InícioGraduaçãoFisioterapiaFaculdade de Fisioterapia: saiba tudo sobre!

Faculdade de Fisioterapia: saiba tudo sobre!

A faculdade de Fisioterapia é responsável por formar profissionais que, entre outras funções, trabalham com a prevenção e o tratamento de lesões, de posturas, auxiliam na recuperação de pacientes e procuram reduzir danos decorrentes de doenças.

Sendo assim, percebemos que é uma profissão que vem crescendo bastante nos últimos anos e é cada vez mais valorizada. Ficou interessado? Acompanhe o post de hoje e vamos mergulhar juntos na graduação em Fisioterapia!

Como funciona a faculdade de Fisioterapia?

A faculdade de Fisioterapia (no modo bacharelado) está situada na área de ciências da saúde e as modalidades disponíveis para esta formação são presencial e semipresencial. Na modalidade semipresencial, você pode acompanhar a parte teórica de casa, indo ao polo de ensino somente para os exercícios práticos. 

As matérias do curso de Fisioterapia estão divididas em quatro áreas do conhecimento: biológicos, humanos e sociais, bio-tecnológicos e fisioterapêuticos. Nos conhecimentos biológicos, os alunos estudam a formação do ser humano, sua anatomia e fisiologia. Já nos conhecimentos humanos e sociais, estão contemplados estudos sobre aspectos culturais, epidemiológicos e políticas de saúde.

A faculdade de Fisioterapia está em constante transformação. Seus estudiosos e profissionais estão sempre em busca de novas tecnologias que possam aperfeiçoar suas metodologias de trabalho. Nestes esforços estão incluídos os conhecimentos bio-tecnológicos, que acompanham a evolução e a inovação das técnicas na fisioterapia.

Por fim, nos conhecimentos fisioterapêuticos os graduandos conhecem os diferentes níveis de intervenção da fisioterapia, bem como os diversos os movimentos humanos, diagnósticos, prevenções e terapias.

Além da aprovação nas matérias da faculdade, os alunos de Fisioterapia devem realizar atividades complementares como monitorias e participação em congressos, bem como realizar o estágio supervisionado e elaborar um trabalho de conclusão de curso (TCC).

E quanto tempo dura a faculdade de Fisioterapia?

A carga horária mínima prevista para a graduação em Fisioterapia é de 4.000 horas, normalmente distribuídas ao longo de quatro ou cinco anos, dependendo da instituição de ensino. 

De acordo com as diretrizes curriculares do curso estabelecidas pelo MEC, desde o início da duração do curso as atividades práticas devem ser desenvolvidas. São atividades que devem iniciar em um nível mais básico e crescer de complexidade ao longo dos semestres. 

Dentro destas 4.000 horas que o curso possui, 900 horas devem ser destinadas à realização do estágio. A carga horária pode até assustar à primeira vista, mas fique tranquilo. O curso de Fisioterapia demanda bastante prática e o objetivo é contemplar todas as áreas de atuação (ambulatorial, hospitalar, etc). 

Quanto custa a faculdade de Fisioterapia? 

Se o seu sonho é cursar uma faculdade da área da saúde, o curso de Fisioterapia pode ser uma ótima escolha e um dos mais acessíveis ao seu bolso.

Na modalidade presencial, os cursos de Fisioterapia possuem valor um pouco mais alto, ficando na média dos R$1.100 mensais. Já nos cursos semipresenciais, você encontra ofertas com até metade do valor de um curso presencial. Com menos de R$500 reais por mês, você pode iniciar sua formação em instituições prestigiadas como as faculdades Anhanguera, Unopar, Pitágoras, Unic e Unime.

Você ainda pode encontrar alternativas para realizar a faculdade dos seus sonhos. Fique de olho no FIES, que permite que você pague seu curso somente depois de formado, e no Programa Universidade Para Todos (PROUNI), que pode te conceder bolsas parciais ou integrais nas mensalidades. Muitas universidades concedem descontos especiais para quem obteve boas notas no ENEM ou para quem paga as mensalidades em dia. Vale ficar atento nessas oportunidades! 😉

Graduação concluída: onde posso trabalhar como fisioterapeuta?

Com o crescimento na média de expectativa de vida da população e alta na procura por serviços de prevenção e manutenção da saúde, os fisioterapeutas passaram a ser muito procurados no mercado ultimamente. Afinal, quem é que não quer evitar lesões e levar uma vida saudável, não é verdade?

Frente a este cenário, o mercado de trabalho tem aberto portas interessantes para os egressos do curso. Com o diploma em mãos e o registro no CREFITO (Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional), você poderá atuar em consultórios e hospitais. São espaços que recebem muitos pacientes que precisam de fortalecimento e recuperação, público-alvo de fisioterapeutas. 

Nas clínicas particulares, fisioterapeutas têm a oportunidade de atuar em alguma especialidade ou então empreender seu próprio negócio. A procura por espaços de ginástica, pilates e exercícios funcionais cresceram bastante recentemente, tornando-se uma ótima oportunidade de empreendimento.

Já nos clubes e associações esportivas, onde atletas frequentemente se sobrecarregam fisicamente, fisioterapeutas cumprem um papel fundamental na prevenção de lesões e na recuperação de desgastes e problemas musculares. Além disso, não raramente escolas, clubes recreativos e empresas demandam trabalho de fisioterapeutas, para diferentes finalidades.

Ou seja, podemos concluir que o mercado de trabalho para fisioterapeutas não vai nada mal, não é verdade? Se você possui o sonho de cursar Fisioterapia e quer dar esse passo, saiba que a Voomp está com você. 

Aqui, queremos inspirar você na sua própria (R)evolução! Até a próxima 🙂

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.