InícioGraduaçãoEngenharia de Controle e AutomaçãoComo conseguir um estágio em automação industrial?

Como conseguir um estágio em automação industrial?

O estágio é uma das melhores formas de um jovem estudante ingressar no mercado de trabalho. Isso porque é nesse tipo de emprego que os primeiros contatos com uma profissão relacionada a seu curso estão. Por isso, separamos algumas dicas fundamentais sobre como conseguir um estágio em automação industrial.

Engana-se, no entanto, quem pensa que o estágio serve apenas para garantir o primeiro emprego.

A experiência de estagiar também é uma forma de preparação para os desafios da carreira. Ou seja, é uma amostra sobre como funciona o mercado de trabalho.

Com isso, o estudante ganha uma remuneração e ainda tem a chance de construir um networking sólido com colegas de trabalho e superiores.

Entenda a importância do estágio

Em suas reflexões, Aristóteles, um dos pensadores da Grécia antiga que mais influenciou a civilização ocidental, afirmava que o propósito da vida humana seria obter o que ele chamava de “vida boa”.

Para ele, ser feliz e ser útil à comunidade eram dois objetivos que se sobrepunham. Por isso, o melhor governo seria “aquele em que cada um melhor encontra o que necessita para ser feliz”.

Ou seja, em nossas reflexões, obter um estágio em que o estudante pode, ao mesmo tempo, aprender e contribuir para com a sociedade seria o cenário ideal.

Mas o que isso tem a ver com a automação industrial?

É difícil conseguir um estágio em automação industrial? Como se dão os processos seletivos? Como é o estágio?

Sabemos que essas e outras perguntas podem surgir e, por isso, vamos explicar hoje: Como conseguir um estágio em automação industrial?

Saiba mais sobre Aristóteles, que via na escola o caminho para a vida pública e o exercício da ética.

Primeiramente, o que é a automação industrial?

Definir essa área pode não ser uma tarefa muito fácil, e não é incomum surgirem dúvidas na hora de definir e delimitar o que é.

Isso ocorre sobretudo porque a Automação Industrial envolve diversas áreas. 

Resumidamente, ela faz parte do processo de transformação tecnológica, que vem permitindo que se possa chegar cada vez mais longe nesse quesito.

Para entendermos melhor o significado de automação industrial, podemos partir da perspectiva histórica.

Se comparamos com as primeiras indústrias, séculos atrás, hoje podemos reconhecer: cada vez mais a tecnologia vem avançando para aprimorar as técnicas de produção.

E isso é um dos significados para automação industrial: o uso de máquinas mais sofisticadas no processo de produção. Inclusive, ela pode ser aplicada em vários campos.

Conheça alguns campos de aplicação da automação industrial

Como podemos perceber, um dos maiores objetivos desse segmento está em proporcionar mais autonomia nos processos de fabricação.

Assim, pretende reduzir o tempo da produção de mercadorias.

Veja algumas áreas de aplicação da automação:

  • Geração e distribuição de energia;
  • Transportes;
  • Fabricação de produtos.

Além disso, podemos citar como outra das principais metas da automação industrial a  criação de mecanismos.

Estes, por sua vez, precisam ser capazes de proporcionarem o melhor produto com o menor custo possível. 

Antes de estagiar, entenda os objetivos dos projetos de automação

Em adição a isso, alguns outros objetivos que devem ser buscados nos projetos de automação industrial são:

  • Definir melhorias na produtividade de uma empresa. Assim, haverá um aumento do número de itens/bens produzidos por hora. Isso não apenas irá reduzir os custos de produção, como também aumentará a qualidade;
  • Melhorias nas condições de trabalho dos envolvidos no processo, assim contribuindo na eliminação de trabalhos perigosos e, consequentemente, aumentando a segurança;
  • Realização de certas operações que, de formas manuais, seriam impossíveis de controlar;
  • Melhorias em relação à disponibilidade de produtos. Dessa forma, será mais possível fornecer  as quantidades necessárias nos momentos de necessidade;
  • Simplificação de processos operacionais e de manutenção. Assim, o operador não irá precisar ter grande expertise ao manusear o processo de produção, e desse jeito, será menos exposto a riscos.

