InícioPós-graduaçãoDesign de InterioresDesign de Interiores: saiba tudo sobre a pós-graduação

Design de Interiores: saiba tudo sobre a pós-graduação

Você provavelmente já leu por aí o termo instagramável, não é mesmo? Em geral, são cenários bonitos e inspiradores que valem a pena serem fotografados para compartilhar nas redes. Normalmente, esses lugares são bastante harmoniosos e aconchegantes, algo que não ocorre por acaso.

Os responsáveis por planejarem esses espaços colocam em prática uma série de conhecimentos que envolve muito senso artístico e uma combinação de elementos. Esses profissionais, na maioria das vezes, são Designers de Interiores, e é sobre esta formação que iremos falar no texto de hoje.

Ficou curioso para saber mais? Acompanhe a leitura e saiba como é a pós-graduação nesta área! 

Design de Interiores: como é a pós-graduação?

O curso de pós-graduação em Design de Interiores tem como principal objetivo a qualificação de profissionais que já atuam na área ou que buscam se recolocar no mercado de trabalho. Através de conteúdos e discussões teóricas e práticas, o curso busca preparar seus alunos à altura dos principais desafios profissionais da carreira.

Durante a pós-graduação, os profissionais dedicam-se especialmente à elaboração de projetos de design de interiores, onde se aproximam de novas tendências artísticas e das novas tecnologias que auxiliam o profissional em sua prática. 

Além de manter-se atualizado sobre as práticas modernas do design de interiores, o aluno matriculado no curso aprofunda os conhecimentos acerca de questões estéticas, sociais e culturais que acompanham sua rotina profissional. Ao longo do curso, são exploradas diversas possibilidades de construção de projetos, para públicos e espaços distintos, sejam eles em áreas internas ou externas. 

Para cursar a pós em Design de Interiores, no entanto, é preciso ter concluído algum curso de graduação. De forma geral, o curso dialoga com a atuação de profissionais formados nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Engenharia Civil e Design.

EAD: saiba como é o curso de Design de Interiores nesta modalidade

Nos últimos anos, os cursos de graduação e pós-graduação EAD ocuparam um lugar significativo na vida dos estudantes. Afinal, a modalidade representa uma ótima alternativa para quem encontra limitações para frequentar presencialmente uma instituição de ensino.

Uma das principais características dos cursos EAD é a possibilidade de estudar a partir de conteúdos multimídia. Nesta modalidade, o ensino ocorre através da plataforma virtual da instituição, onde você irá acessar leituras, materiais didáticos e videoaulas, além de poder interagir com professores por fóruns de discussão. 

Por fim, vale destacar que o curso EAD possui certificação igual à da modalidade presencial. Então, achou interessante? Acesse o marketplace Voomp e conheça os cursos de Design de Interiores EaD da plataforma! 

Quais matérias são estudadas na pós em Design de Interiores?

A pós-graduação em Design de Interiores possibilita ao aluno um aprofundamento nos principais tópicos e eixos de atuação profissional a partir de uma grade curricular mais compacta. Ou seja, são matérias planejadas para oferecer uma formação eficiente e alinhada aos principais desafios do design.

Entre os temas estudados, destacam-se as ferramentas de trabalho como softwares e programas de execução de projetos, os materiais que nele serão aplicados e os fundamentos da harmonização de ambientes, o que inclui o domínio sobre espaços, iluminação e texturas

Por fim, além de as matérias fornecerem instrumentos para que seus alunos elaborem e executem projetos, as grades curriculares prevêem uma formação direcionada aos pilares da sustentabilidade e do empreendedorismo, o que coloca os profissionais à par das principais discussões da atualidade. 

A seguir, você confere como é a grade curricular da pós-graduação em Design de Interiores da faculdade Anhanguera:

  • Arte e estética, cultura e feng shui 
  • Sustentabilidade e ecodesign 
  • Projetos de paisagismo e jardinagem 
  • Projetos de iluminação, mobiliário e desenho universal
  • Tecnologias emergentes em DI 
  • Empreendedorismo e gestão de projetos: planejamento, orçamento e acompanhamento da obra 
  • Materiais e sistemas: superfícies, tecidos e elementos 
  • Elaboração de projetos residenciais e organização de espaços e fluxos 
  • Elaboração de projetos comerciais 

Quanto custa a pós-graduação em Design de Interiores?

Colocar suas futuras despesas na ponta da caneta é sempre importante para sua organização financeira, não é mesmo? Na hora de investir na sua formação, uma boa consulta de preços pode fazer com que você encontre boas opções de cursos com custo-benefício atrativo.

Em geral, é comum que haja uma certa variação no preço da pós em Design de Interiores, afinal, ela pode ser ofertada em diferentes modalidades de ensino e instituições. No entanto, você encontra o curso em ótimas faculdades e que oferecem condições interessantes de pagamento. Na Anhanguera, por exemplo, as mensalidades ficam a partir de R$ 100.

Design de Interiores: saiba qual a duração da pós-graduação

Uma das principais características dos cursos de pós-graduação é o seu tempo reduzido de duração, o que permite com que os profissionais possam aplicar os conhecimentos de forma rápida no mercado de trabalho. 

Na média, a duração da pós em Design de Interiores fica entre 6 a 10 meses, dependendo de como a instituição de ensino elabora a grade curricular. Na maioria das vezes, as matérias do curso somam um total de 350h a 400h de curso.

Design de Interiores: como atuar profissionalmente?

O mercado de trabalho para designers e decoradores de ambientes tem crescido de maneira significativa nos últimos anos. Afinal, há uma demanda de serviços tanto de pessoas físicas como de empreendimentos que desejam investir em seus espaços. 

Além de poder desenvolver projetos para espaços de moradia e espaços comerciais, designers de interiores também encontram um mercado super aquecido em relação à produção de eventos, podendo construir projetos para festas, cerimônias e até mesmo para eventos artísticos. Bacana, não?

Enfim, agora que você já sabe como é a pós em Design de Interiores, que tal investir na sua carreira? Na Voomp, acreditamos no seu potencial e vamos juntos com você em busca dos seus objetivos. Obrigado pela companhia até aqui e até a próxima!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.