InícioGraduaçãoDireitoO que o curso de Direito proporciona ao estudante?

O que o curso de Direito proporciona ao estudante?

O curso de Direito é um dos mais procurados pelos candidatos nos vestibulares e Enem. Faz parte dos cursos considerados tradicionais, junto com Medicina e Engenharias. Mas isso não faz dele um curso quadrado, antigo, que não se renova com o tempo.

É justamente a grande abrangência de campos de trabalho que atrai tantos alunos para o curso de Direito. O estudo amplo em várias áreas do conhecimento, além da legislação em si, é uma das grandes vantagens desta carreira.

Além disso, o aluno de Direito vai entender como funcionam as leis no Brasil, o sistema Judiciário, Penal, Civil, entre outras dezenas de áreas do Direito. Quando você conhece melhor essa área, sabe o que acontece, como acontece e o que fazer para garantir o Direito a todos.

Como é o curso de Direito?

O curso é oferecido na forma presencial, segundo as diretrizes do Ministério da Educação (MEC). Por ter sessões práticas, como assistir a audiências, julgamentos e demais procedimentos jurídicos, o curso ainda não é oferecido no formato EAD.

Ele tem cinco anos de duração e é no sistema bacharelado. Ao final, com o diploma na mão, o aluno, se quiser seguir carreira jurídica, deve ser aprovado no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Com o seu número de registro, ele se torna advogado e pode participar também de concursos públicos.

No começo, o aluno tem aulas de Filosofia, Sociologia, Língua Portuguesa e História do Direito. São matérias essenciais para embasar o conhecimento do graduando para o que vem depois disso.

Ele também tem aulas de Introdução ao Estudo do Direito, Lógica e Argumentação Jurídica. Aqui ele já inicia os estudos e o aprendizado da linguagem do Direito, bem como como ele é e como funciona.

Mais para a frente que ele vai ter contato com as várias áreas do Direito: Penal, Civil, Processo Civil, Tributário, Constitucional, Empresarial, Trabalhista e Internacional. Isso só para ficar em alguns deles.

Na parte final do curso, ele terá que fazer estágios supervisionados – é aqui que a parte presencial é fundamental. Ele vai participar de audiências de conciliação, assistir a julgamentos, participar do dia a dia dos Núcleos de Prática Jurídica, entre outras atividades.

Esse período leva alguns semestres, junto com as aulas na faculdade. É essa fase que o graduando tem contato com o dia a dia da profissão e já sabe como vai ser sua rotina quando se formar.

Tem também o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que ele desenvolve por alguns semestres no final do curso, e apresenta aos professores.

Mercado de trabalho 

Uma vez formado, ele pode se preparar para a prova da OAB. A prova da Ordem, como é conhecida, é bastante detalhista, e precisa de dedicação para estudar o conteúdo que ela exige.

Depois de ter seu registro como advogado, uma série de opções se abre ao profissional. Ele pode montar seu escritório de advocacia, ou pode trabalhar como advogado associado em um escritório já estabelecido.

Ele vai precisar dessa experiência se quiser seguir carreira no serviço público. Os concursos para defensor público, promotor, delegado e juiz exigem pelo menos três anos de exercício da profissão.

Com o tempo no trabalho do dia a dia, o advogado vai lidar com uma série de situações bastante diferentes. Pode defender uma empresa ou um trabalhador no Direito Trabalhista, um suspeito de assassinato no Direito Penal, ou atuar em casos de divórcio.

A propósito, o profissional pode fazer cursos de pós-graduação para se especializar em uma área. Há cursos de Direito Civil, Penal, Ambiental, Trabalhista, Internacional, Digital, entre outros. Dessa forma, ele pode atuar com mais precisão nestes e outros casos.

Isso traz uma riqueza enorme de vivências para o advogado que, aliás, enquanto estudante já terá contato com essa miríade de experiências ainda na faculdade. É um período muito rico, no qual ele vai aprender muito como pessoa e como profissional.

Como é o trabalho na área de Direito?

Além de ter seu próprio escritório, ele pode trabalhar nos departamentos jurídicos das empresas. Instituições financeiras, farmacêuticas, de comunicação, de patentes, entre outras, precisam de especialistas. Eles são necessários para analisarem situações e ver se não estão indo contra a lei.

Há também a atuação em causas sociais. Organizações Não Governamentais (ONGs) precisam de advogados que defendam o direito de indígenas, comunidades, estudantes, pessoas presas injustamente, entre outras.

O meio ambiente também é um bom campo de trabalho. Defesa de florestas, áreas de proteção ambiental, rios, mares e lagos, só para ficar em alguns casos, dependem da expertise de advogados.

O Direito Digital é uma área que vem crescendo bastante também. Casos de violação de banco de dados, mensagens caluniosas via internet, acessos indevidos a bancos, por exemplo, são cada vez mais comuns. E advogados especializados nessa área são mais requisitados.

Já dá para entender que é bastante trabalho, coisa que o aluno, ainda na faculdade, vai entender logo cedo. Ao entender como o Direito funciona, vai saber o quanto seu trabalho poderá fazer a diferença.

Como o Direito pode impactar a vida?

Naturalmente você vai conseguir interpretar praticamente qualquer caso de conflito dentro da letra da lei. Até problemas da vizinhança vai ser possível tipificar dentro de um artigo de alguma legislação em especial.

Pode ser que as pessoas te procurem para tirar alguma dúvida específica sobre um problema judicial, ou entender o que elas veem no noticiário. Isso é normal e é interessante, porque você vai se tornar referência para amigos e familiares.

Mas é importante tomar cuidado. Enquanto estiver estudando, procure consultar um professor ou alguém com mais experiência caso encontre alguma situação irregular. Nessas situações, é sempre bom contar com a ajuda de quem já está há mais tempo na lida. Ainda mais porque, enquanto estudante, precisamos de um pouco mais de experiência para entender alguns casos.

Enfim, é um curso extremamente enriquecedor, que vai te trazer um outro olhar sobre a vida!

Gostou desse conteúdo? Então fique com a gente e leia também sobre 9 habilidades que o advogado precisa ter.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.