InícioPós-graduaçãoEngenharia de MateriaisEspecialização em Engenharia de Materiais: menos gastos e mais inovação

Especialização em Engenharia de Materiais: menos gastos e mais inovação

A especialização em Engenharia de Materiais capacita pessoas para atuar na área de impulsão dos materiais de produção. Já que, por meio dela, o profissional é capaz de aprender novas formas de criar e de reutilizar os produtos.

O que é a Engenharia de Materiais?

Dentro do mundo das engenharias a de materiais tem um lugar na base de todas as outras. Isso porque, é ela que vai abranger as pesquisas sobre os meios para se criar, transformar, reutilizar, inovar e melhorar os produtos.

Para que serve a especialização em Engenharia de Materiais?

Sua presença dentro das indústrias pode não ser muito vista. Mas, sempre está lá e com muita importância. Por isso, a especialização em Engenharia de Materiais vem para agregar ainda mais conhecimento para esse profissional. Veja para que ela serve:

  • Capacitar para a criação de produtos
  • Atualizar sobre as inovações
  • Trazer novos tipos de materiais e suas funções
  • Ampliar a visão sobre os materiais

O curso de Engenharia de Materiais tem o intuito de atualizar o conhecimento sobre os itens disponíveis no mercado. Já que, por lidar de forma intensa com a área de tecnologia, os avanços dentro dessa área ocorrem o tempo todo.

Menos impacto para a natureza

Esse curso traz ainda mais conhecimento para que o aluno atue com o foco na sustentabilidade. Afinal, o prepara para pensar em meios de criar produtos mais duráveis e menos poluentes. Bem como, a dar uma nova função ao que iria para o descarte.

Quem pode fazer a especialização em Engenharia de Materiais?

A especialização em Engenharia de Materiais faz parte das ciências exatas. Assim, não são todos os ramos de estudo que podem fazer esse curso. Isso porque, o seu público são pessoas que já atuam dentro das engenharias:

As pessoas que têm essa formação podem elevar os seus conhecimentos ao agregar esse curso ao seu currículo. Além disso, esse conteúdo vai dar mais eficiência a todos os processos de produção.

Formas de ensino da especialização em Engenharia de Materiais

É difícil encontrar no mercado um curso de especialização que não esteja disponível em mais de um modo de ensino. Portanto, com a Engenharia de Materiais isso não é diferente, e esse curso pode ser feito duas formas:

  • Online
  • Presencial

Já não tem uma grande diferença entre esses dois meios de ensino. Entretanto, na forma presencial o curso se torna mais caro e inflexível. No entanto, nada muda no quesito qualidade.

Modo de ensino online

Esse curso está mais disponível na versão online. Isso porque, esse modo de ensino é mais flexível e abrangente. Mas, o aluno recebe todo o apoio de conteúdos e professores para aprender da melhor forma.

Qual é a função de um engenheiro de materiais?

Muitas pessoas não sabem muito bem qual a função e a área de atuação desse profissional. Isso porque, a Engenharia de Materiais não possui a mesma fama que as outras. Então, veja qual é sua forma de atuação: 

  • Criar novos materiais
  • Melhorar as matérias
  • Achar meios de reutilizar materiais

A função do engenheiro de materiais é pensar em meios de tornar o produto melhor, mais versátil e resistente. Assim, por meio da sua atuação, é possível elevar a utilidade sem, precisar gerar mais lixo para a natureza ou elevar os seus custos.

Mais durável, mais versátil e mais fácil

Manter o conhecimento em dia é essencial dentro desse ramo de atuação. Já que, cada novo material disponível no mercado representa mais inovação para o produto. Portanto, a especialização em Engenharia de Materiais só tem a agregar.

Valor e duração da Especialização em Engenharia de Materiais

Os preços e o tempo de duração dessa formação podem variar de acordo com a forma de ensino. Mas, de modo geral, esse curso costuma ter de seis a 12 meses, com carga horária entre 360 a 480 horas.

Já o investimento pode oscilar entre R$ 110 a R$ 2 mil por mês. Contudo, esses valores vão depender do grau da especialização e também do modo de ensino, se é online ou presencial.

Quais são as áreas de atuação

Essa especialização em Engenharia de Materiais prepara os alunos para atuarem em diversas áreas dentro do mercado de trabalho. Então, veja quais são os principais setores disponíveis:

  • Indústria
  • Setor de bens de consumo 
  • Construção Civil

Até o setor de bens de consumo tem muito a ganhar com a Engenharia de Materiais. Pois, ela pode melhorar os produtos, a sustentabilidade e trazer inovações sem gerar custos e impactos ambientais excessivos.

Gestão de produção

Ao atuar nessa área, o profissional vai gerir todo o uso dos materiais dentro do processo de produção. Dessa forma, é possível garantir a criação, reutilização e melhoramento dos produtos desde de a base.

Desenvolvimento e pesquisa

Essa é a principal área de atuação dentro do mercado. Já que, é aqui que o profissional vai pesquisar as opções de materiais que vão garantir a criação de novos produtos. Ou seja, esse setor tem a responsabilidade de desenvolver ideias mais sustentáveis e versáteis. 

Controle de qualidade

Ninguém melhor que um especialista para avaliar a qualidade de um produto. Então, é nesse setor que o profissional vai analisar a utilidade que ele tem, os impactos que causa e os padrões que deve seguir.

E aí, gostou? Que tal acessar a nossa plataforma e ver as opções disponíveis? Conte conosco para te ajudar a dar o próximo passo na sua carreira. Obrigado por nos acompanhar em mais um post, esperamos que tenha gostado do conteúdo. Sempre acesse a Voomp e confira tudo sobre as principais pós-graduações do mercado.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.