InícioDicasFaculdades que aceitam a nota do Enem para matrícula

Faculdades que aceitam a nota do Enem para matrícula

A chegada do momento de prestar vestibular e Enem é sempre uma etapa que desperta muitas dúvidas nos candidatos. Afinal, boa parte realiza as provas pela primeira vez e recém começa a trilhar os primeiros passos da carreira profissional.

Neste cenário, algumas perguntas são bastante comuns. Qual curso escolher? Como se preparar para a prova da melhor maneira? Como funciona a nota do Enem? Outra dúvida bastante frequente é: que faculdades aceitam a nota do Enem como forma de ingresso? E, é sobre isso que vamos tratar nesse post.

E aí, está afim de tirar suas dúvidas? Acompanhe o conteúdo que a Voomp preparou para você e descubra quais são as suas possibilidades de estudo! 

Quais faculdades aceitam a nota do Enem?

A partir de 2009, quando o Enem teve uma grande reformulação no MEC, o exame foi ganhando proporções maiores e passando a ser utilizado por diversas instituições de ensino no Brasil, especialmente faculdades públicas. Com uma prova padrão aplicada em todas as regiões do país, os candidatos encontram diversas opções de faculdades para se inscrever.

Sendo assim, existem alguns tipos de forma de ingresso nas universidades. Algumas delas optam por destinar apenas uma cota de vagas para serem preenchidas com notas do Enem. É o caso da USP e da UNESP, por exemplo. Nessas duas instituições, a reserva de vagas para o Enem representa a minoria, sendo o vestibular o principal meio de acesso. 

Por outro lado, existem instituições que reservam 100% das vagas para candidatos que realizaram o Enem. Neste caso, a forma de ingresso ocorre através do Sisu, que ocorre duas vezes ao ano, uma em cada semestre. No Sisu, você encontra faculdades espalhadas por todo o Brasil, tanto nas capitais como em cidades do interior.

Confira algumas das principais faculdades do país que aceitam a nota do Enem!

  • Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Universidade Federal de Minas Gerais
  • Universidade Federal do Ceará
  • Universidade Federal Fluminense
  • Universidade Federal de Santa Catarina
  • Universidade Federal do Amazonas
  • Universidade Federal da Bahia
  • Universidade Federal de São Paulo
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Enfim, a lista é enorme e esses são apenas alguns exemplos, mas dá pra perceber que existem faculdades espalhadas por todo o Brasil que aceitam a nota do Enem!

É possível utilizar a nota do Enem para estudar em universidades privadas?

Muito se fala da utilização do Enem para ingressar em universidades públicas. Mas afinal, também é possível ingressar em instituições privadas? A resposta é sim! Contudo, a metodologia de ingresso é um pouco diferente. Neste caso, o ingresso não ocorre através do Sisu, mas sim por programas ou direto no processo seletivo da instituição.

Para pessoas de baixa renda, o MEC oferece dois programas que permitem a matrícula em faculdades privadas com a nota do Enem: o Programa Universidade Para Todos (PROUNI) e o Programa de Financiamento Estudantil (FIES). São programas que visam conceder bolsas de estudo e permitir que alunos financiem suas mensalidades.

Além do PROUNI e do FIES, é possível encontrar diversas instituições de natureza privada que aceitam a nota do Enem como forma de ingresso. Confira a lista com algumas das faculdades!

  • Faculdade Anhanguera
  • Faculdade Pitágoras
  • Faculdade Unopar
  • Faculdade Unic
  • Faculdade Unime
  • Faculdade Uniderp

Você sabia que pode encontrar todas essas instituições aqui na Voomp? Conheça as graduações ofertadas por essas faculdades e comece a estudar com a sua nota do Enem!

Como utilizar a nota do Enem para entrar em uma faculdade?

A nota do Enem é dividida em cinco partes. Quando o MEC divulga o resultado das avaliações, são liberadas as notas de cada uma das quatro ciências avaliadas no exame mais a redação. A média entre todas as notas obtidas é considerada a sua nota total, que será utilizada para concorrer às vagas nas faculdades.

No Sisu, durante os dias em que as inscrições estão abertas, os candidatos devem selecionar a instituição de ensino e a graduação de sua preferência. Dia após dia, a classificação é atualizada conforme as inscrições vão acontecendo.

Vale destacar que, de acordo com o curso selecionado, algumas notas podem ter maior ou menor peso. Por exemplo, os cursos da área da tecnologia costumam atribuir mais peso às notas obtidas na prova de matemática do Enem. Portanto, é comum que a sua nota fique alternando conforme a opção definida. 

Após selecionar a primeira e a segunda opção e as inscrições encerrarem, é hora de aguardar a divulgação do resultado. Já para as faculdades privadas, você deve ficar atento aos processos seletivos que cada instituição abre e ler com atenção os critérios de utilização da nota do Enem.

Vale a pena fazer o Enem?

Não há dúvidas sobre o quão importante é o Enem. Atualmente, é considerado o maior vestibular do país, integrando diferentes faculdades, territórios e estudantes. Ao realizar a prova, você se candidata a uma vaga em universidades de todo o país, além de ter a chance de selecionar uma segunda opção de carreira caso a primeira não dê certo.

Fora as oportunidades no Brasil, o Enem pode ser uma ponte para você estudar no exterior, sabia disso? Diversas universidades estrangeiras possuem convênios com o Ministério da Educação e utilizam a nota do Enem para aceitar estudantes brasileiros. Bacana, né?

Ou seja, vale a pena investir na sua preparação e encarar a prova do Enem. Aqui na Voomp, acreditamos em você e somos seus aliados na busca pelos seus objetivos. Siga acompanhando nossos posts e vamos juntos em busca da transformação. Até a próxima!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.