O que estudar antes, durante e depois do estágio? 

O curso de Automação Industrial é um curso tecnológico, ou tecnólogo, Ele mescla disciplinas mais generalistas, como Matemática, Física, Eletroeletrônica e Informática e outras específicas. Podem ser elas:

  • Robótica
  • Instalação de Sistemas 
  • Comunicação de Dados
  • Matemática e Física Aplicada;
  • Eletrônica analógica e digital;
  • Algoritmos e Programação;
  • Instalações elétricas industriais;
  • Desenho técnico;

Por ter esse caráter, a duração média dessa graduação costuma ser de dois anos e meio a três.

Conforme o decidido pelo Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia, produzido pelo Ministério da Educação (MEC), a duração mínima deve ser de 2.400 horas.

Assim como em outros cursos do tipo, é necessário que haja na instituição de ensino uma infraestrutura básica para oferecê-lo. Isso porque a parte prática também é parte primordial.

Conheça os elementos necessários para oferecer o curso:

  • Biblioteca específica e atualizada
  • Laboratório de informática com equipamentos compatíveis com as necessidades.
  • Laboratórios de automação industrial, eletrônica, hidráulica e pneumática, de instalações elétricas e de redes industriais.

Onde atua o técnico formado em automação industrial?

Como mencionamos, a área possui várias ramificações. Além disso, como é um campo em constante atualização, a tendência é que o mercado de trabalho se expanda cada vez mais. 

Isso porque a necessidade de se automatizar processos, reduzir custos e melhorar a qualidade dos produtos e serviços é uma constante, até mesmo para não se perder espaço para empresas concorrentes.

O profissional pode ser contratado:

  • Em segmentos industriais, como indústrias siderúrgicas, petroquímicas, automobilísticas, alimentícias, de energia, celulose, naval, aeronáutica, metalúrgica e do setor eletrônico.
  • Em laboratórios de controle de qualidade, manutenção e pesquisa.
  • Em empresas integradoras e prestadoras de serviços.

Porém, as oportunidades também existem em setores como o de TI. Nesse ramo, o profissional pode atuar, por exemplo, planejando, instalando e supervisionando softwares de automação nos computadores da empresa em que trabalha.

Afinal, como conseguir um estágio nessa área?

Uma coisa interessante nos cursos tecnológicos é a grande quantidade de aulas práticas. Contatos com a produção de máquinas são muito presentes no curso, e isso ajuda -e muito- o aluno a poder praticar o que aprendeu na teoria.

Essa “mão na massa” não só ajuda a criar confiança, como também estimula o estudante a querer procurar exercitar os aprendizados, e é aí que entra o estágio.

Algumas instituições de ensino, como o SENAI, por exemplo, possuem contato e convênios com empresas e indústrias, apresentando um emprego ao final da formatura.

Tal proximidade incentiva assim o envolvimento em projetos, e não apenas isso: oferece oportunidade dos contatos iniciais com o mercado de trabalho.

Porém, essa não é a única forma de ingressar no mundo dos estágios. Hoje em dia, muitos processos seletivos são divulgados por meio de plataformas como: 

  • LinkedIn
  • Catho
  • Indeed
  • Vagas.com

Além de vagas avulsas, é possível encontrar processos seletivos abertos por grandes empresas nesses sites. Isso sem contar que, geralmente, processos trainee de instituições maiores acabam sendo divulgados em portais de notícia.

Por isso, o mais importante na hora de procurar um estágio em automação industrial é manter o currículo atualizado e ficar bem atento ás oportunidades.

Ah, e não deixe de buscar o máximo de experiências que conseguir no curso, desde voluntariados a grupos de estudo. Coisas assim turbinam a sua bagagem e podem te ajudar a expandir sua rede de contatos: outra forma de encontrar o seu estágio dos sonhos.

 Por fim, se a área te interessou, não deixe de buscar saber mais em instituições de ensino perto de você. E se souber de alguém que vai amar descobrir as várias oportunidades de atuação de um técnico em automação industrial, lembre-se de compartilhar!

Quer saber mais? Descubra quanto ganha um técnico em automação industrial.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.