InícioGraduaçãoDesenvolvimentoCurso de Desenvolvimento Mobile: conheça essa faculdade

Curso de Desenvolvimento Mobile: conheça essa faculdade

As tecnologias e dispositivos mobile surgiram como uma grande novidade na sociedade. Apesar de recentes, seus recursos se aprimoraram com grande velocidade a ponto de hoje ser difícil conhecer quem não use um smartphone ou tablet. Eles trazem na palma da mão tudo o que precisamos, de um pedido de fast food a transporte de carona.

Atualmente, podemos considerar os aparelhos móveis como uma realidade que chegou definitivamente para ficar. Assim, com o mercado da tecnologia em alta, cada vez mais surgem oportunidades de trabalho para profissionais desenvolvedores e programadores.

Tem interesse nesse ramo? Então veio ao lugar certo. Continue a leitura do post e conheça como é a faculdade de Desenvolvimento Mobile!

Como é o curso de Desenvolvimento Mobile?

Você já ouviu falar em formação de tecnólogo? Pois bem, o curso de Desenvolvimento Mobile é realizado neste caráter. Isso significa que o ensino é voltado para fundamentos técnicos e conceituais muito importantes na atuação profissional. Tudo isso de uma forma bastante dinâmica e prática.

Ao contrário do que ocorre em cursos técnicos, para fazer o tecnólogo em Desenvolvimento Mobile é preciso ser formado em nível médio. Por ser considerado de nível superior, após concluir a faculdade de Desenvolvimento Mobile, o aluno ainda pode realizar cursos de pós-graduação, que têm crescido bastante na área em razão do rápido avanço tecnológico.

Durante a faculdade de Desenvolvimento Mobile, os graduandos aprenderão principalmente formas de desenvolver softwares e sistemas para os principais sistemas operacionais de mercado, como Android e iOS. Fazendo uso de programação, o profissional formado deverá projetar, construir e otimizar soluções para os programas para dispositivos móveis.

Para isso, é fundamental gostar de tecnologia e estar atento aos principais conceitos da área, sempre buscando manter-se atualizado. Além disso, um bom entendimento de inglês ajudará bastante na sua caminhada na faculdade. No mercado de trabalho, ele será indispensável!

Em quais modalidades de ensino posso estudar Desenvolvimento Mobile?

O curso de Desenvolvimento Mobile pode ser realizado em diversas modalidades de ensino, seja ela presencial, semipresencial ou EaD. Atualmente, diversas formações na área de tecnologia têm sido oferecidas de forma remota, uma vez que no online os alunos conseguem acessar toda a estrutura necessária para uma formação de qualidade.

O modelo presencial é uma ótima opção para quem busca estabelecer mais contatos com os colegas de formação e atuação profissional. Agora, se a prioridade é ter flexibilidade nos estudos, podendo estudar em horários alternativos e sem sair de casa, os cursos EaD são alternativas melhores para quem já possui uma rotina cheia de compromissos, como trabalho ou outros estudos.

Não deixe de conhecer os cursos de Desenvolvimento Mobile disponíveis aqui na plataforma Voomp!

O que se estuda em Desenvolvimento Mobile?

As matérias do curso de Desenvolvimento Mobile visam oferecer aos alunos uma formação completa sobre os processos de criação e desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis. Dentro do conjunto de soluções abordadas ao longo do percurso pedagógico, estão aquelas voltadas para aplicativos de e-commerce, games, edição e filtro de imagens, sistemas operacionais, entre outras ferramentas.

A formação é composta por matérias básicas das ciências da tecnologia, como algoritmos, linguagens de programação e lógica computacional. De caráter mais aplicado à área de Desenvolvimento Mobile, estão presentes na grade temas como sistemas operacionais mobile, interface e projetos de software.

Ficou curioso para saber mais? Conheça as matérias do curso de Desenvolvimento Mobile da faculdade Unopar!

  • Algoritmos e Programação Estruturada
  • Análise e Modelagem de Sistemas
  • Análise Orientada a Objetos
  • Arquitetura e Organização de Computadores
  • Desenvolvimento de Aplicações Android
  • Desenvolvimento de Aplicações iOS
  • Desenvolvimento Mobile
  • Engenharia de Software
  • Interface e Usabilidade
  • Linguagem de Programação
  • Linguagem Orientada a Objetos
  • Lógica Computacional
  • Modelagem de Banco de Dados
  • Programação e Desenvolvimento de Banco de Dados
  • Projeto de Software
  • Projetos de Desenvolvimento de Games
  • Redes e Sistemas Distribuídos
  • Segurança e Auditoria de Sistemas
  • Sistemas Operacionais Mobile

Quanto tempo dura o curso de Desenvolvimento Mobile?

A duração do curso de Desenvolvimento Mobile pode variar sutilmente de acordo com a instituição de ensino. Em algumas faculdades, o tempo de formação é de três semestres, enquanto em outras chega a quatro semestres. Isso depende principalmente de como é formulada a grade curricular da instituição e a realização de atividades complementares.

Na faculdade Unopar, por exemplo, a formação em Desenvolvimento Mobile dura um total de 2.160 horas, envolvendo todas as atividades necessárias para se formar. Essas horas são distribuídas ao longo de quatro semestres.

Quanto custa o curso de Desenvolvimento Mobile?

Colocar no papel os gastos com a graduação é sempre uma tarefa importante. Isso ajudará o aluno a se organizar financeiramente e planejar seu futuro com tranquilidade. Dependendo da região em que o aluno cursará a faculdade ou modalidade de ensino, o valor pode sofrer algumas variações.

No entanto, apesar disso, o preço do curso de Desenvolvimento Mobile não é dos mais caros. Em faculdades como Pitágoras, Anhanguera e Unime, é possível encontrar mensalidades a partir de R$ 100, com desconto no primeiro pagamento. Assim fica fácil investir na sua formação em boas instituições e com valores que cabem no orçamento!

Me formei em Desenvolvimento Mobile: como atuar profissionalmente?

A formação em Desenvolvimento Mobile capacita seus alunos para entrarem em um mercado de trabalho em franco crescimento e que cada vez mais apresenta novas possibilidades de atuação. Desenvolver e executar projetos voltados aos serviços mobile é, sem dúvidas, uma das principais tarefas do profissional, mas não é a única.

Além das atribuições fundamentais, é possível atuar na área de dados, realizando tarefas de coleta e gestão de informações, além também reunir competências para trabalhar em serviços de segurança de dispositivos móveis, segmento que mais tem crescido ultimamente. Além dos conhecimentos técnicos em sistemas mobile, o profissional poderá atuar eventualmente com questões de user experience/user interface (UX/UI), que é proporcionar ao usuário design e experiência acessíveis, com usabilidade prática e intuitiva nos dispositivos.

São trabalhos que podem ser desenvolvidos em diversos tipos de organizações, como startups, desenvolvedores de aplicações, games e demais empresas da área de tecnologia da informação. E você em qual área gostaria de atuar? Invista na sua carreira e prepare-se para entrar no mercado da tecnologia! Conte com a gente para ir em busca dos seus objetivos profissionais. Continue acompanhando o blog da Voomp e até a próxima!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.