InícioGraduaçãoEngenharia de Controle e AutomaçãoComo empreender em Automação Industrial?

Como empreender em Automação Industrial?

Em tempos de produção rápida e com uso de robôs, a palavra Automação Industrial cada vez vem mais à tona. Afinal, depende dela o desenvolvimento de máquinas que otimizem a produção e usando matéria-prima de forma eficiente. Ah, sim, com menos desperdício e cada vez mais rápido – sem perder a qualidade.

Na produção em massa, as fábricas ganham mais se produzirem mais, mas usando os recursos de forma otimizada. Dessa forma, a empresa pode vender uma quantidade maior de um determinado produto a um preço menor. Assim, ela também vende mais e lucra mais. E o que é o curso de Automação Industrial?

No comando das máquinas

O curso de Automação Industrial é oferecido na modalidade superior tecnológico, e dura entre dois anos e meio a três anos. Os cursos tecnológicos têm uma vantagem: por serem mais rápidos, ele forma profissionais especializados em determinadas tarefas em um tempo menor. Ao final do curso, o aluno recebe seu diploma de curso superior, e pode ingressar em uma pós-graduação.

É uma formação que reúne matérias das áreas de mecânica, eletrônica e tecnologia da informação. É como se cada uma fosse uma ferramenta que cria um equipamento novo. Assim, aulas de algoritmos, eletrônica, cálculo, física, legislação, instalações elétricas e robótica fazem parte do curso.

“Por que tem aula de legislação?” Porque estamos falando de segurança do trabalho. Assim, ao projetar uma máquina ou um equipamento, o profissional deve ter em mente a preocupação com a segurança de quem for operá-lo. Caso seja necessário, o funcionário que vai mexer com a máquina precisa de equipamentos de proteção individual, para não se machucar.

Como são as aulas de Automação Industrial?

Há as modalidades presencial e semipresencial. Afinal, os alunos precisam ter contato com as máquinas e equipamentos para aprender a programá-las e também desenvolver as suas. A vantagem do curso semipresencial é que o aluno consegue programar sua agenda assistindo as aulas teóricas de maneira online, de qualquer lugar, a qualquer hora.

O aluno vai aprendendo, aos poucos, como projetar máquinas ou melhorar as existentes, de forma a aprimorar seu funcionamento. Para isso, as aulas de cálculo e física são importantes: conhecer as propriedades da matéria e calcular a quantidade de material usada é fundamental.

Além disso, ele deve pensar que as máquinas precisam de energia elétrica para funcionarem – é aí que entram as aulas de instalações elétricas. Junte-se a isso o desenho técnico e a gestão de projetos e você tem um profissional preparado para o mercado de trabalho.

Como começo na área?

Um dos caminhos que ajudam o profissional a empreender na área é por meio de estágios. Eles ajudam muito a ver na prática o que o aluno estuda na teoria. Em muitos casos, o estagiário acaba sendo efetivado na empresa.

Dá também para começar na Automação Industrial em empresas de robótica, maquinário industrial e projetos. Como é uma área com vários ramos de atuação, veja a que mais tem a ver com suas afinidades e vá em frente. O salário médio de um profissional formado é de R$ 3.128,63, mas com o tempo, pode chegar a mais de R$ 4 mil, dependendo da empresa. Para quem quer empreender, é importante ter alguma experiência prévia, até para conhecer o mercado e saber onde seu trabalho pode brilhar na sua própria empresa.

Ter o próprio negócio em Automação Industrial

Lembra que falamos da experiência prévia? Isso vai ajudar muito a conquistar clientes. Você pode ser um profissional autônomo e, na hora de divulgar seu portifólio, diga que você tem experiência nas áreas X, Y e Z, e trabalhou nas empresas A, B e C, por exemplo. Para um cliente em potencial, isso conta muito.

Assim, você pode ser contratado como consultor, e desenvolver projetos industriais com necessidades específicas. Vai saber criar mecanismos robóticos ou melhorar os já existentes. Tem também o trabalho de gestão de projetos industriais. Assim, você pode analisar, em uma empresa, o tempo que se leva para produzir um determinado produto. Com isso, é possível ver os ‘gargalos’ da produção, eliminá-los e, ainda por cima, diminuir o tempo de fabricação.

O conhecimento de Automação Industrial também permite ao profissional trabalhar na área de manutenção de máquinas. Essa área, inclusive, é bastante requisitada. Afinal, com o uso,  máquinas podem apresentar problemas e precisam ser reparadas. Ou a empresa pode contratar seus serviços para fazer uma manutenção preventiva, para evitar problemas futuros.

Um campo bacana que vem crescendo é o de automação residencial. Sabe aquela casa que funciona sozinha, com tudo interligado pela internet? O profissional de Automação Industrial pode se especializar nesse ramo.

Precisa ter endereço físico para ser empreendedor?

Não necessariamente. Se você for prestador de serviços somente, vai precisar ter os equipamentos adequados e atender seus clientes onde eles estiverem. Assim, caso uma máquina tenha quebrado, o diretor da organização vai te chamar para fazer o conserto. E isso não precisa de endereço físico.

Por outro lado, se você pretende vender equipamentos de automação industrial ou residencial, é importante pensar em um espaço. O cliente precisa ver como são as máquinas e como elas funcionam. Aí entra um endereço físico para ter seu showroom.

Divulgação na Automação Industrial

Aproveite as benesses da internet hoje para divulgar seu trabalho. Como sua clientela é, basicamente, empresarial, é bacana contratar um profissional de marketing que trabalhe com esse público. Ele vai saber como atingir as empresas certas por meio de páginas em redes sociais, envio de e-mails, ou desenvolvimento de um site. Assim, as empresas conhecem seu trabalho e já podem te chamar.

É bom também falar dos clientes que já foram atendidos. Isso traz credibilidade, porque os clientes em potencial podem confiar no seu trabalho, já que você prestou serviço a outras organizações. Ah, e tem também a boa e velha propaganda boca-a-boca. É quando alguém que te conhece fala do seu trabalho para outra pessoa.

Procure ir a congressos e eventos da área industrial, leve cartões de visita (físicos ou virtuais) e apresente-os no caso de encontrar empresários em busca de soluções industriais. Você pode ser aquele profissional ideal para instalar um robô ou fazer a manutenção de uma máquina, por exemplo.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 2.3 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.