O Direito Administrativo é a área jurídica que discute e elabora os princípios do exercício das funções administrativas do Estado, o que a torna uma das mais importantes especialidades do Direito. São as normas do Direito Administrativo que determinam as competências de cada cargo, órgão e instituição pública, seja em âmbito municipal, estadual ou federal.
Desta forma, dada a sua abrangência e a sua importância, o Direito Administrativo é uma das especializações mais buscadas entre os bacharéis em Direito, e é sobre isso que iremos falar hoje. Continue até o fim do texto e saiba tudo sobre a pós-graduação em Direito Administrativo!
O que você verá neste artigo:
Direito Administrativo: como é a pós-graduação?
A especialização em Direito Administrativo é o curso ideal para quem busca aprofundar o conhecimento sobre as práticas jurídicas que determinam as competências e as responsabilidades do setor público. Assim como bacharéis em Direito, funcionários e gestores públicos também podem fazer um ótimo proveito desta pós-graduação.
No curso, os estudos possibilitam aos alunos uma compreensão apurada acerca da aplicação das normas jurídicas administrativas, com amplo domínio teórico e prático. Além de estudar o funcionamento das instituições públicas, o curso também aborda sua relação com o setor privado e a respectiva jurisdição que o regulamenta.
Isso significa que, além de questões próprias do Direito Administrativo, há uma abordagem multidisciplinar que contempla conteúdos acerca de Direito Tributário, Direito Público, Direito Civil e Direito Empresarial.
Para cursar a especialização em Direito Administrativo, é necessário ter concluído curso de nível superior. De modo geral, o principal público-alvo são bacharéis em Direito, Administração e cursos relacionados à gestão, além de funcionários públicos com nível superior que atuem em esferas administrativas.
Saiba como é o curso de Direito Administrativo EAD
Uma dúvida muito comum entre os estudantes é sobre as diferenças entre cursos a distância e presenciais. Na prática, a principal diferença está na metodologia de estudo, uma vez que no EAD não é necessário frequentar a instituição de ensino, o que implica em flexibilidade para que você possa estudar em horários e locais alternativos.
Contudo, a certificação do curso é a mesma em ambas as modalidades. No EAD, a formação ocorre de forma totalmente online, em que os alunos contam com a tecnologia para aprimorar seus conhecimentos. Desta forma, o ensino ocorre a partir de videoaulas, fóruns de debate e conteúdos didáticos multimídia.
Acesse a plataforma de cursos Voomp e conheça os cursos de Direito Administrativo EAD!
Direito Administrativo: quais são as matérias do curso?
As matérias da especialização em Direito Administrativo oferecem aos alunos do curso uma formação aprofundada e ao mesmo tempo dinâmica sobre os principais conceitos e princípios desta área jurídica.
Como já mencionado, a grade curricular costuma ser multidisciplinar e contempla outras especialidades do Direito. São áreas como Direito Trabalhista e Direito Empresarial, por exemplo, que dialogam diretamente com as atividades administrativas.
Outros conteúdos a serem destacados nesta pós-graduação são os bens e serviços públicos, o estudo de licitações e contratos, assim como o sistema tributário nacional.
Abaixo, confira as matérias do curso de Direito Administrativo da Ampli:
- Direito e Legislação Empresarial e Trabalhista
- Legislação Trabalhista e Jornada de Trabalho
- Rotinas Trabalhistas e Departamento Pessoal
- Títulos de Crédito e Contratos Empresariais
- Direito Civil – Negócios Jurídicos
- Planejamento Tributário
- Tópicos em Direito Administrativo
- Direito Tributário
- Teoria Geral da Empresa – Introdução ao Direito Societário
Quanto custa a pós-graduação em Direito Administrativo?
Ao fazer uma pesquisa de mercado, é bem provável que você encontre diferentes preços em cada instituição de ensino. Isso ocorre principalmente por fatores como a modalidade de ensino, a região em que está situada a faculdade e o seu corpo docente. Contudo, é plenamente possível encontrar pós-graduações de ótima qualidade e com um bom custo-benefício.
Na média, as mensalidades variam entre R$ 250 e R$ 300 nesta pós-graduação. Na Voomp, o curso de Direito Administrativo da Ampli, instituição com nota máxima no MEC, oferece 15 dias para você experimentar o curso. Assim, antes de realizar o investimento, pode avaliar se o curso está de acordo com suas expectativas profissionais. Interessante, não?
Direito Administrativo: saiba qual a duração da pós-graduação
A pós-graduação em Direito Administrativo é uma ótima opção para quem busca aprimorar o conceito no ramo de forma rápida. Afinal, este é o principal objetivo do curso: intensificar a formação em um curto espaço de tempo.
Desta maneira, é comum que a maioria das especializações nesta área tenha duração de seis a 12 meses. Esse tempo pode variar principalmente de acordo como a instituição de ensino organiza a grade curricular e o calendário de matérias, que possuem média de 600h na maioria das instituições.
Por que fazer uma pós-graduação em Direito Administrativo?
O Direito é uma das ciências com mais possibilidades de especialização profissional. Afinal, por ser uma formação tão ampla, é comum que a graduação tenha caráter generalista e os profissionais optem por um segmento para se aperfeiçoar ao longo da carreira.
Desta maneira, cursar uma pós-graduação em Direito Administrativo é uma maneira de você acumular experiências, construir redes de contato profissional, se destacar no mercado de trabalho e acrescentar ao seu currículo ainda mais credibilidade.
Se é isso que você busca, não faltam motivos para o investimento na sua formação e assim se tornar um especialista em Direito Administrativo. Dê um Voomp na sua carreira!
Obrigado pela companhia e até o próximo post!