Você gosta de moda e se identifica com o curso, mas não tem certeza se é a faculdade ideal para você? É comum que muitos tenham dúvidas sobre o curso, já que se ouve muito que o mercado da moda é bastante acirrado e oferece poucas áreas de atuação. Mas será que isso é verdade?
Hoje preparamos um post para te mostrar as principais áreas onde você pode atuar depois de concluir a faculdade de design de moda. Vamos também trazer uma visão geral do mercado de trabalho e o que você pode fazer para se destacar. Ficou Interessado? Então é só continuar a leitura!
O que você verá neste artigo:
Caminhos para seguir no mercado da moda
Ao contrário do que muitos falam, a faculdade de Moda é bastante versátil e oferece diversos caminhos de carreira para você seguir. Conheça abaixo um pouco sobre cada um para ver qual tem mais a sua cara.
Estilista
Essa é com certeza o primeiro caminho de trabalho que pensamos quando falamos em moda. Quem escolhe seguir esse caminho é responsável pela idealização, desenho e criação de novas coleções de moda, que podem ser feitas em nome do próprio estilista ou de alguma marca que o contrate, É o estilista que vai perceber as nuances do mercado e criar peças que sejam do desejo do público, podendo atuar em diversas frentes como roupas, sapatos, joias, etc.
Produção
Além da moda, você também gosta de organizar e produzir eventos? Então a área de produção de moda pode ser a ideal para você. Quem atua nessa área é o responsável por organizar e produzir desfiles, editoriais de revistas, campanhas publicitárias, produção de catálogos e muitos outros eventos que envolvam o mundo fashion. Para se dar bem nesse campo é preciso muita organização e jogo de cintura para lidar com imprevistos, bem como saber lidar com pessoas, já que você será quem coordenará uma grande equipe de profissionais.
Modelagem
Outra carreira que é proporcionada pela faculdade de moda é atuar com modelagem. Ou seja, você pega as criações dos estilistas e cria os moldes necessários para que os responsáveis pela produção das peças possam seguir e criar as roupas exatamente como os estilistas idealizaram.
Compras
O profissional que trabalha na área de compras é o responsável pela escolha e aquisição de novas peças, coleções em fábricas ou com estilistas, tecidos e aviamentos para serem fornecidas em determinadas lojas ou para a produção de novas peças. Para isso é necessário que o profissional seja capaz de antecipar as principais tendências do mercado para garantir as melhores compras, além de saber reconhecer o comportamento de seu público-alvo.
Fotografia
Quem trabalha com fotografia de moda é o responsável por idealizar cenários, guiar os modelos e clicar as imagens que irão para a produção de editoriais, catálogos, campanhas publicitárias e muito mais. Para atuar nesse campo é necessário, além do conhecimento do mercado da moda, ter o conhecimento técnico de fotografia, bem como um excelente senso estético para garantir que a visão do cliente se torne realidade em cada foto.
Stylist
O Personal Stylist é o profissional responsável por ajudar as pessoas a escolherem o que vestir em determinadas ocasiões, levando em conta o biotipo da pessoa, tendências em alta e também o gosto pessoal do cliente. Além do conhecimento das tendências, é extremamente necessário para o profissional dessa área saber lidar com pessoas, sabendo ouvir e interpretar tudo o que é dito, já que estará atuando diretamente com muitas delas o tempo todo.
Figurinista
O figurinista é o responsável por criar ou montar os looks dos personagens que vemos em peças de teatro, séries de TV ou mesmo filmes. A sua principal função é entender profundamente o personagem e traduzir isso para um estilo consistente e que também ajude a contar a sua história. É uma ação tão importante na indústria, que existem prêmios especializados em valorizar os melhores figurinistas a cada ano.
Negócios de moda
E como já falamos, moda não é apenas a parte de criação de novas peças., Existem também muitos negócios que rodeiam essa área e são tão importantes quanto para o mercado. Entre as atuações que você pode ter nesse ramo estão:
- Estratégia de marketing para marcas de moda
- posicionamento de marca
- Identificação de novos negócios, serviços e produtos,
- Estruturação de plano de negócios
- Estratégias de comercialização
Nesse caso, muitas dessas áreas são especializadas, e é possível que você necessite de conhecimentos técnicos de outras áreas de atuação como marketing, administração, comunicação, etc.
Como está o mercado de trabalho de moda?
E se engana quem acha que no Brasil não há mercado para quem trabalha com moda. Apesar de ser uma área bastante acirrada, o país vive um momento único na produção de moda, e se estabelece como um dos principais produtores no mercado internacional.
Obviamente, o mercado para quem procura ser estilista é bastante concorrido e desafiador, mas para quem está disposto a trabalhar para grandes lojas e magazines existem diversas vagas à serem preenchidas, assim como no setor de têxtil, que está sempre procurando profissionais qualificados para atuarem nos seus respectivos processos de produção. Além disso, segundo a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecções (ABIT), a expectativa é que abram mais de 300 mil vagas de trabalho até o ano 2025 para pessoas que atuam com moda. Esse é o segundo ramo que mais emprega em todo o país e o sexto maior produtor de roupas, calçados e acessórios de todo o mundo.
Com isso em vista, lembre-se que há sim mercado para todos que trabalham em moda. Assim, cabe apenas ao estudante se qualificar da melhor forma e se destacar dos demais profissionais.
E para conseguir se destacar, que tal ter conhecimentos únicos da sua área? Aqui na Voomp, a gente sempre te atualiza sobre os principais acontecimentos do mercado e oferece dicas de como se tornar um profissional melhor. Se interessou? Então é só continuar acompanhando nosso blog para ficar por dentro de tudo!