é necessário ter uma graduação ou formação superior específica para atuar com intraempreendedorismo. Todos aqueles que procuram novidade, inovação e mais espaço para a criatividade podem auxiliar nesse processo.

O movimento que irá mudar a cultura da empresa pode começar a partir dos gestores, mas pode ser também, um movimento de união entre os funcionários. Não importa onde irá iniciar, mas sim o objetivo dessa mudança no futuro de todos os envolvidos.

Com o intraempreendedorismo, há espaço para a criação de novas soluções internas ou externas. Ou seja, respostas para problemas que fazem parte dos processos internos da corporação ou que influenciam diretamente no produto ou serviço oferecido ao público. Além, é claro, de permitir espaço para criação de novos produtos ou serviços.

Por fim, a melhor forma de atuar como empreendedor na empresa é ter a mente aberta para inovações e novidades. Permitindo o crescimento dos colaboradores e da empresa.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.