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O que o Marketing tem a ver com o curso de Negócios Imobiliários?

De prontidão, temos facilidade em associar a importância do Marketing em tudo aquilo que é passível de negociação, venda, aquisição, etc. No entanto, o que o Marketing tem a ver com o curso de Negócios Imobiliários?

Neste artigo, iremos nos aprofundar nesta relação. Ainda entenderemos não só alguns conceitos sobre o curso, mas, também, a importância de criar uma relação entre o Marketing e os Negócios Imobiliários.

Vamos lá?

Tudo sobre o curso de Negócios Imobiliários

A princípio, você, caro leitor, deve compreender que o mercado imobiliário é bastante complexo. Inclusive, uma das maiores crises econômicas dos últimos tempos foi por conta de uma bolha imobiliária no ano de 2008, nos Estados Unidos.

A crise envolveu créditos bancários e a valorização imobiliária. Então, bancos ofereciam créditos imobiliários atrativos. Assim, muitas pessoas passaram a adquirir o seu próprio imóvel. E, em um dado momento, diante da enorme procura, os jurus passaram a subir, aumentando por consequência, o preço dos imóveis. Então, as pessoas passaram a não conseguir pagar o empréstimo e os bancos acabaram descapitalizados.

Neste contexto, como um efeito dominó, a crise se colocou. Diante do caos imobiliário, pessoas endividadas e bancos descapitalizados, um dos principais bancos dos EUA, o Lehman Brothers, decretou falência. E, a coisa só piorou com quedas constantes na bolsa de valores e a crise acabou afetando outros tantos países. 

Desse modo, percebe-se a importância de ser um bom profissional do ramo imobiliário. Por isso, instituições de ensino decidiram criar cursos tecnólogos para profissionalizar sujeitos interessados no ramo. Então, conheça mais sobre o curso a seguir.

CST em Negócios Imobiliários

O curso de Negócios Imobiliários é um Curso Superior de Tecnologia, também conhecido como tecnólogo. Mas, você sabe o que é um tecnólogo?

Primeiro, antes de adentrar no universo da relação entre o Marketing e os Negócios Imobiliários, se faz necessário explicar o que é um CST. Este, por sua vez, é um tipo de curso superior. Sua sigla diz respeito a um Curso Superior de Tecnologia, ou seja, um tecnólogo.

Um curso tecnólogo é específico no aspecto profissionalizante. Em suma, seja um tecnólogo de Negócios Imobiliários ou outro, o curso é especificamente elaborado para atender às necessidades do mercado.

Sendo assim, quando um estudante se gradua em um CST, sabe-se que está preparado para embarcar no ambiente profissional.

Os cursos superiores de Tecnologia têm a duração reduzida em relação a bacharéis e licenciaturas. Isso, ao depender de suas intenções, pode ser uma vantagem imensa.

Especificidades

Ainda é importante dizer que o CST pode ser feito como primeiro curso superior ou não. Ou seja, um estudante recém-saído do ensino médio está apto a ingressar em um Curso Superior de Tecnologia, assim como um profissional já graduado em algum curso de bacharel.

Seja o primeiro ou segundo curso superior, a garantia é o processo profissionalizante. Dessa forma, o profissional poderá iniciar sua carreira no curso, ou sofisticar o que tem sido edificado.

Em relação à duração, pode haver variação de curso para curso, mas todos tem em média de 2 a 3 anos. Já um bacharelado, por exemplo, pode ter quatro anos ou mais, ao depender da disciplina. Ainda mais se for complementado com uma licenciatura.

Por fim, há outra coisa importante de ser dita: o tecnólogo sim, pode sofisticar sua carreira, mas não é um curso de especialização. Os cursos de pós-graduação são realizados justamente ao término de uma graduação, sendo essa um bacharel ou uma licenciatura.

Matriz curricular em Negócios Imobiliários

Diante da necessidade de ser um bom profissional, o curso em Negócios Imobiliários visa edificar e sofisticar a visão do estudante sobre o ramo. Assim, quando formado, deverá conseguir identificar e avaliar aspectos positivos e negativos de um negócio, os riscos, a localização, a especulação imobiliária e muito mais.

Por isso, selecionamos algumas das disciplinas da matriz curricular para você as conheça e torne-se mais próximo do curso. Confira abaixo:

  • Administração de Condomínios;
  • Avaliação e Perícia de Imóveis;
  • Condução e Documentação de Assembleias;
  • Direito do Consumidor;
  • Estratégia Empresarial e Negociação;
  • Ética Profissional do Corretor;
  • Funcionamento Imobiliário;
  • Formação de Preços e Custos;
  • Legislação Imobiliária;
  • Modelo de Gestão;
  • Princípios Gerais da Corretagem;
  • Registro de Imóveis;
  • Registro de Títulos e Documentos;
  • Sistema Registral e Notarial.

Em que se encaixa o Marketing?

Segundo o Oxford Languages, por definição, marketing é uma estratégia empresarial de otimização de lucros por meio da adequação da produção e oferta de mercadorias ou serviços às necessidades e preferências dos consumidores, recorrendo a pesquisas de mercado, design, campanhas publicitárias, atendimentos pós-venda etc.

Também, o Marketing é fundamental no sucesso do ramo imobiliário. Este, forma uma ponte entre as possibilidades de negócios e os desejos das pessoas em relação à moradia.

O marqueteiro analisa contextos e, a partir desta análise, cria estratégias de alcance do seu público. Então, por exemplo, atualmente em São Paulo, a Vila Buarque na região central da capital, tem sido visada por jovens que buscam morar sozinhos em apartamentos pequenos, segundo o artigo de Maurício Fernandes.

Assim, o Marketing e os Negócios Imobiliários dão as mãos e passam a elaborar formas de alcançar o nicho em questão. Então, todo um processo investigativo se inicia. Partindo desde uma pesquisa sobre a renda deste público até as suas preferências pessoais e de dinâmica. 

Ademais, o Marketing, por meio de campanhas atrativas, mostrará todas as possibilidades para o público. Nelas, ferramentas serão utilizadas para apontar ao público que, ao mudar-se para a região da Vila Buarque, por exemplo, sua vida terá outros novos tantos pontos positivos e facilitadores. E, por fim, o público buscará o ramo imobiliário para fechar negócio.

Assim, finalizamos o nosso artigo. Esperamos que você tenha compreendido a relação super importante entre o Marketing e os Negócios Imobiliários.

Por fim, para ler outra matéria legal, é só clicar aqui e conferir outro conteúdo legal. Até logo, querido leitor!

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