InícioGraduaçãoGestão AmbientalFaculdade de Gestão Ambiental: saiba como é o curso

Faculdade de Gestão Ambiental: saiba como é o curso

Mais do que nunca, a questão ambiental tem sido debatida por diversas lideranças mundiais. Em busca de soluções sustentáveis e ecológicas para o desenvolvimento da sociedade, o assunto tem estado em alta e é cada vez mais priorizado por empresas e entidades civis. 

Se você tem interesse ou deseja saber um pouco mais sobre como é a faculdade que prepara profissionais para atuar com Gestão Ambiental, você está no lugar certo! Confira a seguir como é o curso, o que é ensinado e como atuar na área! 

Como é o curso de Gestão Ambiental?

A faculdade de Gestão Ambiental pode ser cursada como tecnólogo, ou seja, uma formação de nível superior que visa capacitar seus alunos por meio de conhecimentos práticos e indispensáveis para o mercado de trabalho. Um pouco diferente do que ocorre em cursos de bacharelado, em que os alunos trabalham com questões de pesquisa acadêmica.

Entre as habilidades desenvolvidas ao longo da graduação, destacam-se o gerenciamento de recursos ambientais, a promoção de técnicas de desenvolvimento sustentável e o diagnóstico de problemas e soluções ambientais.

Para aflorar essas habilidades, os alunos encontram uma formação ampla sobre questões relacionadas à preservação ambiental, como legislações, políticas públicas, monitoramento e prevenção de desastres. São conhecimentos que permitem ao profissional realizar vistorias e emitir pareceres técnicos, necessários em diversos procedimentos.

Entre as principais características do profissional da área estão a aptidão para trabalhar com elementos da natureza, ter interesse por meio ambiente, ecologia e promoção de ações de sustentabilidade

Como funciona o curso Gestão Ambiental nas modalidades EAD e semipresencial?

Além da modalidade presencial, o curso de Gestão Ambiental pode ser realizado nas modalidades EAD e semipresencial, em que o aluno não tem a necessidade de frequentar a instituição de ensino para assistir às aulas.

Dessa maneira, a formação ocorre de forma online, em que o aluno acessa vídeo aulas, conteúdos didáticos e avaliações por meio da plataforma de ensino disponibilizada pela instituição. Essa característica dos cursos não presenciais permite ao aluno estudar com maior flexibilidade de horários e lugares, ideal para quem tem pouca disponibilidade de tempo.

Contudo, isso não significa que o curso de Gestão Ambiental a distância é mais fácil do que o presencial. É preciso ter assiduidade e cumprir com todos os requisitos que a faculdade exige. Se você ficou interessado, pode conferir algumas opções de graduação em Gestão Ambiental EAD e semipresencial aqui na Voomp! 

Quais são as principais matérias da faculdade de Gestão Ambiental?

Assim como ocorre em diversos cursos de graduação, a faculdade de Gestão Ambiental costuma ter suas matérias classificadas em dois núcleos de conhecimento. O primeiro, formado por matérias introdutórias, que formam a base do conhecimento na área, e o segundo, composto por aquelas mais práticas e aplicadas

Com isso, o profissional da área aprende diversas matérias relacionadas à questão ambiental, como gestão, economia, preservação e recuperação de áreas degradadas. Entre as subáreas mais estudadas estão a geologia, a hidrografia e a ecologia

O curso também prevê o estudo de conteúdos de tecnologia aplicados à gestão ambiental, proporcionando uma formação bastante atualizada e moderna para seus egressos. Veja algumas das matérias presentes na grade curricular do curso de Gestão Ambiental:

  • Cartografia e Geoprocessamento Ambiental
  • Ecologia e Biodiversidade
  • Economia Ambiental
  • Educação Ambiental
  • Fundamentos da Geomorfologia e Geologia
  • Gestão Ambiental
  • Legislação e Direito Ambiental
  • Planejamento de Áreas Urbanas e Rurais
  • Projetos Ambientais
  • Química Ambiental
  • Recuperação de Áreas Degradadas
  • Recursos Hídricos
  • Recursos Naturais e Fontes de Energia
  • Tecnologias Aplicadas ao Meio Ambiente

Quanto tempo dura a faculdade de Gestão Ambiental?

O tempo de duração do curso costuma estar associado ao tamanho da sua grade curricular e o modo como a instituição de ensino realiza o guia de percurso. Na modalidade de tecnólogo, o conteúdo geral costuma ser um pouco mais compacto do que os de bacharelado, fazendo com que a faculdade dure um pouco menos. 

É o caso da faculdade de Gestão Ambiental, que tem duração média de 6 semestres. Ao longo desses 3 anos, os alunos são capacitados para enfrentar os principais desafios profissionais de forma prática, eficiente e com as principais habilidades exigidas pelo mercado. 

Quanto custa a faculdade de Gestão Ambiental?

Fazer as contas antes de realizar sua matrícula em uma faculdade é sempre muito importante. Assim, você pode se organizar melhor e fazer sua graduação numa boa. Por um bom tempo, se acreditou que para isso era necessário construir uma grande poupança para arcar com os custos. 

No entanto, existem opções de formação que são bastante em conta, tanto nas mensalidades como nos materiais necessários para se capacitar. O curso de Gestão Ambiental é um deles. A média de preços na modalidade EAD, por exemplo, fica entre R$ 100 e R$ 250

Vale ressaltar que nem sempre preço alto é sinônimo de melhor qualidade. Existem ótimas instituições que oferecem o curso de Gestão Ambiental com preços bem acessíveis.

Mercado de trabalho: onde atuar na área de Gestão Ambiental?

O profissional com formação em Gestão Ambiental é habilitado para atuar em diversos tipos de organizações. Seja em empresas, que buscam formas de se adequar à legislação ou promover a sustentabilidade, seja em organizações civis que lutam pela preservação ambiental. 

Dessa forma, o profissional pode trabalhar tanto no setor público como no privado. Na indústria, no comércio e em empresas mineradoras, busca elaborar estratégias para adequar os serviços às normas de proteção ambiental. Na área de tecnologia, pode se especializar em geoprocessamento, área diretamente ligada à construção civil e ao agronegócio.

Já em instituições públicas, gestores ambientais cumprem um papel muito importante na elaboração de estratégias de preservação do meio ambiente, como projetos de planos diretores e implantação de políticas públicas.

Enfim, a profissão de gestor ambiental pode ser bastante desafiadora, mas, ao mesmo tempo, bastante recompensadora. Isso não apenas pela parte financeira, mas pelo importante papel social que os profissionais da área cumprem. E aí, gostou de conhecer essa carreira? Fique ligado na Voomp para saber mais sobre cursos de graduação! Conte com a gente para dar o próximo passo na sua carreira. Até a próxima!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.