InícioGraduaçãoFonoaudiologia5 especializações em Fonoaudiologia que você deve conhecer

5 especializações em Fonoaudiologia que você deve conhecer

Veja nessa matéria as 5 especializações em Fonoaudiologia que você deve conhecer para ter uma boa colocação no mercado de trabalho. E também faculdades dessa área que apoiam o aluno a conseguir as melhores vagas.

A Fonoaudiologia é um ramo das ciências biológicas que estuda as funções da fala, da voz, da audição e os aspectos comportamentais da região orofacial. E, como na maioria das graduações, é possível investir em especializações para turbinar a carreira.

Aqui nessa matéria vamos tratar de 5 especializações em Fonoaudiologia que você precisa saber para melhorar o seu perfil profissional.

Reconhecimento profissional e especialidades da Fonoaudiologia

Primeiramente, destacamos que a fonoaudiologia é um curso devidamente reconhecido pelo MEC, o Ministério da Educação. Existem especialidades desse campo de ensino que também possuem habilitação do MEC. Além disso, desde 1983, o CFF, Conselho Federal de Fonoaudiologia, e demais conselhos regionais, regulamentam, fiscalizam e apoiam os cursos e a atuação dos profissionais fonoaudiólogos no nosso país.

É importante checar o aval do órgão máximo da educação no Brasil em relação aos cursos e às universidades. Ou seja, para entrar no mercado de trabalho é necessário ter um diploma expedido por faculdades realmente credenciadas.

Por fim, podemos sugerir três grandes centros universitários que oferecem bolsas de estudo, convênios para inserção do aluno no mercado de trabalho, e diferentes módulos de ensino:

  • Anhanguera, que possui mais de 700 unidades e também módulos à distância;
  • Pitágoras, que possui o curso de bacharelado em fonoaudiologia;
  • Unopar, que conta com mais de 1400 unidades e polos.

Mercado de trabalho para os especialistas da Fonoaudiologia

Com cada vez mais demandas na esfera da reabilitação, a fonoaudiologia também requer especialistas para atuar em diferentes frentes. Segundo dados do CREFONO2 (Conselho Regional de Fonoaudiologia de São Paulo), o salário médio de um fonoaudiólogo apresenta tendência de alta. A pesquisa aponta um aumento de 20% no ganho mensal desse profissional nos últimos anos.

Essa avaliação pode ser ainda mais animadora tendo em vista a realização de uma especialização aliada a fatores, como:

  • Aumento da longevidade e do acompanhamento de situações específicas;
  • Maiores necessidades de reabilitação por sequelas promovidas por endemias e pandemias;
  • Melhores noções e consequente procura por atendimentos especializados em saúde e outros.

Esse cenário é importante de ser avaliado na escolha das especializações em fonoaudiologia para fazer.

5 especialidades da Fonoaudiologia

Nessa matéria, separamos para você as 5 especialidades da fonoaudiologia que estão mais sintonizadas com as demandas da atualidade. Todas possuem reconhecimento de títulos com aval do MEC e dos conselhos de classe. Assim, vamos entender melhor como poderá ser a atuação do profissional fonoaudiólogo em cada uma das especializações listadas.

Separamos as áreas que realmente são continuidades do curso de fonoaudiologia. Dessa forma, fica ainda mais fácil entender a importância desse profissional e da graduação. A seguir, veja as especializações que indicamos.

Fonoaudiologia Escolar

Geralmente, as crianças e pessoas portadoras de síndromes podem ter na escola um lugar fundamental de auxílio do desenvolvimento motor. Assim, o especialista da fonoaudiologia escolar atua com diagnósticos institucionais e escolares. Ainda, ações in loco de tratamento e orientação, elaboração de projetos, e outros. O perfil e as preocupações no âmbito escolar estão ganhando cada vez mais espaço dos gestores. Dessa maneira, indicamos essa como uma das 5 especialidades da fonoaudiologia para fazer.

Fonoaudiologia do Trabalho

A princípio, o profissional deverá atender à prevenção, promoção, análise e supervisão do trabalhador na área competente. Com cada vez mais investimentos em segurança do trabalho, grandes empresas e indústrias estão com atenção total nesse sentido. Ainda, o especialista poderá assinar relatórios de processos internos específicos. Assim, a fonoaudiologia do trabalho é bastante importante no rol das 5 especializações.

Fonoaudiologia Neurofuncional

Aliando toda a competência adquirida na graduação, essa especialização torna o profissional apto a atuar diretamente com pacientes que possuem sequelas ou em situação de síndrome genética de vários tipos. O foco é em diagnosticar e tratar os problemas neuromotores que afetam principalmente a região orofacial.

Motricidade Orofacial

É uma das especialidades da fonoaudiologia que estudam a musculatura da face, boca e língua. O especialista deverá trabalhar com a solução de problemas de sucção, mastigação, deglutição, respiração e fala. Também, a transmissão de exercícios respiratórios para quem respira pela boca e outros recursos.

Fonoaudiologia com foco em Voz

A disfonia, ou voz doente, é característica de algumas doenças. Todavia, pode e deve receber tratamento adequado pelo fonoaudiólogo especialista nessa área. O curso garante noções sólidas para tratar os distúrbios da voz. Além do mais, o profissional pode desenvolver trabalho com cantores e atores para ajustar o trabalho com as cordas vocais. Por isto, deixamos essa dica como uma das 5 especializações em fonoaudiologia para conhecer.

Conhecendo mais da grade curricular do bacharelado em fonoaudiologia

Atualmente, o curso de graduação em fonoaudiologia é do tipo bacharelado. E propõe o estudo de competências bem específicas. Para quem está na busca da graduação, é importante conhecer desde já e ficar em contato com os estudos das disciplinas da faculdade.

As nomenclaturas das matérias podem variar de universidade para universidade. Porém,  colocamos abaixo as principais que você provavelmente irá encontrar:

  • Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem;
  • Audiologia;
  • Avaliação, Métodos e Técnicas em Linguagem;
  • Avaliação, Métodos e Técnicas em Motricidade Orofacial;
  • Avaliação, Métodos e Técnicas em Voz;
  • Bases Neurofisiológicas da Comunicação;
  • Sistemas do Corpo Humano;
  • Distúrbios da Linguagem;
  • Distúrbios em Motricidade orofacial;
  • Eletrofisiologia;
  • Fonoaudiologia Aplicada a Diferentes Campos;
  • Prática em Audiologia;
  • Saúde Pública e outros.

Estágio supervisionado e as 5 especializações em Fonoaudiologia para conhecer

A graduação em fonoaudiologia ainda promove a realização do estágio supervisionado. Ou seja, o aluno vai trabalhar diretamente matérias mais específicas. E isso com a supervisão de um professor competente. Esse ponto é fundamental para a formação, e também pode abrir excelentes portas no mercado de trabalho.

Normalmente, os cursos de graduação fornecem ou auxiliam o aluno a atuar em áreas que estão ligadas com especializações. Portanto, fique atento à grade curricular do curso e da faculdade escolhidos. Certamente, essa possibilidade dentro da grade curricular será valiosa para a aquisição de novas técnicas e competências.

E para quem está buscando saber mais sobre o curso de fonoaudiologia, clique aqui e leia uma matéria que fala tudo sobre essa graduação!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.