InícioDicasEnemO que é indispensável em uma redação nota mil?

O que é indispensável em uma redação nota mil?

Em grande parte dos vestibulares, a redação corresponde a grande parte da nota. Ainda, há vestibulares como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) que se o aluno zerar a redação, a sua prova é inteiramente anulada. Desse modo, você sabe o que é indispensável em uma redação nota mil?

Neste artigo, você encontrará algumas das regras solicitadas pelos vestibulares e dicas para desenvolver um bom texto. Também, iremos destrinchar em cada tópico, uma parte de uma redação nota mil do ENEM.

Vamos nessa?

Gênero textual: dissertativo-argumentativo

Sabe-se que existem na língua portuguesa, uma série de gêneros textuais. Estes, caracterizam a estrutura do seu texto e podem ser: narrativos, expositivo, descritivo, argumentativo, entre outros.

Assim, os vestibulares solicitam que o estudante realize um texto dissertativo-argumentativo. Em suma, a ideia é produzir uma dissertação onde o autor defende o seu ponto de vista através de argumentos. E, este texto obrigatoriamente tem de estar na terceira pessoa, ok?

Ainda, os argumentos expostos devem ter credibilidade científica. Desse modo, ao longo da construção textual, a construção dos seus argumentos devem ser construídas em dados fatídicos e comprovados pela ciência, bem como vindos de artigos, reportagens ou livros.

Também, discorrer argumentos que violem os direitos humanos gera a anulação imediata da redação, e por consequência, da prova. Ou seja, apoiar condutas racistas, machistas, xenófobas, regimes ditatoriais e outras violências, é absolutamente proibido.

Por fim, para aproximar-se de uma redação nota mil, usar de citações e dados científicos, como percentuais e outros números, é muito bem-visto pela banca. Uma forma de sofisticar e oficializar os seus argumentos, é relacioná-los com citações de autores e cienticistas renomados, bem como dados estatísticos de instituições importantes como o IBGE ou o Inpe.

Exemplo de citação em redação nota mil (ENEM)

O blog Imaginie mostrou-nos alguns exemplos de redações nota mil dos últimos anos. Desse modo, o exemplo a seguir corresponderá a um pequeno trecho de uma redação do ano de 2013 em que o tema era “Os efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil”. Confira abaixo como a estudante usou com maestria alguns dados de credibilidade científica:

“De acordo com uma pesquisa feita pelo IBPS, com dados do Rio de Janeiro, 97% da população aprova o uso de bafômetros na fiscalização, e com dados do DATASUS, aconteceu uma queda de 6,2% na média nacional de mortes desde a implantação da lei. Pela interpretação dos índices percebe-se que a população já está conscientizada sobre a gravidade do problema embora a média da redução das vítimas fatais ainda esteja baixa”.

E, após associar todos os seus argumentos posteriores com os dados acima, a estudante seguiu para o parágrafo conclusivo.

Uso obrigatório da norma culta

Uma das obrigatoriedades das redações nos vestibulares, é o uso da norma culta. Mas, afinal, você sabe o que é a norma culta? Ainda, sabe como usá-la?

Antes de mais, saiba que a norma culta é um padrão linguístico que corresponde a um alto nível de escolaridade. Esta, compreende o uso correto das normas gramaticais, bem como a acentuação correta e é claro, gírias e expressões informais não estão inclusas na norma culta da língua portuguesa.

Então, para dominar a norma culta, tem de ser um leitor ávido e um dedicado estudante de gramática. A dica é: faça bom uso das obras literárias solicitadas pela banca. Seja analítico no decorrer da sua leitura e perceba as palavras utilizadas pelos autores, assim como a forma em que estão dispostas nas frases.

Por fim, veja mais um trecho da redação que destacamos acima e analise, atenciosamente, as palavras utilizadas pela vestibulanda:

“Primeiramente, deve-se entender que a medida destinada ao governo tomar já está sendo colocada em prática. Além da implantação da lei. Milhares de etilômetros foram adquiridos e, de maneira geral, a fiscalização ocorre corretamente”.

Coesão e coerência

A princípio, entendo que você pode estar achando o título deste tópico bastante óbvio. Mas não se engane, muitos vestibulandos pecam neste aspecto. Assim, decifraremos como a coesão e a coerência te aproximarão de uma redação nota mil.

A coesão usa de ferramentas e mecanismos que conectam as frases e parágrafos do seu texto. A ideia é, não só conectar as frases, mas também os parágrafos.

Neste contexto, usam-se as chamadas palavras de transição ou conectivos. Estas palavras, além de mostrarem para a banca que você sabe o que está fazendo, dão sentido e conexão aos seus argumentos.

Assim, vejamos abaixo um trecho da redação mencionada anteriormente:

“Primeiramente, deve-se entender que a medida destinada ao governo tomar já está sendo colocada em prática. Além da implantação da lei. Milhares de etilômetros foram adquiridos e, de maneira geral, a fiscalização ocorre corretamente”.

Neste trecho, a estudante usou de um conectivo de introdução, para iniciar a argumentação sobre o texto.

“Conclui-se, então que a parte mais difícil já está feita: as pessoas estão conscientizadas do problema. Agora, cabe aos estados e aos municípios o desenvolvimento de medidas criativas (como a repulsão magnética implantada em um copo ao beber e dirigir no RJ) que lutem energicamente contra a embriaguez no volante, para que assim, ao contrário do que o filósofo Sartre afirmava, o inferno deixe de ser os outros, os quais não sabem usufruir da sua liberdade. E, de quebra, se possa viver em um país livre de atitudes inconsequentes.”

Neste último parágrafo, a vestibulanda pontuou que concluiria as suas ideias iniciando com um conectivo de conclusão. Também, usou os conectivos “agora” e “e” para retomar as ideias e adicionar novas informações.

Portanto, a dica é: invista no uso de conectivos. Uma banca feliz aproxima o aluno de uma redação nota mil e por consequência, o ingresso na faculdade.

Querido leitor, hoje finalizamos a nossa conversa aqui. Mas, não deixe de nos avaliar e conferir outras matérias muito legais. Inclusive, aqui vai indicação de artigo: como funciona a pontuação do ENEM.

Até logo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.