InícioDicasO que não fazer na redação do Enem: Veja os principais erros

O que não fazer na redação do Enem: Veja os principais erros

Saber o que não fazer na redação do Enem é o ponto primordial para quem vai realizar um dos exames mais importantes na vida de um estudante. Nesse artigo você vai descobrir quais erros não cometer, como conseguir uma nota boa e como garantir a tão sonhada vaga no vestibular.

Como é feita a correção da redação do Enem

A correção da prova é baseada em competências que o Ministério da Educação (MEC) estabelece e que o candidato deve obter. Para isso, é preciso ter bem claro o que não fazer na redação do Enem, pois em uma prova tão disputada, qualquer erro pode pôr a perder todo um ano de estudos.

A nota máxima da redação é de 1.000 pontos, que são avaliados conforme as cinco competências fundamentais. Dentro de cada uma, o conteúdo é avaliado entre 0 a 200 pontos: Veja a seguir quais são elas:

  1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa
  2. Entender qual a proposta e os conceitos para criar o texto na estrutura dissertativo-argumentativo em prosa
  3. Organizar as informações e argumentos na defesa de sua tese
  4. Ter conhecimento da língua para elaborar argumentação
  5. Criar soluções para o problema exposto.

É importante lembrar que se o candidato zerar a redação, toda a prova objetiva será anulada. Por isso, é fundamental praticar bastante sobre como escrever de forma correta, concisa e coerente.

Como evitar um zero na redação do Enem

Conforme dito anteriormente, a correção da redação baseia-se em cinco competências fundamentais. Há duas formas de se prejudicar na prova. A primeira é zerar todas as competências da redação e a outra é desobedecer algumas das regras básicas, como abrir o caderno de questões, mentir no preenchimento de dados e algumas outras listadas no regulamento.

Sim, existe uma lista com regras que o aluno não pode desobedecer. Quem faz a prova tem que ficar atento a elas. Apesar de estar no edital, muitos não leem quando é publicado.

11 erros para saber o que não fazer na redação do Enem

Para ir bem na redação basta apresentar todas as cinco competências e não cometer nenhum dos 11 erros abaixo. Confira quais são eles:

  1. Afastar-se do assunto apresentado
  2. Elaborar um texto só com sete linhas, independentemente do conteúdo
  3. Ignorar os critérios de correção
  4. Utilizar muitos termos estrangeiros
  5. Escrever com letra ilegível
  6. Transcrever algum trecho do texto motivador
  7. Não acompanhar o sistema de texto dissertativo-argumentativo
  8. Desrespeitar os Direitos Humanos
  9. Deixar a redação em branco
  10. Não utilizar caneta de tinta preta
  11. Deixar parte do texto sem conexão com o tema

Ficar atento a esses erros pode lhe garantir uma nota boa na redação. Vamos detalhar alguns dos temas mais importantes.

Fugir do tema

Fugir do tema é uma das mais graves falhas que o candidato pode cometer na redação e um dos motivos que mais acarreta zero na prova. Para que isso não aconteça, é sempre bom ler o texto conforme vai se escrevendo e comparar com a lista de palavras-chave ligadas ao tema.

Ignorar os critérios de correção

Pode parecer óbvio, mas, durante o curto período de tempo disponível para elaborar a redação, acabamos nos esquecendo dos critérios de correção. Para que isso não aconteça, é importante que o candidato conheça bem as regras para não cometer erros que possam prejudicar o desempenho final.

Escrever com letra legível

Não adianta nada você escrever a redação perfeita digna de nota 1000 se o corretor da prova não entender a sua letra. Não tenha pressa, escreva com calma e tente reler o que você mesmo escreveu. Se estiver difícil, é sinal que a coisa não está legal. Lembre-se: os corretores têm de ler milhares de provas, então, se não entenderem o que está escrito, com certeza não perderão tempo tentando decifrar.

Não acompanhar o sistema de texto dissertativo-argumentativo

Nunca fuja do conceito de texto dissertativo-argumentativo que, forma resumida consiste na estrutura de introdução, desenvolvimento e conclusão do assunto, geralmente com uma opinião pessoal e uma solução. Importante: o texto deve estar em terceira pessoa, o que torna seu conteúdo mais impessoal.

Deixar parte do texto sem conexão com o tema

Todo o texto tem que estar em sintonia, seja do título ao ponto final. Portanto, não deixe com que as ideias se distanciem do tema proposto pela prova. Não adianta escrever cinco parágrafos e uma linha ficar fora do contexto.

Usar elementos gráficos não permitidos

A prova de redação avalia sua escrita, que é uma linguagem verbal representada graficamente pelo alfabeto. Portanto, tudo que for estranho à escrita, como símbolos, desenhos, rubricas, assinatura, entre outros não serão aceitos e geram motivo de anulação.

Desrespeitar direitos

A Constituição Federal nos garante direitos e deveres. Contudo, a liberdade de expressão não pode ser confundida com uma permissão para discursos que firam os direitos básicos garantidos no Artigo 5º. Fique atento se o que você está propondo ultrapassa os limites da moral e ética.

Prepare-se com a Voomp

As dicas que listamos acima devem te ajudar na revisão final dos itens relacionados à redação do Enem. Porém, se você tiver mais tempo para se preparar, recomendamos que veja os cursinhos pré-vestibular que temos em nossa plataforma. Além de contar com milhares de videoaulas e exercícios resolvidos, você tem direito a correções de redações com comentários. 

Continue acompanhando nosso blog para mais conteúdos sobre o Enem e pré-vestibular. É um prazer ter você na nossa página, aproveitando cada publicação que fizemos com muito carinho.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.