InícioCursos LivresComo começar a produzir músicas

Como começar a produzir músicas

Aprender como produzir música pode ser a porta de entrada para o disputado mercado musical. Isso porque essa habilidade é essencial para a criação de hits de sucesso. Além disso, artistas podem autoproduzir suas obras e crescer nesse mercado.

O que é a produção musical?

É o processo por meio do qual uma faixa musical é feita para ser exposta de forma pública. Assim, ela envolve todo um ciclo, que tem início na criação da letra e vai até os arranjos finais do som. Por isso, a produção musical é essencial para o sucesso de qualquer hit.

O profissional responsável por todo esse processo ou passo a passo é o produtor musical. Assim, ele cuida de todo o andamento que vem desde lá da criação da obra até o lançamento. São partes de suas funções:

  • Criar a visão do projeto; 
  • Dar orientações artísticas;
  • Gravar, mixar e masterizar músicas.

Lembrando, nem todo produtor é compositor e vice-versa. Mas, em um mercado tão competitivo e dinâmico, cada dia mais os artistas adotam a autoprodução e cuidam de todo o processo desde o início.

Como produzir música sem ser um profissional?

É normal pensar que a produção de uma música só pode ser feita por profissionais com vasta experiência. Porém, cada dia mais pessoas descobrem essa área e se dispõem a desbravar, e não há nada de errado nisso.

Dá para produzir uma música direto da sua casa, com uma boa qualidade. Todavia, é preciso conhecer os recursos necessários e ter um pouco de curiosidade para aprender todas as funcionalidades.

Conhecer o passo a passo de como produzir música também é fundamental. Pois, ao cumprir todos os requisitos, hoje o seu som feito em casa tem a oportunidade de chegar aos grandes hits do mercado musical.

A internet dispõe de um alto número de tutoriais para quem quer ser um produtor. Então, busque por esses conteúdos e veja qual tipo de produção mais te agrada. Já que, nem todos gostam de escrever e compor.

Como produzir música com recursos simples?

Os recursos para produzir as músicas estão bem mais acessíveis atualmente. Isso porque os aparatos caros e pesados do passado deram espaço para um sistema bem mais prático e disponível. Dessa forma, você pode criar suas músicas com:

  • Um computador com um bom processador;
  • Daw (Digital Audio Workstation), que é como um gravador;
  • E fones de ouvido.

Quanto mais qualidade, melhor o resultado. Mas, isso não impede que as primeiras músicas sejam feitas com aquilo que você já possui porque, com o tempo e a experiência, é possível escolher qual equipamento e recurso atende às suas necessidades. 

Conheça o Daw

O Daw se parece com um gravador, mas é muito superior. Portanto, ele é um ambiente que ajuda a edição de som de forma isolada. Bem como, mantém o fluxo criativo de forma mais constante e fácil.

Etapas da produção da música

Toda criação passa por etapas, e com a música não é diferente. Assim, desde a sua concepção até o esperado lançamento, há um longo caminho a se seguir. Desse modo, são etapas da produção musical:

  • A composição;
  • Pré-produção;
  • Gravação;
  • Mixagem;
  • E o acabamento.

Cada etapa contribui para a próxima. Por isso, cada uma delas requer atenção. Pois, um deslize em qualquer uma pode comprometer a próxima e prejudicar o resultado final da obra. 

Detalhes da pré-produção

Após a composição da letra e da melodia, começa a etapa de estruturação do projeto musical. É aqui que se define o perfil da obra, o orçamento, os músicos que vão fazer parte, a tonalidade e os arranjos musicais. 

Formas de gravação

A gravação pode ser feita de formas diferentes. Assim, as três principais são: ao vivo, estúdio e overdubbing (quando instrumentos e/ou vozes são gravados em dias e horários diferentes). Dessa forma, cada uma delas tem uma finalidade e a melhor deve ser eleita com base na proposta do projeto.

A masterização

Aqui é dado o acabamento à música. Então, é nessa etapa que ela recebe os ajustes finais para ‘abraçar’ todos os elementos. Portanto, essa etapa é essencial para a qualidade da produção.

Como produzir música do zero?

Produzir uma música do zero pode ser um desafio, mas é possível. Entretanto, você deve prestar atenção a alguns detalhes e dicas que podem te ajudar nisso. As principais delas são:

  • Tenha os recursos certos, com o tempo a prática vem;
  • Seja criativo, esse é o maior diferencial do som;
  • Peça opinião aos amigos, afinar seu estilo musical é sempre bom;
  • Não desista, só pare quando chegar ao seu objetivo.

A música pode ser escrita e composta por você. Porém, isso não é uma regra. Já que, pode produzir aquela música da sua banda ou, quem sabe, a música daquele amigo que tem cara e a melodia do sucesso.  

Dicas de como produzir música

Seja curioso e criativo, essa é a principal dica. Isso porque, em um mundo onde surgem dez, até mais, novos sucessos por dia, é preciso criar algo novo e diferente e, para isso, tem que pensar ‘fora da caixa’.

Descubra como gosta mais de produzir, já que há uma grande área de atuação e dá para se especializar na que funciona melhor para você. Além disso, explore os plugins e softwares do mercado, veja qual é mais intuitivo para você e traz os melhores resultados.

Invista em cursos

Conhecimento é poder e vai te levar muito além. Então, se você gosta da área de produção musical e quer saber como produzir música, invista em cursos. Mas, se a grana está curta, pesquise tutoriais, participe de eventos gratuitos e aprenda tudo que puder.

Essa profissão é muito rentável. Assim, durante seu período de aprendizagem, faça pequenas produções e cobre um valor menor. Dessa forma, você exercita o que aprende e ganha dinheiro para investir em cursos melhores.

E aí, inspirado musicalmente? Esse post tocou seu coração? Vem com a Voomp e seja feliz!  

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.