Quais profissões estão em alta na Agronomia?

Redação Voomp
Colaborador do Voomp

Crédito: Crédito: Pexels.

Tecnologia, genética e bolsa de valores, o que isso tem a ver com esta profissão?  Saiba mais sobre as profissões em alta na agronomia.

Que tal ter a possibilidade de trabalhar todos os dias ao ar livre e nunca ter que sentir o marasmo da rotina? Um trabalho em que toda semana uma coisa nova acontece, ar puro, animais, campos verdes a se perderem de vista. Em resumo, curtiu? 

Mas podemos dizer que é uma das descrições usadas por aí visando mostrar a faculdade de Agronomia e os diversos setores de  atuação possíveis.

Engenheiro Agrônomo, uma profissão de respeito

Sob o mesmo ponto de vista, é uma uma profissão incrível. Dotada de alta tecnologia, pesquisas e muito estudo. Mas com certeza, rodeada de descobertas e com a sensação de que seu trabalho faz a diferença. 

Ainda mais quando tudo que está presente na mesa dos brasileiros é fruto das horas de estudo e trabalho de quem cursa ou já se formou no curso de Agronomia.

Saiba que esse curso superior se encaixa com pessoas que têm uma tendência a gostar de trabalhar no campo. Ademais, ter contato com animais de todos os tipos, lavouras e plantações a perder de vista, e uma infinidade de produtos que você tem contato apenas na sua mesa.

O que faz um agrômono?

O curso habilita os futuros agrônomos para atuarem na produção agropecuária, gerenciamento dos vários tipos de agroindústrias, sejam elas públicas ou mantidas pela iniciativa privada. 

Para ser um profissional do agro, não basta apenas gostar do contato com a natureza e amar os animais. Você deve estar atento ao surgimento de novas tecnologias e suas aplicações.

É um curso que vem se ampliando no decorrer dos anos e que possui diversas áreas de atuação, na verdade milhares. Independente da função, o papel de um profissional da agronomia é fundamental para qualquer sociedade.

O agro e o PIB

O agro é a base da economia do nosso país, sendo responsável por manter a economia e nosso PIB (Produto Interno Bruto) positivo. Sempre resistente às crises internas e externas que atingem o mundo de tempos em tempos.

Atualmente, o setor chega a ser responsável por  aproximadamente 30% de nossa economia. Ou seja, quase um terço do que produzimos e faturamos.

O agronegócio e as exportações do Brasil

Resumindo, o Brasil mantém uma balança comercial favorável em razão de suas atividades agropecuárias.

Essas  medidas através das suas imensas exportações de grãos, carnes e outros alimentos in natura – alimentos vendidos e enviados a todas as partes do mundo sem necessidade de processamento prévio.

Grande motor da economia, a agricultura, a pecuária e seus diversos segmentos, são mantidos por agrônomos altamente especializados e com grande bagagem de experiências e conhecimentos.

Enfim, para quem estava procurando informações sobre o curso de Agronomia ou mesmo para quem já está cursando a graduação temos um recado importante:

Você acaba de encontrar o lugar certo para conhecer algumas das profissões em alta na Agronomia.

As profissões em alta na Agronomia 

1.Operador de drone

O agronegócio encontrou na incrível tecnologia de uso dos drones a chance de realizar inúmeras tarefas. Como por exemplo: o controle de pastagens, o mapeamento de áreas agrícolas, os projetos que envolvem meteorologia e aplicações de produtos. Juntamente com outras dezenas de estudos e projetos possíveis. 

Em suma, o uso de drones é imenso e as oportunidades ligadas a eles são muitas. Portanto, se você curte tecnologia e suas diversas aplicações, não deixe de prestar atenção nessa área que cada vez mais ganha espaço, e é uma das profissões em alta na Agronomia.

2.Consultor de agronegócio para Bolsa de Valores

O agronegócio gera bilhões em negócios todos os meses, tanto no Brasil quanto no resto do mundo. Em função disso, muitas empresas ligadas ao setor estão operando na Bolsa de Valores em  quantidade e variedade (ações, aplicações, produtos e serviços).

Do mesmo modo, esses projetos precisam de profissionais especializados e com uma visão ampla do cenário econômico mundial. Além de conhecimentos de agronegócios, mercado financeiro e muita iniciativa para tomar decisões

3.Biocombustíveis e biotecnologia

Tem na curiosidade uma de suas características? Gosta de um laboratório ou já imaginou ser responsável por novas descobertas?

A carreira de pesquisadores e técnicos voltados para a produção de biocombustíveis é um campo sempre em expansão e abre diversas posições anualmente.

