InícioGraduaçãoO que é Blockchain?

O que é Blockchain?

Se você acompanha e se interessa pelas transformações promovidas pelo mundo digital, provavelmente já ouviu falar em Blockchain, não é mesmo? Na última década, essa tecnologia possibilitou mudanças que reordenaram diversas ações virtuais, especialmente no sistema financeiro.

Afinal, a Blockchain está diretamente associada com o mercado de criptomoedas (algo que abordaremos um pouco mais adiante). No entanto, você sabe o que é a Blockchain e como ela funciona? Neste post, vamos compartilhar com você as principais características dessa tecnologia e como ela funciona na prática.

Então, vamos conferir juntos? 

Blockchain: o que é essa tecnologia?

Uma das formas mais simples de explicar como funciona a Blockchain é pensar em um livro de contabilidade do mundo real. Em geral, livros contábeis registram informações de natureza econômica, onde constam históricos de transações, valores, as partes envolvidas, entre outras informações que fazem parte da organização financeira.

No mundo virtual, essa mesma prática de controle contábil ocorre na Blockchain. Ou seja, Blockchain é a tecnologia que registra transações no mundo virtual. Assim, ela registra a quantia de criptomoedas em uma transação, a data e a hora em que ela ocorreu, quem realizou o envio e quem foi o destinatário.

Contudo, seria um erro considerar a Blockchain apenas como uma versão virtual de um livro contábil, ela possui algumas características que são próprias, o que a torna uma tecnologia realmente inovadora. Mas quais são elas?

Em primeiro lugar, todas essas informações que mencionamos são visíveis para toda a comunidade, o que faz da transparência uma das principais características dessa tecnologia. Além da transparência, a segurança e a dificuldade de aplicar fraudes são outros pontos fortes da Blockchain. Por fim, vale destacar que tudo isso ocorre de forma independente de órgãos reguladores, como acontece em transações bancárias.

Como funciona a Blockchain na prática? 

Ok, você já entendeu que a Blockchain funciona de modo semelhante a um livro-razão contábil. No entanto, como isso ocorre? De que modo as informações ficam salvas em segurança? Essas são algumas das principais perguntas feitas por quem desperta o interesse pela tecnologia. 

Em seu funcionamento, todas as informações de uma transação ficam concentradas em um bloco criptografado. Daí vem o nome desse sistema, Blockchain, que em português significa corrente de blocos. Por ser criptografado, por mais que as transações sejam visíveis ao público, não é possível identificar quem são as pessoas, o que permite que as movimentações permaneçam anônimas. 

Após realizada a transação, a próxima etapa de funcionamento da Blockchain consiste em validar a operação. Aqui, entram em cena os chamados mineradores, responsáveis por encontrar soluções matemáticas que validam o bloco de informações, que será imediatamente associado ao último. Quando encontrada a solução, os mineradores são recompensados com criptomoedas.  

Assim, torna-se impossível fazer qualquer tipo de alteração na Blockchain após o novo bloco ser anexado à corrente, uma vez que uma modificação afetaria todos os blocos seguintes e poderia ser facilmente detectado pela comunidade. 

Qual a origem da Blockchain?

Atualmente, a importância dessa tecnologia e o impacto que as criptomoedas causaram no mundo financeiro são indiscutíveis. Mas afinal, desde quando (e como) isso começou? Bom, para conhecer a origem da Blockchain, é preciso voltar alguns anos atrás, em 2008.

Neste ano, um artigo assinado pelo pseudônimo de Satoshi Nakamoto e intitulado “Bitcoin: um sistema financeiro eletrônico peer-to-peer” mostrou ao mundo o surgimento da tecnologia Blockchain junto ao aparecimento da mais popular das criptomoedas: o bitcoin

Pelo menos nos 5 primeiros anos da Blockchain, a tecnologia possuiu um caráter emergente, com criptomoedas que até então possuíam baixo valor de mercado (especialmente se comparados aos valores atingidos posteriormente).

Contudo, ao longo do tempo, o que se viu foi um crescimento meteórico da tecnologia Blockchain e o surgimento de outras moedas além dos bitcoins. Atualmente, as criptomoedas são uma das principais formas de investimento e aplicações financeiras, além de terem gerado um número significativo de empregos no mercado de trabalho. 

Quais as vantagens da Blockchain? 

A Blockchain possui alguns anos de funcionamento, no entanto, ainda pode ser considerada uma tecnologia recente. Sendo assim, muitas das vantagens ainda vêm sendo descobertas pelo público em geral, tanto para quem realiza aplicações individuais como a nível empresarial.

Como você viu até aqui, a natureza do seu funcionamento possibilita que os usuários desfrutem de vantagens como maior transparência, segurança e controle sobre fraudes financeiras. Essas podem ser consideradas as principais vantagens da Blockchain. 

Contudo, elas não são as únicas. A Blockchain permite que empresas a utilizem de forma integrada em plataformas de e-commerce, onde podem receber pagamentos de forma segura, além de poder automatizar a assinatura de contratos através da tecnologia. 

Saiba mais sobre Blockchain na plataforma de cursos Voomp

A Voomp é a plataforma de cursos ideal para quem busca manter-se atualizado sobre novas ferramentas, tecnologias e é apaixonado pelo conhecimento. Aqui, o seu crescimento pessoal e profissional estão sempre em nosso horizonte. 

Em nosso marketplace, você encontra diversos cursos para aprofundar seus conhecimentos em Blockchain, criptomoedas e sobre as finanças na era digital. As opções são diversas: cursos de graduação, pós-graduação e cursos livres, para o que desejar aprender de forma mais dinâmica e rápida. 

Seja qual for o seu objetivo, a Voomp é a plataforma parceira para promover a transformação! A gente agradece a sua companhia até aqui. Obrigado e até a próxima.  

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.