InícioDicasComo é dividida a prova do Enem?

Como é dividida a prova do Enem?

Criado em 1998 pelo Governo Federal, o Enem passou por diversas mudanças com o tempo e atualmente é considerado o principal exame quando o assunto é ingresso no ensino superior. Embora sua estrutura seja conhecida por diversos candidatos que já realizaram a prova, todo ano novos milhões de concorrentes encaram a prova pela primeira vez. 

Neste contexto, uma das principais questões que surgem é conhecer como é feita a divisão da prova do Enem. Por isso, preparamos esse post para que você tire todas as suas dúvidas e possa se preparar da melhor maneira. Continue a leitura e saiba como é dividida a prova do Enem! 

Como é dividida a prova do Enem?

No ano de 2009, o Enem passou por uma série de reformulações que reconfiguraram a prova e a forma de ingresso no ensino superior no Brasil. Desde então, a prova deixou de ser composta por 63 questões e passou a ter um total de 180 questões e uma prova de redação

As questões são de múltipla escolha e divididas em quatro matérias objetivas. Ou seja, cada uma delas possui um total de 45 questões. São elas:

Ciências Humanas e suas Tecnologias – Composta por temas como História, Geografia, Filosofia e Sociologia.

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – abrange conteúdos relacionados à língua portuguesa, língua estrangeira, Literatura, Artes, Educação Física e Comunicação.

Ciências da Natureza e suas Tecnologias – parte da prova destinada às matérias como Física, Química, Biologia e Meio Ambiente.

Matemática e suas Tecnologias – prova destinada aos conteúdos de Matemática, como álgebra, geometria, funções e porcentagens. 

Embora o exame seja dividido em matérias, é muito comum que sejam relacionadas ao longo da prova. Afinal, uma das propostas do Enem é a interdisciplinaridade e a conexão entre os saberes. 

O que cai em cada dia do Enem?

Até 2016, a prova do Enem era realizada em um único final de semana. Porém, em razão da extensão da prova e do desgaste dos candidatos, o exame passou a ser realizado em um intervalo de uma semana, em dois domingos consecutivos. 

No primeiro dia de prova, os concorrentes realizam as avaliações de Ciências Humanas, Linguagens e Códigos, totalizando 90 questões de múltipla escolha. No primeiro dia, também é realizada a prova de Redação. Ao todo, os candidatos possuem um total de 5 horas e 30 minutos para concluir a realização da prova. 

Já no segundo dia, a prova é composta por questões de Ciências da Natureza e Matemática. Nesta segunda data, a avaliação se resume apenas às 90 questões. Diferente do primeiro dia, a duração da prova é de 5 horas no total. 

Quais são as matérias mais difíceis da prova do Enem?

Apontar qual a matéria mais difícil do Enem não é uma tarefa tão simples. Afinal, trata-se de uma avaliação subjetiva e que pode variar de candidato para candidato. Contudo, é possível estabelecer um termômetro a partir da preocupação dos concorrentes e das médias obtidas nos últimos exames. 

Normalmente, a prova de redação costuma ser encarada como uma das mais difíceis pelos candidatos, ainda mais porque possui uma única resposta correta. Ao escrever a redação, os candidatos devem demonstrar diversas habilidades, como articulação, domínio da língua portuguesa e ainda realizar uma proposta de intervenção. 

De acordo com o Inep (instituição que organiza o Enem), a maior média de notas na edição de 2021 ocorreu na prova de Matemática, seguido de Ciências Humanas, Linguagens e, por último, Ciências na Natureza. Nesta última, a média geral foi de 491,05 pontos

O mesmo ocorreu na edição de 2020, quando as médias na prova de Ciências da Natureza foram as menores entre as matérias do exame. Ou seja, de acordo com o retrospecto do candidato, trata-se da área em que são encontradas mais dificuldades. Sendo assim, vale a pena reforçar os estudos nesta matéria. 

Qual o peso de cada matéria do Enem?

Alguns meses depois da realização da prova, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) divulga as notas obtidas por cada candidato. Na página do participante, é possível visualizar tanto as notas obtidas em cada matéria da prova como a média geral do Enem. Na média geral, cada matéria possui o mesmo peso

No entanto, ao se inscrever no Sisu, muitos candidatos estranham a variação da sua nota conforme a opção de curso escolhida. Isso ocorre porque algumas faculdades estipulam pesos diferentes para algumas matérias que tenham familiaridade com a área escolhida. 

Por exemplo, quando um candidato faz a opção por um curso de Engenharia, pode ser que as suas notas em Matemática e Ciências da Natureza sejam somadas mais de uma vez na hora de calcular a média. Afinal, são matérias bastante aprofundadas nos cursos de Engenharia. No entanto, se o candidato opta por um curso de Jornalismo, a tendência é que as notas de Linguagens e Redação sejam mais valorizadas.

Desta forma, é muito importante que você pesquise se o curso e a instituição em que você pretende estudar estipulam diferentes pesos e de que forma. Ao saber como é calculada a nota, você pode intensificar seus estudos em áreas mais específicas e que podem fazer a diferença na aprovação.  

Prepare-se para o Enem com apoio da Voomp!

Falando em intensificar a sua preparação, você sabia que a Voomp tem em seu catálogo cursos preparatórios para o Enem e vestibulares? Pois é! Aqui na Voomp, você encontra diversas opções de cursos online do Stoodi que vão dar uma turbinada na sua preparação. 

No Stoodi, você conta com estudos superpersonalizados! Na plataforma, você desfruta de vantagens como a organização da sua rotina e a otimização do seu tempo. O Stoodi oferece cronogramas e sugestões de estudo semanais, de acordo com o seu avanço nas matérias.

Além disso, você também tem acesso a serviços como correção de redações, milhares de questões de provas e vestibulares e aulas gravadas que permitem que você estude onde e como quiser. Um material rico, tanto para quem tem tempo para se preparar com calma como para quem deseja dar uma revisada final antes da aplicação das provas. 

Enfim, a gente vai se despedindo por aqui e espera que você tenha tirado todas as suas dúvidas sobre como é dividida a prova do Enem. Conte com a Voomp para atingir seus objetivos, até a próxima! 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.