InícioDicasEstudosComo montar um cronograma de estudos?

Como montar um cronograma de estudos?

Começar um cronograma de estudos é uma ótima estratégia para você se organizar e conseguir acompanhar suas matérias de forma tranquila. Em outros termos, um cronograma é um compromisso que você assume consigo mesmo. É a partir dele que você definirá prioridades e prazos que nortearão seu trabalho.

Não há muito mistério para construir um cronograma de estudos. Você pode fazê-lo em um caderno, em um quadro, no seu notebook ou até mesmo no seu celular. É você que manda. Aqui, trouxemos algumas dicas que vão te ajudar na sua jornada de estudante. Bora lá? 

Por que fazer um cronograma? 

Aqui, não importa qual seu grau de formação ou o tipo do seu curso. Seja no ensino superior, técnico ou no ensino médio. Você pode estar com dificuldades para regular seus estudos. Ou quer prestar um concurso. Ou, ainda, deseja voltar a estudar. Não importa o seu objetivo pessoal, a realidade é que todos precisamos encontrar a nossa metodologia de organização. 

Inclusive, boa parte dos estudantes divide seu tempo de graduação com outras tarefas, que podem ser trabalhos, projetos, ou então atividades extracurriculares. Por isso, para que os estudos não fiquem para trás sem que você sequer perceba, montar um planejamento que contemple seus objetivos escolares/universitários certamente irá te ajudar. 

Mas, já começamos com um aviso: não há uma fórmula mágica para construir um cronograma. Aliás, não há ninguém melhor do que você mesmo para construir seu cronograma ideal. É você que conhece seus limites, seu tempo e sua velocidade. Neste post, mencionamos alguns pontos que acreditamos serem úteis na hora de planejar sua rotina de estudos. Mas a autonomia é sua, combinado?

Construindo um plano de estudos

Um cronograma costuma estar sempre em constante mutação. Afinal, suas matérias a serem estudadas trocam semanalmente. Portanto, é imprescindível que você esteja no controle. Saber se há alguma atividade em atraso, identificar quais conteúdos exigem mais esforço e balancear seu tempo para não deixar nada para trás. 

Se o que você almeja são resultados efetivos, traçar objetivos é o primeiro passo para elaboração de um cronograma. Você define o que quer, para quando quer e como irá fazer. Por exemplo, se o objetivo é ser classificado em um concurso, ser aprovado em uma disciplina ou ir bem em um teste, qualquer um desses três exigirá prazos e esforços diferentes. O seu objetivo irá te guiar até o fim, inspire-se nele!

Posteriormente, você pode seguir definindo suas prioridades. Talvez seja uma boa preencher seu cronograma com mais atividades em que você sente dificuldade ou que estão com prazos menores. Priorizar tarefas que estejam com datas curtas ou se aproximando evita com que você fique pendente e perca oportunidades. 

Outro aspecto relevante que você pode considerar é o tempo destinado para cada atividade. Com base no seu histórico, procure estipular estimativas de tempo para cada dia do seu cronograma. Para exemplificar, se você leva mais tempo para estudar e exercitar conteúdos de Física do que de Matemática, reserve dias em que você terá maior disponibilidade de horário para estudar Física. Certifique-se de que você consegue cumprir com o que propõe. Apostamos que o sentimento vai ser muito recompensador 😉 

Mão na massa!

Um cronograma pode ser feito em diversas plataformas e de diferentes modos. Feito em um calendário, em um caderno ou em uma agenda, o importante é que você se encontre nele e que seja funcional. 

Ferramentas digitais têm sido cada vez mais usadas pela sua praticidade e fácil acesso. Você pode experimentar baixar aplicativos para celular que ajudam na organização dos estudos ou conhecer sites/programas que desempenham esta função. Se você prefere algo mais visual, invista na sua criatividade, separe seus bloquinhos adesivos e customize seu próprio quadro de atividades. 

Não consegui cumprir meu cronograma, e agora?

É muito comum que eventualmente não consigamos cumprir na íntegra todos os objetivos estipulados. Afinal, imprevistos acontecem e cenários mudam. No entanto, é fundamental ter inteligência emocional e não se desesperar. Procure identificar os motivos que levaram você a não atingir seus objetivos e se isso estava ou não ao seu alcance. Você aprenderá constantemente consigo mesmo. 

Caso ocorra de você não cumprir seu cronograma, uma das alternativas é reorganizar seus futuros cronogramas de modo a contemplar aquilo que você julga mais importante e que ficou para trás. 

É importante que seu cronograma não seja um fardo e uma pressão para você. Lembre-se: ele deverá ser seu aliado na busca por resultados, e não seu inimigo.

Descanso não é brincadeira

Ninguém consegue ficar 24 horas em um dia estudando, não é mesmo? Estudar por longas jornadas, além de ser cansativo, pode ser uma escolha que acabará te prejudicando. Quando for elaborar seu cronograma, lembre-se de incluir momentos de lazer e de descanso também.

Alimentar-se bem e realizar pequenas pausas são ótimas iniciativas para enfrentar uma tarde de estudos. Ao longo dos dias, é importante abrir brechas na agenda para encontrar com amigos, praticar atividades físicas e realizar atividades de lazer. E, claro, manter o sono em dia. Ter uma mente leve e tranquila é fundamental na hora de enfrentar seus desafios.

Mas e aí, curtiu nossas dicas? Esperamos que elas possam te inspirar a ter uma rotina de estudo bacana e que ajude você a encontrar os resultados que deseja. Ah, e independente se seu objetivo for entrar na faculdade (apostando em um cursinho preparatório), tentar um ingresso na pós-graduação ou aprender uma nova língua, não deixe de conferir os nossos cursos. 

Fique ligado aqui na Voomp para mais dicas. Vamos aprender juntos! 😉

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.