InícioGraduaçãoFilosofia3 dicas para se dar bem no curso de Filosofia

3 dicas para se dar bem no curso de Filosofia

Saber como turbinar os estudos no curso superior é essencial para fazer uma boa formação. Então, vamos conhecer 3 dicas para se dar bem no curso de Filosofia.

A Filosofia é um campo dentro das Ciências Humanas. E estuda as linhas de pensamento de vários filósofos, trazendo para a prática das aulas o exercício do senso crítico. Muitos pensadores importantes se debruçaram sobre os temas mais complexos da vida humana e seu propósito existencial. Por isso, quem pensa em fazer o curso de Filosofia certamente deve ter a tendência pelo gosto de pesquisar e de ler.

Algumas dicas podem ser fundamentais para se dar bem no curso de Filosofia. São estratégias para que essa formação abrangente possa ser realizada da melhor maneira. Dessa forma, fique conosco para vermos essas dicas e como praticá-las no dia a dia dos estudos.

Fazer resumos e resenhas de livros

Você sabe a diferença entre resumo e resenha? Muitos não conhecem essa diferença, mas é importante saber desses dois tipos de produção textual. Primeiramente, podemos dizer que tanto um quanto o outro contribuem bastante para os estudos. E, principalmente, no curso de Filosofia, que é denso em relação aos títulos para leitura. Essa estratégia pode melhorar a memória e treinar o senso crítico em relação aos pensamentos dos autores que se estuda.

Os resumos de um livro ou trabalho são textos que descrevem uma obra imparcialmente. Fazem um compilado das principais informações. Nesse trabalho de resumo é possível descrever de forma organizada por capítulos, assim como está no livro que se quer fazer um resumo. Já a resenha é um texto que faz uma análise crítica. E muito embora deva retomar de forma compilada a maioria dos assuntos de uma obra, como é feito no resumo, na resenha a meta é construir uma opinião final.

Para os dois casos, de resumo e resenha, é crucial fazer um fichamento enquanto realiza a leitura. E isso nada mais é do que marcar as partes importantes dos livros e, se possível, incluir notas explicativas ou ideias a respeito dessas partes. Isso pode ser realizado fazendo as famosas “orelhas” nas páginas, que são dobras em algum canto delas. Mas, também, pode ser feito nos arquivos de texto do computador, organizando por número de página, parágrafo, além de algum comentário sobre o assunto abordado.

Escolher uma escola de pensamento ou filósofo para focar os estudos

A história da filosofia é vasta. E por essa razão, os cursos dessa área devem ser generalistas. Isso abre um campo enorme de especialização para os alunos. Por isso, é importante se especializar em alguma escola filosófica ou escolher um pensador para investigar. E cada um dos importantes pensadores é um oceano de conteúdo. Assim, manter contato constante com os professores e tirar suas dúvidas, revelar o interesse por algum filósofo e solicitar auxílio de orientação é uma das 3 dicas para se dar bem no curso de Filosofia.

Os professores e tutores do curso são as pessoas corretas para você revelar dúvidas e interesses. Isso faz com que a aula tenha um proveito muito melhor. São os interesses e dúvidas dos alunos que fazem das aulas algo dinâmico e mais valioso para os alunos. E saiba que especializar-se em algum pensador é um empreendimento para uma vida toda. Por isso, os alunos de filosofia possuem a chance de encontrar no curso o filósofo com quem mais se indentificam.

Por fim, mesmo que o curso de Filosofia deva ser mais generalista, sem perder o foco nos principais tópicos do pensamento das linhas filosóficas, faz parte dessa área as especializações e projetos diversos que atendem a esse aspecto. Ao longo do curso, os alunos vão aprender a identificar o contexto de significação que cada pensador emprega em seus trabalhos. Isso vai facilitar na hora de estudar sozinho e realizar resumos e resenhas, como pontuamos anteriormente.

Propor grupos de estudos de determinado assunto ou pensamento filosófico

Uma das dicas para se dar bem no curso de filosofia é realizar grupos de estudo entre os alunos da sala. Isso é bastante valioso para aprofundar no pensamento das escolas filosóficas ou pensadores escolhidos. Pode-se, inclusive, pensar na realização de seminários. Claramente, essas atitudes fazem com que o curso ganhe outro patamar na formação superior.

