InícioDicasEstágioEstágio obrigatório e não obrigatório: saiba as diferenças

Estágio obrigatório e não obrigatório: saiba as diferenças

O estágio pode ser um dos requisitos obrigatórios para a obtenção de grau na faculdade. Entenda melhor como funciona e quais são as diferenças entre o obrigatório e não obrigatório.

Durante o curso da graduação, é comum que o estágio seja uma das atividades mais visadas pelos estudantes. Seja pelo retorno financeiro ou pela oportunidade de adquirir experiência prática, o estágio é um excelente complemento de formação profissional.

Muitos, porém, sentem dúvidas na hora de diferenciar os estágios obrigatórios dos não obrigatórios. Nesse artigo, iremos explicar para vocês qual é o regimento de funcionamento de cada um deles e o porquê é importante dedicar horas de estágio durante a formação acadêmica. Vem com a gente!

Estágio obrigatório e estágio não obrigatório: afinal, o que muda?

Pois bem, antes de começar a procurar um estágio, você precisa conhecer as exigências específica do seu curso de graduação. Isso porque dependendo da ementa de cada programa, o estágio muitas vezes não se enquadra como um requisito para a obtenção do diploma.

Independente de ser ou não uma exigência, o estudante tem autonomia para fazer essa decisão, desde que as horas destinadas ao estágio não se sobreponham ao período das aulas e atividades curriculares da faculdade. Tendo essa informação em mãos, você já consegue saber se a natureza do seu estágio será obrigatório ou não obrigatório.

A Lei do Estágio (nº 11.788) define que o estágio é um “ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adulto”.

Com isso, a lei também define que o estágio é um requisito facultativo, a depender das diretrizes curriculares e do projeto pedagógico de cada curso e modalidade de ensino. O que importa, nesse caso, é entender que a atividade é relevante para enriquecer o repertório formativo do estudante, colocando-o em contato com o mercado de trabalho e preparando para a vida profissional.

Estágio Obrigatório

Se está determinado pelas diretrizes do seu curso de graduação que a obtenção de diploma está vinculada ao exercício do estágio, você obrigatoriamente deverá cumprir um determinado horário destinado ao estágio. Nesse caso, procure orientação em seu departamento para saber quais serão as exigências específicas. Lembrando que o conhecimento das regras é essencial para evitar que seu esforço e trabalho sejam desconsiderados no momento de validação do seu estágio.

No caso do estágio obrigatório, provavelmente será necessário que os estudantes sejam supervisionados por um docente da instituição, que avaliará seu desempenho e a qualidade da experiência formativa. A duração também será definida pelo regimento do seu curso. No entanto, a lei determina que a carga máxima obedeça o limite de 6 horas diárias/30 horas semanais. Portanto, fique de olho nas exigências da legislação!

Quanto à remuneração, isso dependerá do contrato firmado entre o estudante e o contratante. Geralmente os estágios obrigatórios não são remunerados por conta da duração curta da atividade. Mas isso não é uma regra e pode ser solucionado através de negociação durante a entrevista ou o processo de seleção. Nesse caso, priorize os estágios que te oferecerão uma boa experiência formativa. Muitas vezes, os estudantes preocupam-se excessivamente com o retorno financeiro.

No entanto, o estágio serve como primeiro contato com o mercado de trabalho, possibilitando, inclusive, uma posterior contratação efetiva do estudante. Já que muitos empregadores valorizam os profissionais que demonstram produtividade e potencial de crescimento durante as primeiras experiências.

Para receber dicas sobre como ser efetivado no estágio, clique aqui.

Estágio não obrigatório

Conforme sugere o próprio nome, o estágio não obrigatório não faz parte do plano pedagógico do curso. Logo, configura-se como uma atividade opcional do estudante.  Dentro desse contexto, o aluno também poderá ter mais liberdade para escolher os processos seletivos que correspondem aos seus interesses específicos. Dispensa-se, também, a supervisão dos docentes, na medida em que essa atividade é extracurricular.

Além disso, recomenda-se aos estagiários que se enquadram nessa modalidade que se busque opções que ofereçam auxílios financeiros, tais como: auxílio transporte, auxílio alimentação etc. Pois, mesmo que não exista uma remuneração, muitos estudantes precisam pagar do próprio bolso o translado e a refeição.

É válido destacar que os estudantes que se interessam pelo estágio profissionais adquirem mais experiência no mercado de trabalho, têm mais oportunidade de desenvolver novas habilidades e podem conseguir indicação mais facilmente, já que os empregadores os conhecem e podem comprovar seus desempenhos.

Outro ponto que devemos prestar atenção é que o estágio obrigatório não restringe-se apenas àqueles que estão matriculados em um curso superior. A legislação permite que estudantes do ensino médio e técnico podem estagiar também. Portanto, se você é maior de 16 anos, essa oportunidade também se aplica!

Como conseguir um estágio?

Agora que você já sabe os benefícios, os deveres e as exigências de um serviço de estágio, vamos direto ao que interessa: o que fazer para conseguir essa experiência?

Fique sempre atento às ofertas disponíveis em sua cidade. Faça buscas constantes na internet. Crie um perfil no LinkedIn e filtre as vagas mais compatíveis com a sua formação. Você também pode ajustar as configurações no site para receber notificações quando uma vaga nova surgir.

Mas não se restrinja ao online. Leia os anúncios colados nos murais da faculdade e comunique as pessoas sobre o seu interesse. Quando você ativa uma rede de colegas e profissionais, maior será a probabilidade de você ser lembrado e indicado. O ditado popular “quem não é visto, não é lembrado” aplica-se perfeitamente a essa ocasião!

Outra dica importante é que você crie um currículo, imprima-o e apresente-se aos empregadores. Existem casos em que a empresa não está com vaga aberta, mas passa a considerar a sua candidatura pelo simples fato de você ter dado a ideia. Portanto, não tenha medo de marcar presença e demonstrar interesse.

Por fim, mantenha um bom rendimento acadêmico. Bons alunos tendem a ser melhor reconhecidos nos espaços profissionais. Afinal, quem não quer ter um estagiário aplicado e bem articulado, não é mesmo?

E aí, está animado para buscar um estágio? Então acompanhe nosso site e fique a par de todas as novidades do universo acadêmico.

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.