InícioPós-graduaçãoDireito AmbientalDireito Ambiental: veja como é a pós-graduação

Direito Ambiental: veja como é a pós-graduação

Em todo o mundo, cada vez mais a questão ambiental gera debates e mobiliza lideranças em busca de soluções para um desenvolvimento sustentável da sociedade. Neste cenário, a criação de leis que visam proteger o meio ambiente de ações predatórias tem sido um elemento muito importante, o que torna o Direito Ambiental uma das principais áreas do Direito atualmente. 

Por isso, muitos profissionais que atuam com ações de sustentabilidade têm buscado se especializar na questão jurídica, o que vai muito além de bacharéis em Direito. Afinal, trata-se de uma das principais ferramentas de defesa da natureza

A seguir, vamos compartilhar com você um pouco mais sobre como funciona a especialização em Direito Ambiental. Então, continue com a gente e fique por dentro desta importante pós-graduação.

Direito Ambiental: como é a pós-graduação?

A pós em Direito Ambiental tem como principal atribuição a preparação técnica e intelectual de profissionais que irão atuar junto às questões jurídicas que envolvem o meio ambiente e sua proteção. Ou seja, a legislação ambiental é o principal objeto de estudo nesta especialização.

No curso, os profissionais aprimoram-se a partir de debates teóricos e da análise de casos práticos envolvendo Direito e Meio Ambiente. Uma das principais características dessa especialização é multidisciplinaridade, uma vez que são trabalhados aspectos da biologia, geografia, sociologia e seus diálogos com as ciências jurídicas.

Entre as principais habilidades que o curso desenvolve em seus alunos, podemos destacar o domínio sobre a legislação ambiental e a promoção de ações de conservação de recursos naturais.  Além disso, a capacidade de fiscalizar atividades e propor medidas que se adequem às boas práticas ambientais também marcam a formação nesta especialização. 

Por fim, o curso é destinado para diversas categorias profissionais. Além dos bacharéis em Direito, que compõem o principal público-alvo da formação, profissionais de áreas como Gestão, Biologia, Agronomia e Engenharia podem fazer ótimo proveito da pós, conforme suas aspirações profissionais. Para cursar, é preciso ser formado em curso de nível superior, seja bacharelado ou tecnólogo.

EAD: saiba como é o curso de Direito Ambiental nesta modalidade

Muita gente se pergunta sobre como funcionam os cursos de pós-graduação a distância. Apesar de não serem uma novidade, a revolução tecnológica permitiu um acréscimo de qualidade e ferramentas de ensino, tornando os cursos EAD uma ótima opção para quem deseja estudar. 

Em relação aos cursos presenciais, vale destacar que a certificação tem o mesmo valor. No entanto, no curso de Direito Ambiental EAD, você poderá acessar todos os conteúdos de forma online, através da plataforma virtual da sua instituição de ensino. Isso inclui aulas, materiais didáticos, avaliações e muito mais.

Se você busca mais flexibilidade e a possibilidade de estudar onde e como quiser, o curso de Direito Ambiental à distância é uma ótima oportunidade para você crescer profissionalmente. Em nossa plataforma de cursos, você encontra diversas opções de cursos de Direito Ambiental EAD, confira!

Direito Ambiental: quais são as matérias do curso?

Através das matérias do curso de especialização em Direito Ambiental, os profissionais ficam a par dos principais desafios do desenvolvimento sustentável, da preservação dos recursos naturais e as principais normativas sobre meio ambiente, como a Constituição Federal, a Política Nacional de Meio Ambiente e o Código Florestal.

Entre os temas abordados nos módulos do curso, estão questões de Direito Penal Ambiental, legislações regionais, Gestão Ambiental, Direito Internacional, Ecologia e a construção de iniciativas públicas e privadas que promovam a segurança ambiental.

Para que você saiba mais sobre as matérias, listamos as disciplinas que fazem parte da grade curricular do curso de Direito Ambiental da Ampli:

  • Desenvolvimento Sustentável – cenários e desafios
  • Ecologia e Sustentabilidade
  • Legislação e Direito Ambiental
  • Direito do Estado
  • Direitos Humanos e Cidadania
  • Direito Internacional
  • Planejamento Urbano e Ambiental
  • Logística Reversa

Preço e duração: saiba mais sobre a pós-graduação em Direito Ambiental?

Além de conhecer o que você irá estudar neste curso, também é importante estar por dentro do tempo que você levará para concluir seus estudos e qual o tamanho do investimento. Assim, você pode se preparar para fazer uma pós-graduação da melhor maneira possível.

Tanto o preço como a duração do curso podem variar conforme a instituição de ensino em que você estuda. Alguns fatores que influenciam no preço são a modalidade de ensino, a região em que a faculdade está situada e o corpo docente

No entanto, é possível estabelecer uma média, que fica entre R$ 200 e R$ 300 em cursos EAD. Em nossa plataforma, as instituições parceiras da Voomp oferecem testes gratuitos para que o aluno conheça como é a dinâmica do curso antes de efetivar o investimento. Assim, você pode estudar com total confiança de que o curso está à altura dos seus objetivos. 

Quanto à duração, a média de tempo da pós-graduação em Direito Ambiental é de um semestre, podendo variar conforme a instituição elabora a sua grade curricular. Na Ampli, por exemplo, a duração do curso é de cinco meses e a carga horária é de 440h de aula

Por que fazer uma pós-graduação em Direito Ambiental?

Atuar junto às questões ambientais requer, entre outras habilidades, um pleno conhecimento da legislação referente ao tema e um apurado senso crítico. É justamente isso que o profissional irá desenvolver ao longo da especialização em Direito Ambiental: habilidades técnicas e comportamentais

Com a especialização concluída, o profissional estará apto para acompanhar a elaboração de contratos, contribuir com procedimentos de licenciamento ambiental, bem como assessorar empresas e indivíduos em questões que envolvam a adequação às normas de preservação ambiental.

A formação fornece o conhecimento necessário para que o profissional atue na advocacia, em processos judiciais que envolvam infrações e crimes ambientais.

Enfim, como podemos ver, trata-se de uma especialização que pode expandir o seu horizonte profissional de muitas formas. Conte com a gente e dê um Voomp na sua carreira agora mesmo

Obrigado por acompanhar nosso conteúdo, a gente se reencontra em breve. Até mais!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.