InícioDicasEADQual é a melhor faculdade EAD? Saiba como escolher

Qual é a melhor faculdade EAD? Saiba como escolher

Cursar uma faculdade é o sonho de muitas pessoas no Brasil. Além de conquistar a tão sonhada capacitação profissional, pesquisas indicam que candidatos com ensino superior possuem acesso a cargos e salários melhores que a média do mercado de trabalho.

Com o desenvolvimento do sistema de educação a distância, esse sonho tornou-se cada vez mais realidade, reunindo qualidade e praticidade em cursos de nível superior. No entanto, em meio a tantas opções de cursos EAD, uma dúvida muito comum é sobre quais são as melhores instituições nessa modalidade. 

Neste post, vamos compartilhar com você como funcionam os cursos EAD, o que considerar para escolher uma boa faculdade e quais são as instituições mais destacadas no mercado educacional. Então, vem com a Voomp e saiba quais são as melhores faculdades EAD!

Como funciona a modalidade EAD?

De forma resumida, a principal característica dos cursos em ensino a distância é a dinâmica com que as atividades ocorrem. Nesta modalidade, o aluno não tem a necessidade de estar presente na instituição em que está matriculado, podendo acompanhar aulas e avaliações de forma totalmente online.  

Contudo, o fato de não ser necessário estar presente na instituição não implica na ausência de apoio e infraestrutura. Atualmente, as faculdades EAD possuem sistemas online de ensino sofisticados, em que oferecem aulas gravadas e ao vivo, além de bibliotecas virtuais para consulta de materiais didáticos. 

Assim, a flexibilidade é uma das principais marcas dessa modalidade, pois você pode acompanhar as atividades do seu curso aonde quer que esteja, através da internet. E claro, ainda poupa aquele tempo diário de deslocamento

Para quem busca opções mais viáveis de graduação, os cursos EAD são uma ótima alternativa. Embora muita gente associe preços com qualidade, vale destacar que os cursos EAD tendem a ser mais em conta por não utilizarem estrutura física para aulas, como salas ou auditórios. Assim, tudo ocorre de forma virtual e econômica.

Os cursos EAD são bons? 

Embora muitas pessoas ainda não conheçam o ensino a distância e estejam habituadas às modalidades mais tradicionais de ensino, o EAD não é uma modalidade totalmente nova. Já faz algum tempo que o sistema de ensino existe, mas foi com a revolução tecnológica que muitos recursos foram desenvolvidos e aprimorados nos últimos anos. 

Atualmente, os cursos EAD possuem capacidade para oferecer uma estrutura completa para formação de qualidade. Além disso, vale lembrar que as instituições que oferecem ensino a distância são avaliadas da mesma forma que as faculdades presenciais.

No Brasil, as faculdades são avaliadas pelo Ministério da Educação em notas que vão de 1 a 5, onde são considerados critérios como o projeto pedagógico, a infraestrutura oferecida, o desempenho dos estudantes e a qualidade do corpo docente. A partir da nota 3, a instituição já é considerada de qualidade de acordo com os parâmetros do MEC.

Assim, podemos considerar que os cursos EAD podem ser tão bons quanto os cursos presenciais, desde que atendam aos critérios de qualidade

Como escolher uma boa faculdade EAD?

Escolher a faculdade ideal é uma etapa muito importante, afinal, é ela que dará suporte para a sua formação profissional e para que você alcance seus objetivos no futuro. Por isso, fazer uma boa pesquisa observando alguns critérios é muito importante.

Assim, vale a pena observar principalmente quais são os benefícios oferecidos pela instituição de ensino no curso a distância. Quais são os recursos didáticos oferecidos, as chances de se criar uma rede de contatos profissionais e a formação dos docentes do curso são alguns dos critérios que você pode estabelecer. 

E como mencionamos, o MEC realiza avaliações constantes das faculdades EAD. Então, acompanhar o sistema de avaliação do Ministério da Educação e visualizar como as instituições estão classificadas é uma boa forma de escolher uma faculdade EAD.

Quais são as melhores faculdades EAD?

De acordo com os principais rankings e avaliações realizadas no país sobre as instituições que oferecem ensino a distância, essas são consideradas as melhores faculdades EAD. Confira:

Em nossa plataforma, você encontra algumas das melhores faculdades EAD do país! Confira os cursos de graduação a distância disponíveis na Voomp.

Quais cursos podem ser feitos a distância? 

Hoje em dia, a lista de cursos que podem ser feitos a distância é muito grande. Contudo, algumas graduações são vetadas pelo MEC na modalidade a distância, uma vez que a presencialidade é um fator importante na formação do profissional. São cursos como Medicina e Psicologia, por exemplo.

Por outro lado, existem dezenas de cursos de diversas áreas do conhecimento que você pode cursar EAD, inclusive da área da saúde. Confira algumas das faculdades que são ofertadas a distância:

  • Administração
  • Agronomia
  • Arquitetura e Urbanismo
  • Ciências Contábeis
  • Ciências da Computação
  • Design
  • Educação Física
  • Enfermagem
  • Engenharia Civil
  • Engenharia de Produção
  • Farmácia
  • Gestão Financeira
  • História
  • Jornalismo
  • Letras
  • Pedagogia
  • Nutrição
  • Publicidade e Propaganda
  • Terapia Ocupacional

Enfim, como pode ver, a lista é bem extensa e não para por aí! Em nossa plataforma, você pode conhecer um pouco mais sobre essas faculdades e muito mais. Não deixe de conferir! 

Obrigado pela companhia, nós ficamos por aqui. Até a próxima! Vem, vem já para a Voomp!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.3 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.