InícioPós-graduaçãoNutriçãoPós em Nutrição: conheça as principais especializações

Pós em Nutrição: conheça as principais especializações

Cursar uma pós-graduação tem sido uma meta para muitos profissionais atualmente. No entanto, em meio a tantas opções, nem sempre é fácil escolher em qual área se especializar. Em algumas profissões, as opções de pós-graduação são diversas e é preciso conhecer bem cada uma para fazer a melhor escolha.

É pensando justamente nisso, que hoje, vamos compartilhar com você algumas das principais especializações na área de Nutrição. Que tal conhecê-las um pouco melhor? Vem com a gente e vamos descobrir juntos! 

Nutrição: por que fazer uma pós-graduação na área?

As boas práticas de Nutrição são essenciais para a promoção da saúde e a prevenção de doenças em qualquer etapa da vida. No entanto, muitas pessoas necessitam de um acompanhamento profissional de alguém que possa conduzir uma planejar uma alimentação mais equilibrada e que leve em consideração fatores como faixa etária, massa corporal e questões biológicas

Com a busca cada vez mais constante por profissionais nutricionistas, é preciso estar preparado para atender às demandas do mercado de trabalho. Ou seja, estar por dentro dos grandes desafios da alimentação saudável, do uso de tecnologias aplicadas à nutrição e das características de cada paciente.

Nestes aspectos, a pós-graduação em Nutrição cumpre um papel muito importante, uma vez que aprofunda o conhecimento teórico e prático dos profissionais e os mantém atualizados sobre o que há de inovador na atuação profissional.

Outro ótimo motivo para se investir em uma pós-graduação é a possibilidade de maior reconhecimento e ascensão profissional. Além de construir um bom currículo, a pós-graduação é um ótimo espaço para ampliar redes de relacionamento profissional e expandir os seus horizontes. 

Como são as pós-graduações em Nutrição?

As especializações na área da Nutrição têm como principal objetivo capacitar profissionais para que possam atuar em alto nível, a partir de habilidades que exigem conhecimento especializado. Em geral, são cursos que apostam na abordagem prática e oferecem uma formação baseada nos principais desafios do mercado de trabalho.

Normalmente, as pós-graduações em Nutrição costumam ser cursos de curta duração, em que o aluno é preparado de forma dinâmica e objetiva. São cursos que podem ter durações que variam entre 6 e 12 meses. Na maioria dos casos, o TCC é opcional, devendo o aluno apenas ser aprovado nas matérias para obter o certificado. 

Por fim, você ainda pode cursar sua pós em Nutrição em diferentes modalidades. Seja presencial, quando você frequenta sua instituição de ensino, ou então EAD, quando você tem flexibilidade para estudar como e onde quiser a partir da internet. A seguir você conhece algumas das principais especializações em Nutrição!

Conheça as principais especializações em Nutrição

Nutrição materno-infantil

A especialização em nutrição materno-infantil é indicada para profissionais que desejam atuar junto a recém-nascidos, lactantes, gestantes e crianças em geral. Por se tratar de um público bem específico, os estudos sobre fisiologia e características individuais dos pacientes são alguns dos principais destaques da grade curricular. 

Ao fim do curso, o profissional estará apto para atender com segurança o amplo público materno-infantil, orientando dietas, realizando acompanhamento da introdução alimentar e realizando diagnósticos de eventuais riscos nutricionais atribuídos a este grupo. 

Nutrição esportiva

No meio esportivo, a preparação para o desempenho em alto nível vai muito além dos treinamentos. Para que os atletas possam dar o melhor de si, é preciso de uma alimentação adequada e que, além de manter o físico em forma, garanta energia para as atividades que o esporte exige. 

Nesta especialização, o profissional desenvolve principalmente a capacidade de elaborar estratégias nutricionais que promovam o desempenho esportivo. Assuntos como bioquímica, metabolismo energético e nutrientes devem ser dominados pelo profissional, que atenderá tanto a atletas que atuam de forma profissional como quem tem no esporte um estilo de vida.

Nutrição clínica ambulatorial

A especialização em nutrição clínica ambulatorial é ideal para quem tem no acompanhamento regular de seus pacientes o modelo de atuação profissional. Trata-se de uma especialização voltada para o atendimento clínico, onde o nutricionista irá realizar avaliações e sugerir práticas que previnam doenças e promovam a recuperação de pacientes fragilizados.

Para isso, o profissional irá aprimorar os diversos conhecimentos que fornecem as credenciais para a realização de avaliações precisas. São temas como patologias, bioquímica, farmacologia e informações nutricionais. 

Nutrição clínica hospitalar

Os hospitais são espaços que contam com um elevado número de pacientes que demandam acompanhamento nutricional. Afinal, trata-se de um lugar de recuperação e tratamento, onde os pacientes devem ser assistidos de modo a promover a reabilitação

Na especialização em nutrição clínica hospitalar, o profissional irá aprimorar suas habilidades referentes ao planejamento de serviços de alimentação, na promoção da segurança alimentar, com atenção às restrições e ao fortalecimento de seus pacientes no ambiente hospitalar.

Nutrição e estética

Tudo o que comemos influencia diretamente no nosso corpo. Enquanto alguns alimentos podem reter líquidos, outros podem facilitar o reforço muscular. Por isso, a nutrição aplicada à estética é uma das principais especializações. 

Ela garante que os profissionais especializados possam conduzir orientações aos seus pacientes, unindo questões de estética (como tratamento da pele, por exemplo) com uma alimentação balanceada e nutritiva

Pós-graduação em Nutrição é na Voomp!

A Voomp é a plataforma de cursos ideal para o seu crescimento profissional. Além de cursos livres e de graduação, a sua pós-graduação também está aqui! Que tal tornar-se um especialista em uma das áreas da Nutrição que mencionamos aqui? Com a Voomp, você pode! 

Confira os cursos de especialização em Nutrição disponíveis na plataforma e dê o seu próximo passo na carreira! A gente acredita no seu potencial, vamos juntos! 

Obrigado por acompanhar nosso conteúdo, até a próxima!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.