InícioPós-graduaçãoNeuropsicologiaSaiba como é a pós-graduação em Neuropsicologia

Saiba como é a pós-graduação em Neuropsicologia

A Neuropsicologia é um campo de atuação que coloca em diálogo duas ciências diferentes: a psicologia e a neurologia. Enquanto a primeira se ocupa de questões relacionadas aos comportamentos humanos condicionados por fatores mentais, a neurologia se detém à análise de fatores relacionados ao sistema nervoso. 

Na Neuropsicologia, essas duas abordagens são relacionadas a fim de promover o desenvolvimento cognitivo dos pacientes e evitar com que haja perda de capacidade de aprendizagem, de coordenação motora e outros fenômenos que prejudiquem o dia a dia.  

O Neuropsicólogo é o profissional capaz de auxiliar neurologistas, psicólogos e psiquiatras a fazerem diagnósticos mais precisos e propor tratamentos mais eficazes.

Tendo em vista que muitas vezes os diagnósticos de problemas relacionados à neuropsicologia possuem uma certa complexidade, é necessário que os profissionais deste campo sejam especialistas no assunto e que possuem a capacitação adequada para realizar avaliações precisas.

No post de hoje, você verá como é o curso que fornece essa capacitação tão importante aos profissionais. Saiba como é a pós-graduação em Neuropsicologia!

Neuropsicologia: como é a pós-graduação?

O curso de pós-graduação em Neuropsicologia tem como principal objetivo a formação de profissionais especialistas em questões neuropsicológicas, de modo que tornem-se aptos para realizar avaliações e diagnósticos frente aos mais diversos tipos de públicos, independente de sexo ou faixa etária. 

Para que isso seja possível, o curso promove uma abordagem teórica e prática aprofundada sobre questões relacionadas aos aspectos cognitivos, comportamentais, mentais e emocionais. São fundamentos tanto da Psicologia como da Neurologia e que auxiliam na avaliação de transtornos manifestados em pacientes. 

Deste modo, a pós-graduação em Neuropsicologia também busca apresentar aos alunos uma visão ampla sobre o funcionamento do cérebro, suas possíveis disfunções e os distúrbios que podem ser causados a partir dele. 

Ao concluir a pós-graduação, espera-se que o profissional reúna as credenciais necessárias para realizar testes, observações e avaliações que indiquem eventuais distúrbios no desenvolvimento neuropsicológico, devendo encaminhar o tratamento mais adequado. Por fim, o profissional deve ser atencioso, demonstrar empatia, humanidade, ética e pensamento crítico. 

EAD: saiba como é o curso de Neuropsicologia nesta modalidade

Afinal, existe muita diferença entre cursos nas modalidades presencial e EAD? Essa é uma pergunta muito comum na hora de escolher de que forma estudar. Sim, existem algumas diferenças de metodologia, no entanto, a certificação de ambos os cursos possui o mesmo valor.

No EAD, a principal diferença está no fato de o curso ser totalmente online. Ou seja, não é necessário frequentar a sua instituição de ensino e todas as atividades ocorrem pela internet. Isso inclui o acesso às videoaulas, aos conteúdos didáticos, aos livros e aos canais de conversa com os tutores. 

Por não exigir a presença do aluno na instituição, o EAD possibilita mais flexibilidade e autonomia para estudar, o que é muito interessante para quem busca se aprimorar e possui pouco tempo disponível para se locomover. 

Achou interessante? Na Voomp, você pode começar a estudar Neuropsicologia a distância agora mesmo! Não deixe de conferir.

Neuropsicologia: quais são as matérias estudadas na pós?

As matérias da pós em Neuropsicologia fornecem aos profissionais o estudo sobre os principais aspectos cognitivos do ser humano. Neste sentido, são abordadas questões relacionadas à memória, à coordenação motora, à linguagem, ao raciocínio e aos comportamentos.

Além do aprofundamento em torno dos eventuais sintomas de distúrbios neuropsicológicos, as matérias visam fornecer ao profissional conhecimento acerca das técnicas de avaliação de pacientes, o que exige conhecimento acerca dos principais sintomas e de doenças como Alzheimer e Parkinson, por exemplo. 

  • Neurociências e o processo de aprendizagem
  • Psicomotricidade e desenvolvimento motor 
  • Inteligência e funções executivas: aspectos teóricos e instrumentos de avaliação
  • Linguagem: aspectos teóricos e instrumentos de avaliação
  • Habilidades visuoespaciais, praxias e gnosias: aspectos teóricos e instrumentos de avaliação
  • Neuropsicologia da infância e adolescência
  • Bases morfológicas e funcionais do sistema nervoso 
  • Atenção, memória e aprendizagem: aspectos teóricos e instrumentos de avaliação 
  • Neuropsicologia

Quanto custa a pós-graduação em Neuropsicologia?

O preço de uma pós-graduação sempre pode variar conforme a instituição de ensino. Entre os fatores que mais influenciam na variação de preços estão a modalidade de ensino, a qualidade do corpo docente e as vantagens oferecidas por cada instituição, como o acesso à biblioteca.

Contudo, é possível cursar a pós-graduação em Neuropsicologia em ótimas faculdades e com preços que cabem no seu orçamento. Aqui na Voomp, você pode começar a estudar com mensalidades a partir de R$ 100 e ainda contar com uma série de vantagens oferecidas pelas instituições parceiras.  

Neuropsicologia: saiba qual a duração da pós-graduação

A pós-graduação em Neuropsicologia dura em média de 6 a 10 meses, tempo que pode mudar de acordo com a maneira com que a instituição de ensino constrói a grade curricular. Em horas, a média do curso fica entre 350h e 400h

Para concluir e adquirir o certificado, é preciso ser aprovado nas atividades de cada matéria, não sendo obrigatória a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso, o  famoso TCC. 

O profissional com formação em Neuropsicologia pode atuar de diferentes formas. Contudo, é comum que maior parcela dos profissionais encaminhem-se para a atuação clínica, que promove a avaliação, o tratamento e a recuperação de pacientes que enfrentam dificuldades cognitivas e prejuízos neurológicos. 

Além da área clínica, outra possibilidade que tem crescido neste campo é a de desenvolver pesquisas. A Neuropsicologia ainda é uma ciência em desenvolvimento e que a todo momento busca realizar novas descobertas e aprimorar os tratamentos de pacientes. Neste caso, tanto institutos privados como universidades são espaços interessantes.

Enfim, esperamos que tenha tirado suas dúvidas sobre como funciona a pós-graduação em Neuropsicologia e que este post possa ajudar você a dar o seu próximo passo na carreira. Dê um Voomp! 

Até mais.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.