InícioDicasQual a nota mínima do Enem?

Qual a nota mínima do Enem?

Todos os anos, milhares de candidatos se preparam para realizar a prova do Enem em busca de uma vaga no ensino superior. A prova, realizada em todo o Brasil, mobiliza muito esforço e dedicação nos estudos entre quem busca obter uma boa avaliação e, consequentemente, a aprovação.

Contudo, além de estudar os conteúdos que caem no Enem, conhecer as características da prova e do sistema de seleção é uma parte muito importante. Através dessas informações, os candidatos podem traçar diferentes estratégias para se preparar para o exame. 

Nesse quesito, uma das principais dúvidas dos concorrentes é se existe uma nota mínima no Enem para ser aprovado. Se você também tem uma dúvida ou deseja conhecer um pouco mais sobre a prova, acompanhe a leitura do post e saiba como funciona o sistema de notas no Enem! 

Existe nota mínima para ser aprovado no Enem?

Diferentemente do que costuma ocorrer em concursos públicos, em que os candidatos devem acertar pelo menos 50% das questões para não serem eliminados, o Enem não estipula uma nota mínima. A única exceção é a prova de redação, que o candidato não pode zerar

No entanto, durante o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) os candidatos devem obter uma nota maior que o chamado ponto de corte. Ou seja, o candidato não pode ser eliminado previamente dos processos de seleção em razão da sua nota. No entanto, existe sim uma média sobre a qual os candidatos devem ultrapassar para concorrer às vagas. 

No Sisu, essa média varia a cada dia do processo seletivo. Ou seja, ela não é uma nota fixa, predeterminada em cada curso ou instituição. Alguns cursos apresentam notas de corte relativamente baixas, enquanto naqueles mais concorridos a nota mínima é maior.

Normalmente, ela vai aumentando a cada dia que passa, à medida que os candidatos vão selecionando suas opções de cursos e instituições. Desta forma, quanto maior for a nota dos candidatos inscritos em um curso, maior será a nota de corte.

É possível zerar o Enem?

Afinal, é possível tirar zero no Enem? Essa é uma curiosidade muito frequente entre os candidatos. Em suma, tirar zero nas provas objetivas do Enem é impossível, assim como obter 1.000 de pontuação. Mas por que isso ocorre?

O Enem adota o sistema de correção TRI (Teoria de Resposta ao Ítem). Nesta metodologia, as questões não possuem um valor absoluto. Elas variam de acordo com a dificuldade da questão e com o número de acertos obtidos pelos candidatos no exame. Além disso, as questões possuem alternativas corretas e outras parcialmente corretas, que contam pontos.

Desta forma, mesmo que você erre todas as questões da prova, é improvável que você zere. Nas últimas edições, os menores desempenhos nas disciplinas do Enem obtiveram notas de aproximadamente 300 pontos

Sisu, Prouni, Fies: existe uma nota média para ser aprovado?

Diversas são as formas de acesso ao ensino superior pelo Enem. Além de concorrer às vagas em instituições públicas por meio do Sisu, também é possível acessar faculdades privadas via programas federais como o Prouni e o Fies

No Prouni, os candidatos concorrem a bolsas de estudo, que podem ser parciais ou integrais, cobrindo 100% dos custos das mensalidades. Já o Fies é um programa destinado ao financiamento da faculdade. Neste caso, os alunos realizam o curso e podem realizar o pagamento após concluir a graduação, quando estiverem inseridos no mercado de trabalho. 

Mas afinal, existem notas mínimas para participar desses processos? Como já mostramos, para concorrer ao Sisu, é preciso não zerar a redação, exigência que também vale para participar dos programas Prouni e Fies. 

No entanto, os programas possuem um diferencial em relação ao Sisu. Para concorrer às vagas em instituições privadas, os candidatos devem obter uma média de notas superior a 450 pontos

Qual a nota mínima nos cursos mais concorridos do Sisu?

Com objetivo de se preparar melhor para a prova e estimar uma nota mínima para ser aprovado, muitos candidatos procuram saber quais são os pontos de corte dos cursos preferidos. Pensando nisso, preparamos uma lista com os cursos mais procurados pelos concorrentes e suas notas mínimas nas últimas edições do Enem. Confira!

  • Medicina – entre 790 e 816 pontos
  • Direito – entre 670 e 750 pontos
  • Odontologia – entre 720 e 800 pontos
  • Enfermagem – entre 660 e 770 pontos 
  • Psicologia – entre 680 e 770 pontos
  • Engenharia Mecânica – entre 620 e 780 pontos
  • Arquitetura e Urbanismo – entre 680 e 780 pontos 
  • Medicina Veterinária – entre 660 e 770 pontos 
  • Nutrição – entre 660 e 770 pontos
  • Farmácia – entre 650 e 730 pontos

Vale mencionar que esses pontuações são médias das edições anteriores do Sisu e que podem variar em edições futuras. Também é importante salientar que o mesmo curso pode ter notas mínimas bastante distintas em instituições diferentes. Neste caso, a tradição da faculdade e a concorrência na região onde ela está localizada influenciam bastante na nota de corte.

Conte com a Voomp para se preparar para o Enem!

Você sabia que pode contar com ajuda da Voomp para se preparar para o Enem da melhor forma? Isso porque, aqui você encontra diversas ofertas de cursos preparatórios online do Stoodi. Ao estudar com o Stoodi, você conta com o que há de mais eficiente na preparação para o Enem e os vestibulares.

Na plataforma, você encontra planos que dão direito a inúmeras vantagens: correção de redações, acesso a mais de seis mil aulas gravadas e mais de 30 mil exercícios são algumas delas. E a gente sabe, nada melhor para se preparar do que praticar muito, não é mesmo?

Enfim, agora que você já tirou suas dúvidas sobre a nota mínima do Enem, é hora de ir em busca de seus objetivos. Siga acompanhando nosso conteúdo e fique por dentro de tudo sobre o Enem. Dê um Voomp na sua preparação!  

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.