As profissões do futuro na área de comunicação são o tema desta matéria. Vamos conhecer os campos de atuação que prometem acompanhar os principais avanços da tecnologia e da internet das coisas.
Os avanços tecnológicos e as opções mais arrojadas, no âmbito da internet, transformam o mundo em uma grande velocidade. E a área de comunicação está alojada nesse processo. Porque muitas táticas do mundo do consumo dependem de estratégias em comunicação e como elas atingem os públicos diversos. A internet das coisas está modificando a vida das pessoas. Com uma conectividade cada vez maior entre o ser humano e os objetos inteligentes, a era do Big Data veio para ficar.
As profissões do futuro na área de comunicação devem estar totalmente voltadas ao aspecto do comportamento de consumo. E isso aliado ao fato de que a orientação do consumo se dá por meio de administração de dados e táticas de otimização de propagandas na web.
O que você verá neste artigo:
Especializar-se nas ferramentas Google de análise e patrocínio
O universo Google apresenta ferramentas de análise de resultados muito importantes para quem trabalha com comunicação. E as constantes atualizações dessas ferramentas requer o acompanhamento contínuo dos profissionais da área. É preciso entender que esse campo está intimamente ligado com o lucro de vendas das empresas. E são elas que patrocinam seus anúncios na web. E, por essa razão, o futuro reserva as melhores vagas na área de comunicação para quem está conectado a isso.
Não só o Analytics, como também o Google Tag Manager, dentre outros. Esses sistemas de integração da análise e de geração de um lead, ou, alguém que forneceu suas informações de contato e é um potencial cliente, estão na vanguarda do marketing e da comunicação. Para além do que se aprende na faculdade, é fundamental ter proatividade e buscar cursos extra curriculares para se especializar ainda mais.
O Google Ads, por exemplo, trabalha com a construção de anúncios pagos dentro do mecanismo de busca do Google. Com isso, pode-se segmentar o anúncio para atingir com mais precisão o público-alvo. E com a ascensão do Big Data, sabemos que o futuro da web e do comércio online estão totalmente integrados aos anúncios em todos os canais. Mas, principalmente, nos sites de busca. Então, as ferramentas Google são de extrema importância para as profissões do futuro na área de comunicação.
Os especialistas SEO e as profissões do futuro na área de comunicação
O SEO é a sigla em Inglês para Search Engine Optimization, ou, traduzindo, significa Otimização para Mecanismos de Buscas. É um campo essencial para otimizar sites, blogs e outros espaços da web dentro dos sites de busca. Afinal, quanto mais perto se está dos primeiros sites buscados em determinada ação de busca dos usuários, mais facilmente se vende um produto ou serviço.
Por isso, o SEO trabalha com a construção de textos e mensagens dentro dos sites e também nos anúncios. Isso de forma a posicionar uma página ou anúncio entre os melhores resultados nas buscas realizadas na web. São um conjunto de técnicas que, se usadas de forma a integrar o texto com palavras-chave, palavras de transição, dentre outros itens, podem alavancar o conteúdo nos sites de busca. E, ainda, facilitar a entrada do usuário nesses espaços digitais.
Trabalhar com SEO é bastante abrangente. Por isso, muitos especialistas em comunicação social que atuam nessa área são jornalistas, publicitários, redatores, etc. Mas, saber dessas técnicas é avançar dentro da carreira. Porque o SEO está totalmente integrado com o desenvolvimento das vendas online. E, portanto, essa especialidade está entre as profissões do futuro na área de comunicação.
Atuar no ramo focado em mídias sociais
As mídias sociais são um caminho sem volta. E atuar nesse ramo é acompanhar as atualizações delas e saber entregar e construir mensagens específicas para cada rede social. Os profissionais que trabalham com mídias sociais são bastante requisitados. Essa é uma das profissões do futuro na área de comunicação. Porque praticamente todas as pessoas acessam esses espaços. E em todos eles existem as chances de inclusão de anúncios.
Muitas empresas investem pesado na propaganda em mídias sociais, e sabem que isso gera excelentes resultados para suas marcas. Normalmente, a maioria dos planos e planejamentos de comunicação incluem estratégias e táticas nas mídias sociais. E, para isso, é preciso ter na equipe os profissionais certos que atuam dentro desse ramo. Podem ser chamados de Social Media ou apenas especialistas em mídias sociais. São eles que compõem equipes de marketing e sabem como patrocinar de maneira correta os anúncios.
Como qualquer investimento precisa de resultados práticos, além de saber propor e inserir os anúncios, os especialistas dessa área estão prontos a analisar os resultados. Por isso, se a sua praia é focar nas mídias sociais, saiba que esse é um dos campos mais requisitados e está entre as áreas do futuro dentro da comunicação social.
Especialistas do futuro na área de comunicação são os que geram leads
A geração de leads, ou, como já vimos, a aquisição de contatos de futuros clientes na web, é um ramo específico e muito importante. Esse resultado precisa estar integrado em um sistema que é chamado CRM, ou Customer Relationship Management, que significa Gestão de Relacionamento com o Cliente. E trata-se de um ciclo de comunicação e de marketing que vai desde um view, ou a percepção de anúncio, até o relacionamento de pós-venda.
Inclusive, esse ciclo pode integrar todas as áreas que tratamos aqui. Com a diferença que, os especialistas em CRM estão mais localizados no campo da estratégia e do planejamento. Além disso, outro item desse campo é a construção de mailing e ativação de contato com os clientes via e-mail marketing. Existem ferramentas de e-mail marketing que são muito boas, e saber mexer nelas é essencial para esses profissionais.
O relacionamento com o cliente deve ser constante, mas não invasivo ou exagerado. É por essa razão que o planejamento em CRM precisa ser realizado por profissionais experientes e que sabem o que estão fazendo. Todo cuidado é pouco para não cair em caixas de SPAM. Ou ser deletado da lista de e-mails bem-vindos dos possíveis clientes. Por isso tudo, os especialistas do CRM estão entre as profissões do futuro na área de comunicação.
Onde estudar comunicação social?
A comunicação social abrange áreas, como a publicidade e propaganda, o jornalismo, relações públicas, e rádio e televisão. E em todos esses ramos, praticamente, existe a interação com os pontos que tratamos aqui nessa matéria. Mas estar matriculado em uma faculdade que investe em estrutura e na inserção do aluno do mercado de trabalho pode ser crucial para fazer uma excelente formação.
Por estarmos aqui falando das profissões do futuro na área de comunicação, vamos também indicar lugares para você escolher o seu curso superior. A Anhanguera, a Pitágoras e a Unopar são grandes centros universitários que estão comprometidos com a formação de excelência dos seus alunos. Isso por meio de grades curriculares que estão na vanguarda das principais demandas do mercado de trabalho.
Por fim, sabemos que poder aliar os estudos com as outras questões do dia a dia pode ser uma grande conquista na atualidade. Existem muitos cursos que aderem ao sistema EAD, ou Ensino a Distância. Por isso, temos uma matéria que fala tudo sobre as vantagens de se fazer publicidade e propaganda EAD. Clique aqui e leia agora mesmo!