InícioDicasRedação10 fatos sobre o Covid-19 que podem virar tema de redação

10 fatos sobre o Covid-19 que podem virar tema de redação

A pandemia de Covid-19 trouxe inúmeros prejuízos para o planeta. Afetou não somente a saúde da população mas também promoveu uma verdadeira revolução nas relações sociais. Tais mudanças não passaram despercebidas. Por esta razão elaboramos uma lista com 10 fatos marcantes que foram desencadeados pela pandemia de Covid-19 e podem ser um tema possível para as propostas de redação de futuros vestibulares. Venha conferir conosco!

1- Crise no Sistema Único de Saúde (SUS)

A sobrecarga no SUS foi um fato muito marcante durante o período de pandemia. A exaustão de médicos, a super-ocupação das UTIs por conta do imenso número de contaminados pelo coronavírus, figurou em todos os noticiários. Certamente este assunto poderá ser tema de uma produção de texto em futuros vestibulares.

2- O aumento da violência doméstica

Os períodos de quarentena promoveram um crescimento da violência contra a mulher. A intensa convivência entre os casais colaborou inclusive para um acréscimo no número de divórcios neste período. Problematizar estas estatísticas poderá ser uma necessidade para aqueles que buscam pelo ensino superior

Veja mais sobre o assunto clicando aqui

3- O home office e o  trabalho remoto

Trabalhar necessariamente em casa, em períodos definidos (home office), foi uma realidade para milhares de profissionais durante a pandemia. Estas pessoas precisaram ajustar suas rotinas familiares para poderem produzir de maneira satisfatória, equilibrando as demandas domésticas e as profissionais. Para aqueles que puderam optar pelo trabalho remoto, que permite ao trabalhador exercer suas atividades de qualquer lugar, cidade, estado, em coworkings ou mesmo na sede das empresas, os desafios foram gerenciar o tempo e manter a disciplina diante de tantas distrações.

Os dois modelos de trabalho tem suas implicações na vida familiar e profissional. Tais relações podem facilmente figurar como tema de propostas de textos em futuros exames avaliatórios.

4- Crescimento de distúrbios de ansiedade e depressão

O isolamento social, a quarentena, sobretudo nos períodos mais críticos da crise sanitária e a impossibilidade de mantermos uma rotina normal causou sérios prejuízos a saúde mental de muitas pessoas. Por esta razão, o tema pode ser explorado como um legado da pandemia e virar título de redação nos vestibulares. Vale a pena se inteirar sobre o tema!

5- Crianças, adolescentes e o excesso de peso

A rotina das crianças e dos adolescentes também foi muito afetada desde o inicio da pandemia. Isto porque as escolas abriram mão do ensino presencial e optaram pelo ensino a distância. Mas, preservar a saúde dos alunos, das famílias, dos professores e funcionários teve seu preço. Tal afastamento da vida escolar causou muita ansiedade na maioria dos estudantes. Logo, a privação do convívio com outros e o ócio fizeram com que muitas crianças e adolescentes vissem na comida um escape para suas frustrações. Portanto, a obesidade neste grupo se agravou.

Confira mais sobre este tema clicando aqui!

6- Fake news: tratamentos ineficazes e precoces

As fake news não são exclusividades da pandemia. As notícias falsas estão presentes em todos os períodos históricos. Contudo, as inverdades que surgiram com o agravamento do Covid-19 afetaram milhares de pessoas. A prescrição de medicamentos comprovadamente ineficazes e a indicação de procedimentos sem qualquer comprovação cientifica foram temas de muitas fake news. Embora estes fatos sobre o Covid-19 sejam muito marcantes pela gravidade de suas consequências à população, por questões políticas é pouco provável que sejam tema de uma redação do Enem, por exemplo.

7- O distanciamento social e suas implicações na vida cotidiana

Muitas pessoas passaram longos períodos em isolamento. Muitos idosos, sobretudo antes das campanhas de vacinação, precisaram contar com a ajuda de vizinhos e de membros das famílias até para a compra de mantimentos e medicamentos. Trabalhadores domésticos também foram demitidos ou afastados de seus trabalhos nos períodos mais críticos da crise sanitária. Isso obrigou muitas famílias a se adaptarem à ausência dessa força de trabalho. Sendo assim, refletir sobre estas questões pode ser a proposta de futuros vestibulares.

8- O negacionismo e o movimento antivacinas

Recusar e negar uma realidade cientificamente comprovada é uma peculiaridade dos negacionistas. Mesmo diante de evidencias eles preferem criar e acreditar em suas teorias sem quaisquer embasamentos científicos. Durante a pandemia, pudemos presenciar grupos que combatiam o isolamento social, o uso de máscaras, e por último as vacinas. Estas pessoas prestaram um desserviço a toda população. Por isso, refletir a respeito desses movimentos pode ser uma boa pedida para aqueles que prestarão vestibular nos próximos anos.

Se quiser conhecer mais mais sobre o assunto clique aqui!

9- Aumento no consumo de bebidas alcoólicas durante a pandemia

A insatisfação com a nova rotina atingiu todas as faixas etárias. Com toda a mudança na vida cotidiana, muitas pessoas se renderam ao vício do álcool. Os problemas com o consumo exagerado de bebidas alcoólicas afetam diretamente o alcoólatra e toda família. É possível que haja uma relação deste aumento de viciados com o crescimento da violência doméstica, o índice de divórcios e os problemas de saúde mental. Fatos como estes desencadeados pelo Covid-19 podem facilmente serem sugeridos como tema de redação.

Fique por dentro do assunto clicando aqui!

10- O crescimento do mercado de aplicativos de delivery

Nem todas as mudanças promovidas pelo período de pandemia foram negativas. O mercado de serviços de entregas cresceu significativamente. As famílias deixaram de ir até os restaurantes, lanchonetes e decidiram consumir em casa. Desta forma, o serviço de delivery teve um forte crescimento na pandemia. Muitos empreendedores também observaram o interesse das pessoas em terem acesso a certos produtos na comodidade de seus lares. Sendo assim, o mercado de clubes de assinatura também teve seus dias de glória. Os brasileiros aderiram a assinaturas de bebidas (vinhos e destilados), queijos, hortifrútis, e muitos outros produtos.

Pois é. Poderíamos facilmente destacar mais uma dezena de implicações da pandemia na vida cotidiana. Afinal, cada um tem a sua percepção a respeito da realidade pós Covid-19. Contudo, o mais importante para você que pretende se dar bem nos próximos vestibulares é se manter bem informado.

Continue nos acompanhando para mais informações que podem ajudar no seu desenvolvimento acadêmico e profissional, vem de Voomp!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.