InícioDicasRedação3 temas da política para a redação

3 temas da política para a redação

Escrever uma redação para o vestibular não é tarefa fácil. Muitas vezes, os temas discorrem sobre fatos marcantes e que exigem, do estudante, pleno domínio dos argumentos necessários para compor uma redação de sucesso. Por isso, separamos 3 temas marcantes da política para a redação que vão te ajudar a elaborar um texto nota 1000.

Aliás, argumentar sobre política em uma prova de redação parece ser uma dificuldade de muitos. Ainda mais se considerarmos que a maioria dos jovens sequer se interessa pelo assunto, segundo dados da edição de 2021 da pesquisa “Viver em São Paulo: Qualidade de Vida”.

Realizada pela Rede Nossa São Paulo em parceria com o Ibope, a pesquisa mostrou que mais da metade dos paulistanos não tem vontade de participar da vida política na cidade.

E o índice de desinteressados é ainda maior entre os paulistanos das classes D e E (75%) e com idade entre 16 e 24 anos (67%).

Então, para facilitar, separamos três fatos marcantes na política para ajudar os vestibulandos a se prepararem para a redação.

Prepare-se para uma redação sobre federação partidária

No final de 2021, o instituto das federações partidárias foi regulamentado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para aplicação nas Eleições Gerais de 2022. Essa união de partidos em federações foi instituída pelo Congresso Nacional na reforma eleitoral de 2021.

O objetivo seria permitir às legendas atuarem de forma unificada. Em outras palavras, dois ou mais partidos passam a funcionar como se fossem uma única legenda durante pelo menos os quatro anos do mandato legislativo. Confira abaixo dois argumentos, favoráveis e desfavoráveis, à federação partidária:

Vantagens

Na prática, a federação organiza melhor o sistema de alianças partidárias e, consequentemente, ajuda a eleger uma grande bancada para o Congresso Nacional.  Estamos falando de um instituto utilizado em vários países e reconhecido por permitir, acima de tudo, o  fortalecimento ideológico dos programas dos partidos. 

Desvantagens

Há aqueles que acreditam que a federação leva à perda de autonomia dos partidos menores. Além disso, alguns dos críticos à federação partidária pedem bom senso e prudência. Eles lembram que federação e aliança não são a mesma coisa. 

No caso da federação, deve haver um mesmo órgão de direção, estatuto e programa comum a todos os partidos. Ou seja, uma missão difícil de ser concretizada se considerarmos as diferenças político-programático-ideológicas existentes.

O  tema das Fake News e a veracidade das informações

Outro tema relevante sobre política diz respeito às medidas necessárias para combater a desinformação. De modo geral, estamos falando da linha tênue que separa a liberdade de informação da fake news (notícia falsa). Afinal, onde termina uma e começa a outra?

De fato, não é uma resposta fácil. Tanto é que durante o período da pandemia, as fake news voltaram a reinar, o que nos fez rememorar as eleições 2018. Mas é fundamental destacar que as fake news não são novidade. Quando o homem pisou na Lua, em 1969, por exemplo, uma onda de boatos falsos garantia que tudo não passava de uma farsa. 

Pois é. Quem nunca ouviu falar na teoria conspiratória de que tais fotos históricas haviam sido produzidas em estúdio?

Fake News na atualidade

Por outro lado, a diferença entre hoje e antigamente está centrada, acima de tudo, na capacidade de propagação de uma mentira ao redor do Globo, em razão, principalmente, da utilização das redes sociais. O artigo Jornalismo online, credibilidade & fake news: Uma breve análise buscou analisar, em parte, este fenômeno.

Escrito por Cinthia Victor para a Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, o artigo descreve esse contexto. Segundo a autora, a internet trouxe novos desafios, também na aferição de veracidade das notícias. Na prática, as notícias falsas são utilizadas, intencionalmente, para moldar o indivíduo.

Em outros casos, um conteúdo verdadeiro é divulgado fora do contexto ou associado a informações falsas. Em qualquer uma dessas situações, o leitor pode aprender a identificar informação inautêntica.

Como checar se uma informação é falsa? 

  • Consulte especialistas sobre o assunto;
  • Busque outras fontes que sustentem as notícias;
  • Verifique se os autores realmente existem e são confiáveis.

Outras ações contra as fake news estão sendo promovidas pelo Tribunal Superior Eleitoral.

Em parceria com o TikTok e WhatsApp, o órgão prevê a criação de um chatbot (assistente virtual) para comunicar com os eleitores e criar canais de denúncia para apontar contas suspeitas de realizar disparos em massa.

Opinião X Crime

Ao debater a questão das fake news, quase sempre há quem invoque a liberdade de expressão para justificar o direito à propagar a desinformação. Segundo os defensores dessa teoria, todos são livres para emitir uma opinião.

Por outro lado, nem toda manifestação é permitida, já que vivemos em sociedade e precisamos nos submeter às regras criadas para o bom convívio social. A nossa legislação, por exemplo, limita o direito à expressão.

Quer saber mais? Conheça os limites da liberdade de manifestação do pensamento.

O que é preciso saber para uma redação sobre Sistema de freios e contrapesos?

O contexto atual de instabilidade política tem levado ao enfraquecimento do chamado sistema tripartite (separação do governo em três). Justamente por isso, é um dos temas que podem ser abordados em uma redação de vestibular.

Sem falar que se trata de assunto absolutamente caro para o regime democrático e, consequentemente, de grande importância social. Estamos falando das funções do Estado, que são exercidas por três poderes distintos e independentes: o Executivo, o Legislativo e o Judiciário, cada qual com sua função. Esse modelo foi pensado, em princípio, por Aristóteles, em sua famosa obra “A Política” 

Posteriormente, Montesquieu foi quem defendeu, com ênfase, a tese de que o poder de legislar, administrar e julgar deveria ser compartilhado. A razão seria simples: a concentração de poder tenderia a levar as autoridades a praticar arbitrariedades. Em outras palavras, trata-se do chamado sistema de freios e contrapesos, indispensável para a manutenção do regime democrático.

Essa teoria entende que o poder é como uma balança em que cada poder tem sua função. Consequentemente, para que a balança se mantenha equilibrada, cada poder (executivo, legislativo e judiciário) deve realizar suas funções sem se sobrepor ao outro.

Críticas X Ameaças

A separação de poderes garante uma maior estabilidade política, sem a ascensão de regimes ditatoriais e, consequentemente, com respeito aos direitos humanos. Por outro lado, críticas às instituições sempre aconteceram e, frequentemente, caminharam no sentido de se questionar a percepção de arbitrariedades cometidas pelos juízes.

Diferente disso, quaisquer ameaças aos três poderes são consideradas inconstitucionais. Ou seja, a Constituição de 1988 admite a crítica contanto que desarmada.

Para mais dicas, saiba o que fazer para não zerar na redação do Enem.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.3 / 5. Número de votos: 8

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.