InícioDicasComo ser perito criminal: veja o que é necessário

Como ser perito criminal: veja o que é necessário

A profissão de perito é, sem dúvida, uma das mais intrigantes e populares nas produções de ficção. No entanto, com tantas representações, é comum que, às vezes, as pessoas possam confundir e bagunçar algumas atribuições de peritos, delegados, policiais, detetives, juízes etc. 

De certa forma, são profissões que se relacionam de alguma maneira. No entanto, cada uma possui suas competências e seus respectivos limites. No post de hoje, a Voomp compartilha com você como é o trabalho de um perito criminal e como pode fazer para se tornar um. Ficou interessado? Acompanhe a leitura!

O que faz um perito criminal?

De forma bastante direta, a grande missão dos peritos é avaliar cenas de crimes e, a partir delas, extrair o máximo de provas e informações que possam servir para a investigação. É justamente por esta razão que cenários onde ocorreram roubos, assassinatos ou acidentes devem ser preservados até a análise dos peritos. 

Normalmente, peritos criminais atuam de forma coletiva com outras categorias profissionais. Enquanto juízes analisam provas, leis, argumentos e defesas para dar uma sentença, o papel dos peritos é apenas reunir todas as evidências que compõem uma cena de crime, não tendo poder de apontar vítimas ou culpados. 

Para reunir essas provas, no entanto, o profissional da perícia deve ter um bom conhecimento sobre as técnicas de apuração de provas. Nestes procedimentos há bastante ciência envolvida. Seja para calcular distâncias e velocidades de agentes envolvidos em um crime, seja para revelar evidências que não são vistas a olho nu. 

Desta forma, além dos conhecimentos policiais, o perito criminal carrega consigo uma vasta bagagem multidisciplinar, fundamental para a execução do seu trabalho. São conhecimentos sobre química, matemática, biologia, física e diversas ciências que contribuem para a revelação de provas. 

O que é preciso para se tornar um perito criminal?

No Brasil, para se tornar um perito criminal, o candidato deve ter uma graduação concluída e ser aprovado em concurso público para o cargo. Ou seja, esta é uma carreira exclusiva do serviço público, pois está vinculada às forças policiais e judiciais do país. 

Por isso, se você deseja construir uma carreira como perito, você deve manter-se atento aos editais de concursos públicos na área. Normalmente, os concursos são promovidos por departamentos de criminalística ou polícias, tanto em nível estadual como em nível federal. 

Além de estudar bastante, é importante que você invista na sua formação. Em concursos públicos, as provas de títulos costumam ter um peso bastante importante, podendo fazer toda a diferença no resultado final. Além da graduação, cursar pós-graduações pode ser uma ótima ideia!

Por fim, é importante que você tenha o espírito e a predisposição para adquirir as habilidades necessárias para atuar como perito. Como sabemos, trata-se de um trabalho recheado de responsabilidades, que exige bastante observação, atenção aos detalhes e muito trabalho em equipe.

Qual faculdade fazer para ser perito criminal?

Como mencionamos anteriormente, os editais de concursos públicos para perito criminal exigem que o candidato possua uma graduação de nível superior. Mas afinal, qual a graduação que deve ser feita? A verdade é que não há uma resposta específica para essa pergunta, uma vez que cada edital pode fazer sua própria exigência. 

Contudo, alguns concursos não exigem uma formação em área específica, podendo o candidato ser graduado em qualquer faculdade. Neste cenário, tendo a liberdade de escolher, o ideal é que você aproveite a faculdade e escolha uma formação que se relacione com o trabalho do perito. 

Entre as principais faculdades que dialogam com o trabalho de perícia, podemos citar os cursos de Química, Direito e Criminologia. Contudo, se você deseja se preparar de vez para o cargo, uma ótima opção é fazer um curso tecnólogo de Investigação e Perícia Criminal. Apesar de ser um curso de tecnologia, a faculdade é reconhecida como curso superior, inclusive para concursos. 

Na faculdade de Perícia Criminal, você fica por dentro de vários assuntos que serão cobrados no processo seletivo e que serão muito frequentes durante a carreira de perito. Ou seja, é uma ótima maneira de você preencher um requisito e, de quebra, se preparar para exercer a função! Confira os cursos de Perícia Criminal aqui na página da Voomp

Mercado de trabalho: onde atua o perito e qual o salário?

O trabalho de peritos criminais está situado dentro das instituições públicas, de natureza policial e judicial, com objetivo de reunir provas e evidências de crimes de maior magnitude, como roubos e assassinatos. Em departamentos de investigação, o profissional tem a possibilidade de se especializar em diversos tipos de perícia criminal.

Entre algumas especialidades mais tradicionais – e até mesmo mais populares, em razão de produções de sucesso na televisão – estão a genética forense e a química forense. São duas técnicas de análise que levam em conta a presença de elementos biológicos e toxicológicos, respectivamente. 

Outro caminho que pode ser percorrido é no meio tecnológico. Uma das especialidades que mais tem crescido é a computação forense, responsável por levantar provas de indícios de crimes praticados no espaço cibernético

Fato é que, independente da especialidade, os peritos carregam consigo bastante responsabilidade e comprometimento no exercício da profissão. Por esta razão, os salários costumam ser bastante atraentes para o cargo. Em início de carreira, a média de ganhos de um perito criminal é de R$ 7.000. Com o tempo, essa média fica na faixa de R$ 9.000.

Enfim, essa é uma carreira que vale a pena, não concorda? Além de ser uma profissão desafiadora, você conta com ótimos salários e tem a oportunidade de construir uma carreira sólida e estável. 

Não perca tempo e dê um Voomp na sua carreira, vamos juntos em busca da sua realização! Até a próxima!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.9 / 5. Número de votos: 11

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.