InícioPós-graduaçãoSaúde Pública com ênfase em Saúde da Família: saiba como é a especialização

Saúde Pública com ênfase em Saúde da Família: saiba como é a especialização

A Saúde Pública é a área responsável por garantir o acesso universal e irrestrito da população às medidas de prevenção, controle e tratamento de doenças. Ou seja, uma área cujo grande objetivo é o bem-estar geral da sociedade e que possui no poder público o seu grande financiador e responsável pela efetivação dos direitos relativos à promoção da saúde. 

Entre as principais atribuições da saúde pública está a saúde da família, um conjunto de ações que visam fornecer atendimento básico através de postos de saúde. São unidades situadas em bairros e comunidades distribuídas pela cidade, aumentando o alcance dos serviços de saúde para a população.

No post de hoje, falaremos sobre como é a formação especializada de profissionais que atuam nesta área. Continue com a gente até o fim e saiba como é a pós-graduação em Saúde Pública com ênfase em Saúde da Família

Conheça o curso de Saúde Pública com ênfase em Saúde da Família!

Focado nas principais práticas de gestão com foco na saúde, o curso de Saúde Pública com ênfase em Saúde da Família busca capacitar profissionais para que possam atuar na promoção da eficiência e na abrangência dos serviços públicos de saúde. 

Deste modo, a especialização em Saúde da Família é voltada especialmente para profissionais formados nas áreas de saúde, serviço social, gestão ou trabalhadores do serviço público. Nesta pós-graduação multidisciplinar, os conteúdos giram em torno de questões de Direito, de boas práticas de gestão e da promoção de estrutura para o atendimento à saúde das famílias brasileiras. 

Assim, além de se aprofundar no funcionamento dos sistemas públicos de saúde nos níveis federal, estadual e municipal, o curso oferece uma ampla visão sobre os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e os profissionais desenvolvem a capacidade de tomar decisões estratégicas com vista à garantia da saúde coletiva.

Ou seja, a especialização de Saúde Pública com ênfase em Saúde da Família é um curso que promove uma grande imersão do aluno no entendimento do funcionamento da máquina pública na área da saúde, conhecendo políticas públicas, potencialidades e limites da atuação do Estado.

Como é a especialização de Saúde Pública com ênfase em Saúde da Família a distância?

A inovação e o desenvolvimento de equipamentos de tecnologia tornou a modalidade de ensino a distância (EAD) uma ótima alternativa para quem busca construir uma carreira sólida. Sem ter a necessidade de frequentar presencialmente uma instituição de ensino, é possível realizar cursos de ótima qualidade e que habilitam você para ocupar cargos que exigem certo nível de qualificação.

Em relação aos cursos presenciais, a principal diferença está no modelo de ensino, que ocorre através de plataformas virtuais. No ambiente virtual de aprendizagem, o aluno acessa materiais didáticos, aulas, pode consultar tutores e realiza todas as atividades previstas na especialização. 

No marketplace Voomp, você encontra o curso de Saúde Pública com ênfase em Saúde da Família na modalidade EAD. Saiba mais sobre este curso

Saúde da Família: quais são as matérias do curso?

As matérias do curso de Saúde da Família são baseadas na conexão entre gestão e a área da saúde coletiva. Assim, boa parte dos conteúdos estudados dizem respeito às técnicas e ferramentas de gestão, como a utilização de plataformas de gerenciamento, o conhecimento dos princípios da Administração Pública e das leis que regem o sistema de saúde público.

Por outro lado, as matérias também possuem enfoque em questões relacionadas ao sistema público de saúde, ao estudo das características da população, suas principais demandas de saúde e a universalização do acesso aos serviços.  

Confira a seguir como são as matérias que compõem a grade curricular do curso de Saúde da Família na Ampli:

  • Administração Pública: aspectos conceituais e constitucionais
  • Biossegurança
  • Consolidação da Sociedade, Exclusão e Direitos Humanos
  • Saúde Coletiva
  • Formação Integral em Saúde
  • Auditoria em Saúde
  • Gestão de Custos no Setor Público
  • Estratégia da Saúde da Família
  • Negociação e Gestão de Conflitos

Duração do curso e valores: saiba como é no curso de Saúde Pública

A pós-graduação em Saúde Pública com ênfase em Saúde da Família é uma pós lato sensu, o que significa que sua proposta é ser um curso profissionalizante de curta duração, de modo que os alunos possam atuar no mercado de trabalho em alto nível logo em seguida.

Desta forma, a duração média dos cursos costuma ser de seis a 12 meses, o que pode depender da instituição de ensino e do modo como ela planeja sua grade curricular.  Na Ampli, instituição parceira da Voomp, a duração do curso é de oito meses.

Quanto ao preço da especialização, a boa notícia é que cursos mais curtos e na modalidade EAD tendem a ser mais acessíveis, uma vez que o custo de operação não é tão alto. Nesta modalidade, você encontra o curso na Voomp a partir de R$ 220 mensais

Quais são as oportunidades profissionais nesta área?

O profissional que conclui a especialização em Saúde da Família pode ser encaminhado, tanto para o setor público, como para o setor privado, através da realização de parcerias com municípios, estados e União. 

De forma geral, sua atuação ocorre em torno das instituições públicas, que são as responsáveis pela garantia das políticas de assistência à saúde da família. É onde o profissional irá aplicar todo o seu conhecimento de gestão, administração de recursos e planejamento estratégico com foco na promoção dos serviços de saúde. 

E aí, o que você achou desta especialização? Obrigado pela companhia até aqui. Continue acompanhando o blog Voomp para ficar por dentro de tudo sobre cursos de pós-graduação e ir em busca da sua realização. Até mais!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.