InícioGraduaçãoCiência de DadosQual a relação da Ciência de Dados com a Inteligência Artificial?

Qual a relação da Ciência de Dados com a Inteligência Artificial?

Ciência de Dados não é necessariamente um conceito novo. Seu desenvolvimento, enquanto área do conhecimento, ocorre a partir dos anos 70, quando os computadores começam a ganhar maior projeção.

No entanto, é a partir dos anos 90, com a popularização dos equipamentos de tecnologia, que a Ciência de Dados passa por uma grande transformação na sua forma. Um processo que segue em transformação até os dias de hoje com o aperfeiçoamento de sistemas e softwares de dados

Já a Inteligência Artificial (IA) desperta muita curiosidade entre as pessoas. Afinal, é ela que permite a criação de robôs e seres gerados a partir da tecnologia? Bom, um pouco, sim. Contudo, isso está muito mais associado à cultura popular do cinema e dos quadrinhos. 

A Inteligência Artificial permite executar diversas tarefas do dia a dia de formas simples e que, possivelmente, você já faça uso. Que tal conhecer um pouco mais sobre Ciência de Dados e IA? Neste post, vamos explicar como esses dois conceitos se relacionam. Vem com a Voomp e saiba mais!

O que é Ciência de Dados?

Ciência de Dados, conhecida em inglês como Data Science, é uma área do conhecimento que trabalha com questões relacionadas à mineração, armazenamento, estruturação, processamento e análise de dados. Trata-se, portanto, de uma ciência que está associada diretamente com o desenvolvimento tecnológico

Atualmente, a Ciência de Dados é considerada uma área multidisciplinar. Em suas aplicações, são muito importantes os conhecimentos de outras ciências, como matemática, estatística, engenharia, programação, entre outros campos do conhecimento. 

No seu atual nível de desenvolvimento, a Ciência de Dados tornou-se uma área muito importante para a sociedade, tanto para o sucesso de negócios como para soluções cotidianas. Um bom exemplo é adoção de sistemas de Big Data até mesmo na gestão pública, possibilitando melhor entendimento do contexto socioeconômico da população. 

Já no setor privado, a utilização da Ciência de Dados permite que gestores possam tomar decisões cruciais observando tendências e demais informações produzidas a partir do processamento de dados, o que seria praticamente impossível apenas com o olhar humano. Esse processo permite que insights e avaliações sejam realizados de forma facilitada, inclusive através de gráficos. 

Inteligência artificial: qual a relação com Ciência de Dados?

Pelo menos, desde os anos 50, a tecnologia de Inteligência Artificial gera questionamentos e curiosidades no senso comum da população. Décadas atrás, acreditava-se que nós, humanos, conviveríamos com robôs e carros voadores inteligentes. Embora essas previsões do futuro tenham fugido um pouco da atual realidade, a Inteligência Artificial definitivamente chegou para ficar.

Na prática, a Inteligência Artificial nada mais é do que uma elaborada criação humana, que reúne códigos de programação, comandos, respostas, processamento e utiliza computação em nuvem e um enorme banco de dados para sustentar sua funcionalidade. 

Pensemos no exemplo a seguir:

Você precisa de uma assistência técnica para algum aparelho que adquiriu. Então, entra no site da empresa que vendeu o produto e, para solicitar atendimento, se utiliza do chat disponibilizado ao vivo. Em muitos casos, é comum que as respostas da empresa buscando solucionar seu problema sejam geradas por meio de Inteligência Artificial. Mas como isso ocorre?

Neste caso, a Inteligência Artificial responderá às suas mensagens após processá-las, consultando dados armazenados, palavras-chave, problemas semelhantes e, por fim, sugerindo uma solução. Ou seja, um processo que envolve armazenamento de dados, processamento e a sua análise, tudo de forma automatizada, conhecido como Machine Learning. É por isso que a IA está diretamente relacionada com a Ciência de Dados. 

Ciência de Dados: como é o mercado de trabalho nesta área?

De forma resumida, a principal atribuição de um cientista de dados é gerar informações e valores agregados a partir do manejo de dados em larga escala. Seu trabalho pode incidir sobre diversas áreas em uma empresa: em setores administrativos, recursos humanos e na publicidade. Afinal, é possível coletar dados e gerar insights sobre cada um desses departamentos. 

Se você se entusiasma em promover soluções e análises sólidas a partir do processamento de dados brutos, deseja se inserir em um mercado aquecido e alcançar bons salários, nós temos uma boa notícia. 

A área de Ciência de Dados é uma das que mais crescem no mercado de trabalho. E o mais bacana é que se pode atuar em empresas de diferentes segmentos. Você sabia que até mesmo clubes esportivos têm utilizado Ciência de Dados visando o aumento do desempenho de atletas? 

Ou seja, um cientista de dados não precisa necessariamente atuar em uma empresa de tecnologia, como muitos acreditam. O importante é ter uma boa formação, um bom currículo e desejo por resultados!

Prepare-se para o mercado de trabalho com os cursos da Voomp!

Na plataforma de cursos Voomp, você tem um caminho aberto para alcançar o seu sonho profissional! O marketplace conta com um catálogo diverso de cursos de tecnologia, tanto em nível de graduação como pós-graduação e cursos livres

Portanto, a nossa dica é que você conheça os cursos de Ciência de Dados da plataforma. É a sua chance de começar a estudar agora mesmo e com total flexibilidade, além de contar com os melhores professores da área e com mensalidades que cabem no seu orçamento. 

Então, a gente fica por aqui, mas espera que tenha curtido o conteúdo que preparamos para você. Até a próxima!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.