Porém, é preciso muito estudo e conhecimento. Já que com frequência, as posições ficam em aberto justamente pela falta de profissionais qualificados.

Aí podemos também posicionar os profissionais ligados à BiotecnologiaEsse profissional atua diretamente na pesquisa de microorganismos em todos os níveis.

Desde o solo aos alimentos, até na estrutura genética no aprimorando de novas plantas seguindo até o impacto deles no dia a dia dos rebanhos. Assim como, nos estudos de genética, melhoramento de matrizes animais e sementes, criação de novos espécimes, entre outras inovações.

4.Gestão rural

Sempre uma área de grandes oportunidades, a Gestão Rural abre espaço para profissionais de agronomia que tenham gosto por estratégias, administração de negócios, empreendedorismo ou até que tenham um perfil de liderança.

As gigantescas propriedades rurais, cooperativas, instituições públicas, grandes empresas multinacionais estão sempre à procura de líderes. As posições para gosta de grandes projetos nos diversos setores do agro sempre estão em alta.

5.Indústria de alimentos para animais

O agronegócio brasileiro é considerado a essência da indústria de alimentos. E não somente para os humanos. A indústria de nutrição animal atinge crescimentos anuais e os profissionais de agronomia e zootecnia tem um grande mercado. 

Cada vez mais, essa indústria aprimora processos, descobre novas aplicações e já exporta profissionais para o mundo todo.

6.Sustentabilidade ambiental e social

O planeta fornece tudo que precisamos em matéria de agroindústria, mas para manter o equilíbrio desse sistema tão perfeito é preciso de agrônomos que se dediquem aos novos processos de produção e planejamento que envolvam Sustentabilidade Ambiental, mas também social.

É trabalho desse profissional extrair grande produtividade sem explorar demais o próprio solo, os animais, o meio ambiente e seus diversos recursos. Sem falar nas economias locais, as pequenas propriedades, as fazendas familiares, e as comunidades ligadas a esses projetos.

Afinal, o conceito de sustentabilidade é muito amplo e acaba englobando flora e fauna, mas também pessoas.

Essas foram as profissões em alta na Agronomia, mas como é a graduação?

Como é o curso de Agronomia ? 

O engenheiro agrônomo é um profissional multitarefas e possui diversos tipos de conhecimentos teóricos e práticos. E que vão sendo adquiridos ao longo dos 5 anos da faculdade.

Durante o curso de Agronomia, você estuda múltiplas disciplinas dentro do campo das ciências biológicas. Entre elas a própria biologia, morfologia, química, bioquímica, anatomia, genética de animais e plantas.

Podemos adicionar a isso tudo, asciências exatas, como a matemática, a física, estatística e aplicações da física.

Estudos e diversas disciplinas específicas

Estudos específicos de agrometeorologia e climatologia também serão frequentes em sua grade de matérias. Além de conteúdos que trazem a aplicação de novas tecnologias presentes no mercado do agro, como por exemplo:  o uso dos satélites, drones e maquinários de última geração.

Curso de Agronomia Ead

Em tempos de pandemia, home office e alteração das rotinas nas universidades e faculdades, o Ensino à Distância (EaD) se tornou uma modalidade de aprendizado vital para manter as próprias instituições de ensino em pleno funcionamento. 

Consequentemente, salvou o ano acadêmico de milhares de estudantes e colaborou para a democratização do conhecimento.

Isso levou diversos cursos de graduação, que antes eram somente presenciais, a migrarem diversas disciplinas para plataformas EaD. Com isso, estudantes que jamais teriam acesso ao curso de Agronomia agora estudam de casa.

Bem como para os professores que agora possuem novas alternativas para levarem seus conhecimentos e ocupar posições em aberto.

Porém, é importante recordar que essa graduação envolve muito conhecimento prático e sempre é acompanhada por disciplinas presenciais.

A importância do curso de Agronomia para o Brasil

Por ser um curso bastante diversificado, é normal o hábito de somar novas tecnologias e grandes descobertas à área do agronegócio.

Principalmente, aqui no Brasil, país com grandes centros de pesquisas reconhecidos no mundo todo. Afinal, somos a referência mundial quando o assunto é agricultura e pecuária. 

Portanto, comece pensando que você vai fazer parte de um time de campeões e mestres. Fiquem ligados nas profissões em alta na agronomia.

Afinal, o conceito de sustentabilidade é muito amplo e acaba englobando flora e fauna, mas também pessoas.

Então, curtiu as profissões em alta? Ainda está em dúvida se o curso de Agronomia é o ideal para você?
Confira também o nosso artigo com as recomendações de livros para a área de agronomia.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.