InícioDicasEnemO que pode te fazer zerar na redação do Enem?

O que pode te fazer zerar na redação do Enem?

Já pensou em tudo que envolve prestar o Enem? A dedicação aos estudos, a logística para chegar até o local de prova, a ansiedade pelo resultado e tantos outros fatores que permeiam esta avaliação? Pois é, não são poucas as expectativas! Mas, e se depois destes esforços você descobrisse que zerou na redação? Certamente seria algo muito frustrante e desanimador, concorda?

Então, para te ajudar a fugir dessa cilada, nós iremos te contar quais as causas que levam um candidato a zerar no Enem e como evitar esse resultado desastroso. Acompanhe!

A redação do Enem

O gênero textual cobrado pelo Exame Nacional do Ensino Médio é o dissertativo-argumentativo. A redação de cada candidato é avaliada através de cinco competências. São elas:

– Domínio da escrita formal;

– Desenvolvimento do tema em estilo dissertativo-argumentativo;

– Relacionar, organizar e interpretar informações e argumentos em defesa de uma opinião;

– Conhecimento de mecanismos linguísticos para construir a argumentação;

– Elaboração de proposta de intervenção para o problema proposto, com respeito aos direitos humanos

Cada uma destes requisitos são avaliados pelos corretores do exame e pontuados de 0 a 200. Ao fim desta análise, ou seja, das cinco competências, os candidatos podem totalizar até 1000 pontos. Entretanto, independente de todo seu trabalho, alguns quesitos podem fazer você zerar na prova logo de cara. A  Cartilha do participante Enem 2019 traz à tona quais são os erros que não devem ser cometidos e que comprometem sua redação. Veja quais são em nosso próximo tópico!

Como não zerar na redação do Enem?

Muitas pessoas não se atentam a detalhes durante a produção textual cobrada pelo Exame Nacional do Ensino Médio. Contudo, aqueles que se preparam para a prova, certamente conhecem quais as causas fazem com que um candidato saia zerado da redação. Mas, não custa nada dar aquela relembrada! Bora fugir de um zero?

Fuga total ao tema

Se você deseja ter sua redação avaliada e não ganhar um zero logo de início, atente-se ao tema pedido pelo exame. Os textos motivadores servem como norte para a produção textual. Sendo assim, leia-os com atenção, inspire-se e foque na temática!

Não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa

Como já mencionamos, o texto solicitado pelo Enem é o dissertativo-argumentativo. Atente-se ao gênero e treine muito antes de fazer a prova. Lembre-se do dizem por aí: “à prática leva a perfeição! ” Poemas, textos em formato de versos, com separação por estrofes e predominância de outros gêneros são considerados inapropriados, portanto zeram na avaliação.

Extensão total de até sete linhas

Um texto muito pequeno certamente também foge de outros requisitos exigidos pelo Enem. Produções muito curtas não conseguem abordar a temática proposta e ainda desenvolver argumentos que culminem em uma proposta de intervenção. Logo, também são desclassificados.

 Cópia integral de texto (s) da Prova de Redação e/ou do Caderno de Questões

O plágio é penalizado pelo Enem. Candidatos que copiam trechos do exame zeram na redação. Faça como diz o slogan de um certo refrigerante: “Seja o que for, seja original! ”

Impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação, em qualquer parte da folha de redação

Você não saiu de casa, pegou um ônibus, gastou gasolina ou mesmo sola de sapato para chegar no dia da prova e tirar um zero, não é? Então, atente-se as penalizações e fuja desta forma de anulação!

Números ou sinais gráficos fora do texto e sem função clara

Certas marcações na prova evidenciam uma possível tentativa de comunicação entre participantes e corretores. O candidato é avaliado negativamente pelos avaliadores. É zero na certa!

Parte deliberadamente desconectada do tema proposto

Muitos candidatos até começam seus textos de forma coerente. Entretanto, em algum momento podem acrescentar no texto algum trecho que fuja da temática do exame. Sendo assim, procure não se distrair!

Assinatura, nome, apelido, codinome ou rubrica fora do local devidamente designado para a assinatura do participante

Novamente, a tentativa de comunicação dos candidatos com os avaliadores é proibida no Enem! O INEP desaprova esta atitude dos estudantes. Portanto, mantenha-se anônimo! Deixe para gastar sua assinatura quando for dar início em uma nova fase de sua vida: no dia da matrícula na faculdade!

Texto predominante ou integralmente em língua estrangeira

Seus conhecimentos em língua estrangeira são avaliados apenas no caderno de provas. A redação até pode conter algum pequeno trecho em outra língua, desde que o sentido do texto não seja afetado. Como a palavra “predominantemente” pode ser um pouco subjetiva, opte por escrever seu texto em bom português. Afinal, ninguém quer zerar na redação do Enem!

Folha de redação em branco, mesmo que haja texto escrito na folha de rascunho

Pode ser que durante a prova você decida passar a sua redação para a folha oficial em outro momento. Talvez você prefira fazer primeiro o rascunho, responder às questões presentes no caderno de provas e só depois escrever a versão final da redação. No entanto, é possível que esta decisão afete seu resultado no exame. Se você se atrasar ou deixar sua proposta textual na folha de rascunho tirará zero! Já pensou: “nadar, nadar e morrer na praia?”

Conclusão

Agora que você já sabe como não zerar na redação do Enem, conheça mais assuntos relevantes para sua jornada rumo ao nível superior clicando aqui!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.