InícioCursos LivresMétricas Ágeis: O que são e como utilizá-las

Métricas Ágeis: O que são e como utilizá-las

As métricas ágeis trazem clareza com relação ao rendimento das equipes em seus mais diversos tipos de gestão de projetos, bem como setores. Saiba mais como é possível, não apenas analisar a saúde do processo, como também registrar dados históricos para o futuro.

O que são métricas ágeis?

Estas métricas, ao contrário dos KPIs tradicionais, focam nos resultados em vez de mirar na produção, afinal de contas, com elas fica mais fácil não só entender como melhorar os fluxos de trabalho dentro de uma equipe, mas também melhorar a sua atuação.

As métricas ágeis, em suma, são dados medidos que podem ajudar no processo de tomada de decisão para alcançar um resultado. Além disso, elas devem também apontar para a melhoria contínua. Em outras palavras, facilitar ações por meio de dados.

Fases envolvidas

De acordo com o livro “Métricas Ágeis”, escrito por Raphael Albino, diretor de operações da Plataformatec, além da análise do processo de desenvolvimento de uma equipe, há ainda outras etapas para criar um processo ágil. Confira quais são:

  • A importância de analisar o trabalho em progresso;
  • Identificar o tempo para a entrega de uma demanda;
  • Medir o número de entregas de uma equipe;
  • Analisar a evolução do escopo e projetar prazos de entrega.

Adotar um método para coletar e registrar essas métricas, de fato, ajuda as equipes não só identificar falhas, mas também melhorias no processo, que por fim melhoram a satisfação do cliente, como também agregam mais valor ao produto.

Como funcionam?

Cada uma das métricas ágeis têm abordagens diferentes, entretanto, no fim das contas o objetivo é o mesmo, ou seja, a melhoria contínua a partir dos dados obtidos por meio das métricas. Como resultado, gerar valor tanto para o produto, como para a equipe.

Diferentes classes

Os times ágeis nos dias de hoje usam diferentes tipos de métricas que se dividem em algumas famílias, no entanto, vale lembrar que elas apenas funcionam quando usadas de forma efetiva pelas equipes. Desse modo, conheça duas delas.

Lean

Esta métrica tem como foco o valor que a empresa entrega aos seus clientes, portanto, pode ser aplicada a qualquer tipo de negócio.

O método tem como seus pilares três ideias simples com o intuito de melhorar o desempenho geral de um negócio. São elas:

  • Entregar valor sob o ponto de vista do cliente;
  • Eliminar desperdicios;
  • Melhoria contínua.

Também conhecida como Gestão Lean, sua técnica de aprimoramento, além dos processos de trabalho, serve tanto para as metas, bem como para as equipes. 

Kanban

Uma das métricas ágeis que tem uma estrutura voltada para desenvolver softwares, que requer não apenas transparência, mas também comunicação em tempo real para dar certo. No entanto, ela também funciona para outros tipos de projetos.

Por meio de um painel físico ou digital todo o projeto é diferenciado. Dessa forma, fica mais fácil para a equipe visualizar não apenas todas as etapas, bem como as limitações de trabalho. Com isso, fica mais fácil melhorar o fluxo, portanto, o desempenho.

Para que servem as métricas ágeis?

Há ainda outros exemplos de métricas que também entram no grupo das ágeis. Vale lembrar que elas operam com o intuito de tornar os processos de trabalho não apenas mais simples para as equipes, como também mais eficientes. Confira outros exemplos:

  • Burndown da Sprint, Épico e Release;
  • Velocidade da equipe;
  • Uso de gráficos de controle;
  • Diagrama de fluxo cumulativo.

Estas métricas ágeis aliadas a uma boa gestão de projetos, é que vai ajudar a desenvolver esta cultura de medir dados dentro de uma equipe.

Com metas mensuráveis, afinal de contas, fica mais fácil para um time não apenas enxergar pontos de melhoria, como também para fazer ajustes, e com isso, melhorar sua atuação.

Como usar a favor do seu projeto?

O processo de melhoria contínua, antes de mais nada, precisa de dados corretos como base em sua orientação. Afinal de contas, desta forma fica não apenas mais fácil engajar as equipes, como também alcançar os objetivos e melhorar resultados.

Para aplicar estas métricas dentro de um projeto ou negócio é preciso em primeiro lugar analisar a equipe. A partir deste ponto, então definir quais são os pontos que serão acompanhados. Para isso, há três pontos para considerar:

  • Identificação dos pontos de melhoria;
  • Ter poucas métricas no início;
  • Evitar focar em apenas uma delas.

Métricas ágeis tem a capacidade de até mesmo moldar o comportamento de uma equipe. Assim, é vital ter atenção ao levar isso para os times ágeis. Elas devem fazer parte da cultura do time com o intuito de alcançar a melhoria contínua e não causar tensões.

Quer saber mais sobre este tema? Veja o curso “Métricas Ágeis” da CESAR School, presente em nossa plataforma. Com ele, você vai descobrir como a união de metodologias ágeis e métricas organizacionais pode apoiar a gestão no processo de tomada de decisões. 

Muito obrigado por acompanhar mais esse conteúdo Voomp. Siga por aqui, pois temos muito mais!     

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.