InícioCursos LivresComo funciona o tráfego pago?

Como funciona o tráfego pago?

Entender como funciona o tráfego pago é crucial para aumentar o alcance de uma marca ou serviço. Com ele, é possível ter resultados melhores nas vendas, por exemplo. Então, conheça mais sobre essa estratégia e como ela se aplica nas mais variadas mídias.

Saiba como funciona o tráfego pago

Ele consiste em criar anúncios pagos, que visam atrair visitantes para uma página. Nesse sentido, as campanhas podem ter diversos objetivos, de acordo com o que a empresa visa. Alguns dos resultados que se pode obter com esse tipo de recurso são: 

  • Aumento do alcance do conteúdo
  • Mais seguidores
  • Ampliar as vendas no e-commerce

A ação para iniciar uma campanha consiste em criar um anúncio, que pode ser estático ou em vídeo. Depois, é preciso escolher em qual tipo de mídia será veiculado, o que depende do tipo de público que se espera atingir. 

Valores

No momento de criar um anúncio, a pessoa pode fixar o valor que quer investir. A depender da plataforma, a cobrança pode ser por clique ou por impressões da página. Além disso, dá para escolher a faixa etária, gênero e outros aspectos do público-alvo.

Com isso, se garante que a publicidade atinja quem tem conexão com a marca ou serviço. Afinal, de nada adianta gastar com um anúncio para o perfil errado, pois não trará resultados.

Onde se usa o tráfego pago?

Na internet, é possível rodar anúncios pagos em vários sites e redes sociais. Desse modo, cada uma das mídias tem um modo de abordar o tráfego pago. Assim, dentre as mais comuns estão: 

  • Motores de busca, como Google e Bing, por exemplo
  • Redes sociais, tais como Facebook, Instagram, TikTok
  • Plataformas de vídeo, como YouTube
  • Portais, sites e blogs, como UOL e Globo  

Em geral, boa parte desses sites têm seu próprio sistema para gestão de anúncios. Nesse ambiente, quem usa consegue criar uma nova campanha, bem como, definir público e duração. 

Público-alvo

Um passo importante antes de começar com anúncios pagos é conhecer o perfil do cliente ideal. Isso porque, esse é um dado essencial para direcionar a campanha para o grupo correto. 

Os recursos para o tráfego pago permitem segmentar por idade, gênero, interesses e até localização. Por isso, o ideal é explorar esses pontos e começar aos poucos. Assim, dá para corrigir uma campanha ou investir mais naquela com melhor resultado.

Relatórios

No Google Ads e Facebook Ads, por exemplo, a pessoa que criou o anúncio pode checar os resultados. Nesse sentido, por meio de gráficos simples, é possível analisar se a estratégia foi efetiva.

Qual profissional entende como funciona o tráfego pago?

Para quem não tem tempo de cuidar dos anúncios da empresa, vale a pena contar com ajuda para isso. Desse modo, o gestor de tráfego é a pessoa que entende sobre o assunto. 

Ao contratar um prestador para esse serviço, é essencial avaliar trabalhos anteriores. Por isso, o ideal é pedir o portfólio com resultados de campanhas que já tenha feito. 

Noções gerais 

Mesmo que contrate uma pessoa ou empresa para esse fim, é bom ter uma noção de como funciona o tráfego pago. Assim, o cliente saberá negociar melhor, bem como, poderá definir quanto vai gastar em cada campanha. 

O gestor de tráfego detém o conhecimento sobre as estratégias. Mas, seu trabalho depende da colaboração do cliente, que conhece seu público ideal e pode direcionar as ações.

Por que é importante saber como funciona o tráfego pago?

Conhecer a forma como funciona o tráfego pago em cada tipo de mídia pode ajudar a alavancar um negócio. Desse modo, mesmo que opte por contratar alguém para o serviço, fica mais fácil entender as propostas de anúncios.

A partir de algumas noções básicas de como funciona o tráfego pago é possível conseguir bons resultados, mesmo sozinho. Além disso, não é preciso investir valores altos em anúncios logo de início. Na Voomp, você encontra o curso Formação em Mídia e Performance, que te explica os principais formatos, canais e aspectos que você deve considerar ao montar ou monitorar uma estratégia de tráfego pago.  

E aí, gostou desse conteúdo? Ficamos felizes que tenha lido nosso post, e esperamos que se inspire na busca pelo conhecimento. Vem com a Voomp e vamos crescer juntos! 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.