InícioPós-graduaçãoDireito AdministrativoDireito Administrativo: saiba como é a pós-graduação

Direito Administrativo: saiba como é a pós-graduação

O Direito Administrativo é a área jurídica que discute e elabora os princípios do exercício das funções administrativas do Estado, o que a torna uma das mais importantes especialidades do Direito. São as normas do Direito Administrativo que determinam as competências de cada cargo, órgão e instituição pública, seja em âmbito municipal, estadual ou federal.

Desta forma, dada a sua abrangência e a sua importância, o Direito Administrativo é uma das especializações mais buscadas entre os bacharéis em Direito, e é sobre isso que iremos falar hoje. Continue até o fim do texto e saiba tudo sobre a pós-graduação em Direito Administrativo!

Direito Administrativo: como é a pós-graduação?

A especialização em Direito Administrativo é o curso ideal para quem busca aprofundar o conhecimento sobre as práticas jurídicas que determinam as competências e as responsabilidades do setor público. Assim como  bacharéis em Direito, funcionários e gestores públicos também podem fazer um ótimo proveito desta pós-graduação.  

No curso, os estudos possibilitam aos alunos uma compreensão apurada acerca da aplicação das normas jurídicas administrativas, com amplo domínio teórico e prático. Além de estudar o funcionamento das instituições públicas, o curso também aborda sua relação com o setor privado e a respectiva jurisdição que o regulamenta. 

Isso significa que, além de questões próprias do Direito Administrativo, há uma abordagem multidisciplinar que contempla conteúdos acerca de Direito Tributário, Direito Público, Direito Civil e Direito Empresarial

Para cursar a especialização em Direito Administrativo, é necessário ter concluído curso de nível superior. De modo geral, o principal público-alvo são bacharéis em Direito, Administração e cursos relacionados à gestão, além de funcionários públicos com nível superior que atuem em esferas administrativas.

Saiba como é o curso de Direito Administrativo EAD

Uma dúvida muito comum entre os estudantes é sobre as diferenças entre cursos a distância e presenciais. Na prática, a principal diferença está na metodologia de estudo, uma vez que no EAD não é necessário frequentar a instituição de ensino, o que implica em flexibilidade para que você possa estudar em horários e locais alternativos

Contudo, a certificação do curso é a mesma em ambas as modalidades. No EAD, a formação ocorre de forma totalmente online, em que os alunos contam com a tecnologia para aprimorar seus conhecimentos. Desta forma, o ensino ocorre a partir de videoaulas, fóruns de debate e conteúdos didáticos multimídia.

Acesse a plataforma de cursos Voomp e conheça os cursos de Direito Administrativo EAD!

Direito Administrativo: quais são as matérias do curso?

As matérias da especialização em Direito Administrativo oferecem aos alunos do curso uma formação aprofundada e ao mesmo tempo dinâmica sobre os principais conceitos e princípios desta área jurídica. 

Como já mencionado, a grade curricular costuma ser multidisciplinar e contempla outras especialidades do Direito. São áreas como Direito Trabalhista e Direito Empresarial, por exemplo, que dialogam diretamente com as atividades administrativas. 

Outros conteúdos a serem destacados nesta pós-graduação são os bens e serviços públicos, o estudo de licitações e contratos, assim como o sistema tributário nacional

Abaixo, confira as matérias do curso de Direito Administrativo da Ampli:

  • Direito e Legislação Empresarial e Trabalhista 
  • Legislação Trabalhista e Jornada de Trabalho 
  • Rotinas Trabalhistas e Departamento Pessoal 
  • Títulos de Crédito e Contratos Empresariais
  • Direito Civil – Negócios Jurídicos
  • Planejamento Tributário
  • Tópicos em Direito Administrativo
  • Direito Tributário
  • Teoria Geral da Empresa – Introdução ao Direito Societário

Quanto custa a pós-graduação em Direito Administrativo?

Ao fazer uma pesquisa de mercado, é bem provável que você encontre diferentes preços em cada instituição de ensino. Isso ocorre principalmente por fatores como a modalidade de ensino, a região em que está situada a faculdade e o seu corpo docente. Contudo, é plenamente possível encontrar pós-graduações de ótima qualidade e com um bom custo-benefício.

Na média, as mensalidades variam entre R$ 250 e R$ 300 nesta pós-graduação. Na Voomp, o curso de Direito Administrativo da Ampli, instituição com nota máxima no MEC, oferece 15 dias para você experimentar o curso. Assim, antes de realizar o investimento, pode avaliar se o curso está de acordo com suas expectativas profissionais. Interessante, não?

Direito Administrativo: saiba qual a duração da pós-graduação

A pós-graduação em Direito Administrativo é uma ótima opção para quem busca aprimorar o conceito no ramo de forma rápida. Afinal, este é o principal objetivo do curso: intensificar a formação em um curto espaço de tempo.

Desta maneira, é comum que a maioria das especializações nesta área tenha duração de seis a 12 meses. Esse tempo pode variar principalmente de acordo como a instituição de ensino organiza a grade curricular e o calendário de matérias, que possuem média de 600h na maioria das instituições

Por que fazer uma pós-graduação em Direito Administrativo?

O Direito é uma das ciências com mais possibilidades de especialização profissional. Afinal, por ser uma formação tão ampla, é comum que a graduação tenha caráter generalista e os profissionais optem por um segmento para se aperfeiçoar ao longo da carreira.

Desta maneira, cursar uma pós-graduação em Direito Administrativo é uma maneira de você acumular experiências, construir redes de contato profissional, se destacar no mercado de trabalho e acrescentar ao seu currículo ainda mais credibilidade

Se é isso que você busca, não faltam motivos para o investimento na sua formação e assim se tornar um especialista em Direito Administrativo. Dê um Voomp na sua carreira! 

Obrigado pela companhia e até o próximo post!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.