Essa ferramenta traz a oportunidade de participação, análise e propostas novas entre os participantes do grupo de estudos. Os alunos se integram mais e conseguem apresentar as suas ideias e aprender uns com os outros. Esse item a mais dentro do curso pode render excelentes oportunidades de avaliação por parte dos professores. Ou seja, quanto mais se aprofunda em um tema, mais se aprende e se adquire o retorno dos mestres, que são especialistas nas áreas de estudo da faculdade.

Com as oportunidades pelo meio digital, agora é possível também organizar esses encontros de maneira virtual. Isso facilita a adesão, pois os alunos podem unir-se aos grupos de estudos e participar onde estiverem. Essa é uma maneira nova de criação de grupos de estudo e existem várias plataformas digitais que garantem o acontecimento desses encontros de maneira excelente. Portanto, anote essa como uma das dicas para se dar bem no curso de Filosofia.

Ainda, se quiser saber mais sobre a importância dos grupos de estudos durante o curso superior, temos uma matéria que fala tudo sobre esse assunto. Clique aqui e leia agora mesmo!

Como é o curso de Filosofia?

Como já pudemos notar anteriormente, o curso de Filosofia abrange muitas áreas do pensamento, da história e da sociologia atrelada ao campo filosófico. Esse aspecto mais generalista é crucial para passar um panorama do pensamento humano e traçar as linhas divisórias que a história colocou sobre a filosofia. Aliás, o próprio nome Filosofia significa, em grego, amor pela sabedoria. O que demonstra como esse campo de atuação realmente produz e reproduz significações desde a antiguidade.

Quem se forma em filosofia está apto a continuar uma trajetória de pesquisa e também a dar aulas. Para isso, seguindo a linha do magistério, o curso de Filosofia é de nível licenciatura. Veremos a seguir as características desse tipo de formação e como ela é indicada para quem deseja das aulas.

As matérias dessa formação superior são variadas e aqui vamos revelar algumas das principais delas. Pode acontecer que nomenclaturas mudem de faculdade para faculdade, mas, de uma maneira geral, podemos encontras as disciplinas:

  • Antropologia Filosófica;
  • Estética e Filosofia da Arte;
  • Ética e Filosofia Política;
  • Filosofia da Ciência;
  • Filosofia da Linguagem;
  • Filosofia da Mente;
  • Filosofia da Religião;
  • Fundamentos Antropológicos e Sociológicos;
  • História da Filosofia Antiga;
  • História da Filosofia Contemporânea;
  • História da Filosofia Medieval;
  • História da Filosofia Moderna;
  • História da Filosofia No Brasil;
  • Inovação Educacional;
  • Introdução à Lógica;
  • Metodologia do Ensino de Filosofia;
  • Pensamento Científico;
  • Profissionalização Docente;
  • Projeto de Ensino;
  • Teoria do Conhecimento, dentre outros.

As vantagens de uma formação licenciatura

A licenciatura é um tipo de formação que tem a transmissão do ensino e o aspecto pedagógico como norteadores do curso. No caso da filosofia, a formação licenciatura habilita o aluno a lecionar essa matéria em escolas. Assim, o profissional formado pode entrar no mercado de trabalho como professor de filosofia dos ensinos fundamental e médio.

Essa é uma vantagem para quem deseja depois investir em pesquisa, por meio de mestrados e doutorados, sem perder o contato com a sala de aula. Poder trabalhar ensinando filosofia é também uma maneira de continuar estudando e pesquisando. E aliar os estudos acadêmicos com o trabalho no magistério é um caminho que muitos pesquisadores fazem.

Enfim, além das 3 dicas para se dar bem no curso de filosofia, podemos dizer que ele é repleto de conteúdo e perfeito para quem tem aguçada a curiosidade sobre o pensamento humano ao longo da história.

Por isso, recomendamos que dê uma olhada nos sites das universidades Anhanguera, Pitágoras e Unopar. São grandes centros universitários e que oferecem o curso de filosofia no nível licenciatura. Além disso, o aluno tem a chance de estudar onde estiver, por meio do módulo EAD, ou Ensino a Distância. Vale a pena pesquisar mais nos sites dessas universidades!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.7 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.