InícioGraduaçãoFaculdade de Processos Gerenciais: saiba como é o curso

Faculdade de Processos Gerenciais: saiba como é o curso

Em um mercado super competitivo, profissionalizar todos os processos de uma empresa tem sido um caminho que muitas corporações têm adotado. Isso garante que as atividades sejam bem planejadas, geridas e executadas, independentemente do nível de complexidade.

Se antigamente muitos gestores atuavam com base apenas em experiências pessoais, hoje em dia existe muito conhecimento reunido sobre gerenciamento de processos, estabelecimento de estratégias e maximização de ganhos.

Que tal conhecer um dos cursos que habilita profissionais a trabalharem neste ramo? Neste post, a Voomp apresenta para você tudo sobre a faculdade de Processos Gerenciais. Bora conferir?

Como é a faculdade de Processos Gerenciais?

A faculdade de Processos Gerenciais tem como objetivo formar profissionais que possam atuar em cargos estratégicos em empresas. São profissionais capazes de elaborar planejamentos, gerenciar recursos e aplicá-los com eficiência. Trabalhadores de cargos estratégicos como Gerente de Processos possuem uma visão ampla sobre mercado, economia e os objetivos organizacionais.

Você gosta de desafios, metas e superação? Nesta faculdade, você aprenderá a trabalhar perseguindo resultados o tempo inteiro. Um curso que tem tudo a ver com perfis inquietos, que buscam sempre mais, gostam de se superar e de trabalhar em equipes. Além disso, espera-se que o aluno tenha boa capacidade analítica e espírito empreendedor.

A formação em Processos Gerenciais é considerada multidisciplinar. Isso porque o estudante estuda noções de economia, de administração, contabilidade, marketing, entre outras funções que um bom gestor de processos deve dominar. 

O curso de Processos Gerenciais é considerado um tecnólogo, ou seja, é um curso de nível superior com menor duração e muito focado em situações práticas do mercado de trabalho. Para cursar, é preciso ter ensino médio completo. O curso pode ser feito tanto na modalidade presencial como no formato EaD.

Faculdade de Processos Gerenciais EAD: como funciona?

Boa parte das faculdades de Processos Gerenciais são ofertadas no sistema de ensino a distância. Essa grande oferta faz com que o curso seja uma excelente oportunidade para quem deseja dar um salto na carreira com um curso de nível superior de duração reduzida, ocupando ótimos cargos.

Você sabia que cursos superiores EAD possuem o mesmo valor que cursos presenciais? Pois é! Afinal, a grande diferença entre um e outro está na forma como ocorre o aprendizado. Em faculdades EAD, o aluno acessa as aulas e os materiais didáticos de forma virtual. Neste formato de ensino, há a possibilidade de realizar atividades assíncronas, que permitem que você estude na hora que tiver disponibilidade.

O curso de Processos Gerenciais a distância é uma boa opção para aqueles que possuem rotinas menos flexíveis e desejam conciliar estudos e trabalho. Afinal, ao estudar em casa, você poupa um bom tempo com transporte.

O que se estuda na faculdade de Processos Gerenciais?

A faculdade de Processos Gerenciais é dividida em dois conjuntos de disciplinas. Como ocorre em boa parte dos cursos, a primeira etapa é composta por temas generalistas, a fim de dar ao estudante uma noção geral sobre princípios básicos da formação. 

A formação básica de Processos Gerenciais oferece aos alunos estudos sobre temas como ética, atuação profissional e ambientes organizacionais. Além disso, é o momento em que se estudam questões sociais, como comportamento, cultura, comunicação e relações humanas.

Já a segunda etapa do curso é composta pelas disciplinas específicas, que possuem características muito mais técnicas e aplicadas do conteúdo. É onde os estudantes adquirem boa parte do conhecimento que será necessário no momento de atuar profissionalmente. Nesta etapa, estão contemplados estudos sobre temas como contabilidade, empreendedorismo e matemática financeira

A seguir, você confere algumas matérias presentes na grade curricular do curso da Faculdade Anhanguera:

  • Análise de Custos
  • Gestão da Produção
  • Gestão de Pessoas
  • Gestão de Projetos 
  • Gestão Organizacional
  • Microeconomia
  • Modelos de Gestão
  • Planejamento e Inteligência de Marketing
  • Planejamento Estratégico
  • Planejamento Financeiro e Orçamentário
  • Processos Logísticos
  • Responsabilidade Social e Ambiental
  • Sistemas de Informação Gerencial

Quanto tempo dura a faculdade de Processos Gerenciais?

Se formar rapidamente e logo poder exercer seu conhecimento no mercado de trabalho é um sonho de muitas pessoas. Na faculdade de Processos Gerenciais, isso é plenamente possível! Afinal, você recebe uma formação tecnóloga com conhecimentos valorizados no mercado em pouco tempo. A média de duração deste curso é de 4 semestres, ou seja, 2 anos!

Ah, e você pode ficar tranquilo! Apesar de durar apenas 2 anos, a grade curricular é pensada para que você consiga cursar todas as disciplinas e adquirir todos os conhecimentos que o mercado exige. 

Quanto custa a faculdade de Processos Gerenciais?

A faculdade de Processos Gerenciais não possui um valor fixo e pode haver bastante variação. Isso varia de acordo com a cidade em que você mora, a modalidade de ensino e a instituição de ensino. No geral, faculdades EaD e cursos tecnólogos possuem preços mais atrativos. No modelo presencial, cursos em grandes centros urbanos tendem a custar um pouco mais caro. 

Frente a esta diversidade de preços, é sempre importante fazer uma boa pesquisa. Existem faculdades renomadas que oferecem o curso de Processos Gerenciais com ótimo custo-benefício, como a Anhanguera, Pitágoras, Unime, Unic e Unopar. Você pode conferir clicando aqui. Além disso, a primeira mensalidade nessas faculdades possui valor reduzido. Interessante, não acha?

Como é o mercado de trabalho?

A formação adquirida por profissionais desta área os habilita para atuar em diversas esferas, tanto em empresas públicas como em empresas privadas. São profissionais que atuam com estratégia e gestão de recursos, ou seja, indispensáveis em muitas organizações.

Tecnólogos em processos gerenciais podem atuar em setores de marketing, trabalhando diretamente com a otimização das vendas e garantindo que cada etapa de um projeto seja executada. Além do marketing, a capacitação para atuar com finanças, gestão de pessoas, orçamentos e logística abre portas para esses profissionais trabalharem em empresas de qualquer porte ou ramo.

A formação ampla adquirida no curso é um dos pontos mais interessantes desta faculdade. Afinal, ela permite que os profissionais não restrinjam sua atuação somente a um nicho. Ou seja, o mercado de trabalho se apresenta com bastante variedade para quem se forma em Processos Gerenciais.

Enfim, chegamos ao final do nosso post! A gente espera que você tenha curtido nosso conteúdo e tenha ficado por dentro de tudo sobre a faculdade de Processos Gerenciais. Até breve!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.