InícioCursos LivresO que é storytelling? Entenda a importância desta técnica

O que é storytelling? Entenda a importância desta técnica

Saber o que é storytelling é essencial para quem quer ter conteúdos que engajam. Isso porque essa técnica permite criar histórias atraentes. Então, conheça o conceito e as formas de aplicar aos textos e demais mídias.

O que é storytelling?

Esse termo combina as palavras story, que significa história; e telling, que quer dizer contar. Desse modo, é uma técnica para criar narrativas, que se inspira no que fazem escritores, roteiristas e jornalistas.  

Para atingir esse objetivo, alguns elementos são essenciais na construção de uma história que prenda a atenção. Nesse sentido, confira a seguir os quatro itens básicos dessa técnica: 

  • Mensagem;
  • Ambiente;
  • Personagem;
  • Conflito. 

Ao aplicar esse conceito a uma mídia, a mensagem é a ideia ou produto que se quer vender. O ambiente pode estar presente na descrição, ou no caso de um local físico, em objetos que se conectem com o tema.

Jornada

O personagem é o próprio interlocutor, ou seja, quem transmite a mensagem. O conflito, por sua vez, consiste na transformação ou no desafio pelo qual o agente passa. Então, não deve ser algo muito simples, pois senão não gera emoção.

Saber o que é storytelling ajuda a criar narrativas atraentes que aumentam o interesse do público no seu conteúdo.

Qual a importância do storytelling?

Os profissionais de publicidade e marketing já sabem o que é storytelling e o aplicam em seus conteúdos. Isso porque pode trazer vários benefícios para uma marca, tais como: 

  • Gerar conexão, por meio de histórias que criam identificação;
  • Faz a marca ser lembrada;
  • Traz um diferencial para a comunicação.

A presença desse tipo de história está presente há muito tempo, mas só de forma recente passou a integrar estratégias de marketing. Afinal, as novelas são um exemplo de como é possível prender a atenção dos espectadores.

Conteúdo sensorial

O ser humano se identifica com histórias, pois elas têm o poder de despertar emoções. Por isso, conteúdos que geram uma sensação positiva tendem a viralizar e aumentam a exposição da marca.

Exemplos do que é storytelling na prática

Alguns cases de sucesso de grandes marcas podem mostrar de forma prática o que é storytelling. Então, confira alguns exemplos de campanhas que aplicam essa técnica aos seus conteúdos.

Dove: Retratos da Beleza

Nessa campanha, as mulheres se descreviam para um artista, que criava o seu retrato. Em seguida, uma terceira pessoa também descrevia a mulher, que parecia muito mais bonita. Em resumo, a história buscava mostrar como a autoimagem pode ser distorcida. 

Itaú: Hilário, muito mês para pouco salário

O Banco fez uma websérie com um personagem que tinha problemas financeiros. Nesse sentido, ele conta com a ajuda de um interlocutor, que apresenta as linhas de crédito disponíveis. No entanto, o diferencial está nas dicas sobre educação financeira. 

Com isso, se cria uma relação de confiança com o espectador. Afinal, ele recebe informações úteis sobre como organizar as finanças. Por fim, ainda conhece as soluções que a instituição oferece.

Airbnb

Em uma série de vídeos, mostra as experiências dos usuários ao redor do mundo em seus locais de hospedagem. Além disso, parte do valor da campanha foi revertido para uma causa social. 

Porque aplicar o storytelling na produção de conteúdo?

A técnica de criar narrativas persuasivas pode ajudar a posicionar a empresa no mercado. Por isso, é importante saber o que é storytelling e como usar da forma correta para obter bons resultados. Nesse sentido, confira algumas dicas de como aplicar aos conteúdos: 

  • Definir os valores da empresa;
  • Entender o tom da comunicação, se mais formal ou jovial;
  • Saber o público para o qual se destina;
  • Criar um diálogo com os espectadores;
  • Gerar identificação e emoção.

Cada caso demanda uma estratégia diferente, que vai depender do perfil da marca e dos clientes. Então, é preciso testar e quando preciso ajustar, conforme o retorno obtido. Afinal, mesmo filmes e séries por vezes não engajam com o público.

Ficou interessado no assunto? Conheça o curso Storytelling: A arte de contar histórias da Crehana, disponível em nossa plataforma.

E aí, agora que já sabe o que é storytelling, que tal continuar navegando pelos conteúdos de Voomp? Vem conosco nessa jornada pelo conhecimento!  

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.