InícioDicasComo estudar para Concurso Público

Como estudar para Concurso Público

A maneira certa de como estudar para concurso público é muito importante para se dar bem na prova, pois, dada a ampla concorrência, é preciso uma preparação eficiente. Então, confira a seguir 7 dicas essenciais para ter uma boa qualificação.

Primeiro passo de como estudar para concurso público

Antes de começar a estudar, você não pode se esquecer do principal, ter um cronograma de estudos. Afinal, essa é a garantia de que conseguirá cobrir todo o conteúdo da prova. Nesse sentido, muitas delas têm muito o que estudar e às vezes em pouco tempo.

Definir um ciclo de estudos é uma ótima maneira de se preparar. Dessa forma, você define as matérias são prioridades, o que vai revisar em cada dia da semana, o tempo de estudo, entre outros.

Agora, vamos às dicas:

1 – Faça provas de anos anteriores

Uma prática já conhecida nas escolas em preparações para o ENEM e vestibulares, é fazer provas anteriores. Assim, você testa seu conhecimento e fica mais familiarizado com o conteúdo que verá na avaliação.

Prepare-se ao máximo para a prova

Não há como estudar para concurso público sem entender a forma que as questões abordam os temas. Portanto, estudar e resolver as edições anteriores é um exercício essencial para se preparar.

2 – Organize seu tempo

Organizar o tempo e a forma de estudo é crucial para manter o conteúdo fresco na memória. Por isso, é obrigatório que você defina um período específico para as atividades de:

  • Estudo da Matéria
  • Revisão das Informações
  • Realização de Exercícios

Caso já tenha um cronograma, a organização será uma tarefa ainda mais fácil. Como resultado, não haverá o risco de se perder no meio do caminho e estará sempre em contato com todos os temas.

3 – Tenha foco e evite distrações

A distração é um dos maiores inimigos das estratégias sobre como estudar para concurso público. Aliás, todo o planejamento perde o sentido quando você perde facilmente o foco desvia sua atenção. Portanto, procure ter hábitos como esses ao estudar:

  • Deixe o Telefone no Modo Silencioso
  • Não Acesse as Redes Sociais
  • Estude em um Lugar Silencioso

Uma ótima dica também é aplicar métodos que melhoram a produtividade, como a técnica de Pomodoro. Isto é, estudar num ciclo de 25 minutos de imersão total seguidos de 5 minutos de descanso.

Ao realizar esse método, você não ficará exausto por ficar horas a fio na mesma atividade. Dessa maneira, consegue também renovar as energias com pequenas pausas e focar mais facilmente.

4 – Como estudar para concurso público sem ter acesso ao edital

Outra forma de estudar para concurso público é não esperar pelo edital para iniciar os estudos. Ou seja, estar por dentro das previsões dos editais para começar sua preparação com antecedência.

Saiba qual prova deseja fazer

É muito mais fácil se preparar se você já tiver em mente em qual área você deseja ingressar. Desse modo, você já pode começar a aprender o conteúdo que costuma cair na prova que vai fazer.

A dica pode ser seguida até o dia em que o edital da vaga for divulgado. Então, ele deverá ser analisado com atenção para a partir daí reformular sua rotina de estudos de acordo com ele.

5 – Crie mapas mentais

Outra estratégia comum nas escolas são os mapas mentais, que consistem em resumos visuais das matérias. Por exemplo, cada tópico possui pontos-chave que se ramificam em outros e podem ser representados visualmente.

Você pode encontrar vários exemplos de mapas online e aplicar aquele que achar melhor. Assim, o conteúdo vai se fixar mais facilmente em sua memória, além de ser mais fácil de revisar. Agora, confira alguns tipos de mapas que você pode fazer

  • Mural de Post-its
  • Infográficos
  • Desenhos

Organizar as ideias e informações dessa forma potencializa muito o aprendizado. Bem como, a fixação dos temas abordados de uma maneira muito mais prática e intuitiva.

6 – Conheça a banca

A última dica sobre como estudar para concurso público é conhecer a banca que criará a prova. Dessa forma, sua preparação será maior, já que cada uma das bancas tem o próprio perfil de avaliação. Então, confira o nome de algumas delas a seguir

  • Cespe
  • FGV
  • Vunesp
  • Cesgranrio
  • Fundação Carlos Chagas

Essa é outra estratégia já conhecida pelos vestibulandos e que ajuda muito nos estudos. Dessa maneira, se conhecer quem vai elaborar as questões já saberá como interpretá-las de antemão e aumentará suas chances de sucesso.

7 – Você não precisa estudar sozinho

Muitos levam a jornada do concurso público como algo solitário, porém, existem várias formas de obter apoio. Nesse sentido, você pode encontrar aulas gratuitas online no próprio YouTube, em que o professor responde dúvidas.

Também é possível encontrar grupos de estudo em redes sociais com outros concurseiros. Assim, outras pessoas com o mesmo objetivo podem te ajudar a compreender um conteúdo ou conhecer novas dicas.

Porém, se você deseja uma preparação mais rica e intensa sobre os conteúdos exigidos, não deixe de ver os diversos cursos relacionados a Concursos que temos em nossa plataforma.

Prepare-se e alcance seus objetivos

Agora você sabe bem como estudar para esse tipo de prova. Nós preparamos outros conteúdos para você, então, continue no nosso site e expanda ainda mais seus conhecimentos.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.