Entender como os consumidores se comportam é uma das grandes preocupações para quem trabalha com vendas e negócios. Saber o que o público espera em termos de produtos e serviços, quais são suas demandas e quais serão as tendências do mercado são informações valiosas que podem moldar estratégias em uma organização.
Neste post, vamos mostrar como é o curso de especialização em Comportamento do Consumidor e Pesquisa de Mercado, uma formação que prepara profissionais cada vez mais requisitados atualmente. Acompanhe!
Como é o curso de especialização em Comportamento do Consumidor e Pesquisa de Mercado?
A especialização em Comportamento do Consumidor e Pesquisa de Mercado é uma pós-graduação do tipo lato sensu. Na prática, isso significa que o curso prepara profissionais por meio de conteúdos teóricos e práticos que dão base para um excelente desempenho técnico ao longo da carreira.
Apesar de o curso trabalhar com pesquisas, elas são voltadas para aplicação nas estratégias de mercado, diferentemente do que ocorre em cursos stricto sensu, como mestrado e doutorado, onde o viés das pesquisas é acadêmico.
Durante o curso, os alunos são incentivados a desenvolver competências fundamentais para a atuação no segmento mercadológico. Capacidade analítica e olhar crítico para fenômenos sociais, culturais e econômicos são alguns exemplos de habilidades que o curso promove.
Para realizar a especialização, a principal exigência é ter concluído algum curso de nível superior, seja bacharelado, licenciatura ou tecnólogo. De forma geral, diversos profissionais podem aproveitar o curso, sejam administradores, empreendedores ou profissionais do ramo comercial.
EAD: como funciona a especialização nesta modalidade?
Na modalidade de ensino a distância, a especialização é realizada em aulas online com acesso a conteúdos digitais, como vídeos, textos e atividades avaliativas. O curso permite que seus alunos realizem as atividades com maior flexibilidade, tanto de horários como locais de estudo.
É justamente essa característica que tem despertado o interesse de muitos profissionais que buscam investir em formação, mas precisam conciliar estudos com outros compromissos. Uma dúvida muito comum na hora de se matricular é se o curso EAD vale tanto quanto o presencial. Isso de fato não é um problema, pois a certificação das especializações tem o mesmo reconhecimento no mercado de trabalho!
Confira o curso de especialização em Comportamento do Consumidor e Pesquisa de Mercado e dê um Voomp na sua carreira!
O que é estudado no curso de Comportamento do Consumidor e Pesquisa de Mercado?
Para que os profissionais adquiram uma visão completa sobre mercado e consumo, o curso oferece matérias como gestão mercadológica, tendências e análise de mercado. Aborda também questões relacionadas à psicologia do consumidor, com base em matérias sobre comportamentos, influências e fatores socioculturais determinantes para o consumo.
Entre as matérias estudadas na pós-graduação, destacam-se as abordagens de elementos digitais importantes para quem busca atuar com análise de mercado e consumo. Estratégias de engajamento, negócios digitais e gestão são alguns dos assuntos tratados na especialização.
Confira as matérias que compõem a grade curricular do curso de especialização em Comportamento do Consumidor e Pesquisa de Mercado na Ampli!
- Gerenciamento e Gestão da Comunicação e Promoção
- Gestão Mercadológica na Era Digital
- Comportamento do Consumidor
- Pesquisa Mercadológica
- Gestão de Serviços e Produtos
- Análise Mercadológica e Comportamento do Consumidor
- Análise e Tendência de Mercado
- Ações de Engajamento do Consumidor
- Processo de Criatividade
Qual a duração do curso de Comportamento do Consumidor e Pesquisa de Mercado?
Assim como ocorre na maioria das pós-graduações lato sensu, a especialização em Comportamento do Consumidor e Pesquisa de Mercado possui duração entre 6 e 12 meses. O tempo relativamente curto prepara os profissionais de forma rápida para aplicarem os conhecimentos adquiridos na atuação profissional.
Ao longo desse período, os alunos são avaliados em cada módulo/matéria da especialização, podendo ao fim do curso apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Trata-se de um curso interessante para quem, após realizar uma graduação, deseja se aprofundar na área ou atualizar suas competências para se destacar no mercado de trabalho.
Comportamento do Consumidor e Pesquisa de Mercado: quanto custa a especialização?
Atualmente, diversas instituições têm oferecido cursos de pós-graduação na modalidade de ensino a distância. Além de ampliar o acesso dos alunos e permitir maior flexibilidade, como já mencionamos, a opção EaD também representa maior viabilidade financeira para quem deseja estudar. Afinal, como não é necessário frequentar a instituição de ensino, custos com equipamentos, estrutura e manutenção não são incluídos.
Na modalidade EaD, o curso de Comportamento do Consumidor e Pesquisa de Mercado tem mensalidades entre R$ 200 e R$ 300 na maioria das faculdades brasileiras. Na Ampli, instituição parceira da Voomp, é possível fazer um período de teste. Desta forma, o aluno pode avaliar com tranquilidade se deseja investir na sua formação. Interessante, não?
Que tal dar o próximo passo na carreira e adicionar uma pós-graduação no seu currículo? Ao se tornar um especialista na área, as chances de se destacar e conquistar bons cargos e salários crescem bastante em um mercado de trabalho concorrido.Acompanhe nosso blog para ficar por dentro de cursos de pós-graduação e se inspirar para alçar grandes voos. Conte com a Voomp e até a próxima!