InícioCursos LivresConcursosComo passar em concurso? Veja 6 dicas poderosas para conquistar sua aprovação

Como passar em concurso? Veja 6 dicas poderosas para conquistar sua aprovação

Nesse texto, você verá seis dicas sobre como passar em concurso e assim realizar o sonho de ter um cargo estável com um ótimo salário em uma instituição pública. Essas orientações valiosas com certeza o ajudarão a reduzir o estresse e a pressão causados pelos estudos e focar no que realmente interessa.

1. Escolha uma área para estudar

Um dos primeiros passos para começar a trajetória de estudos para ser aprovado em concursos é definir uma área para estudar. Como as disciplinas requisitadas para a prova tendem a ser muito diferentes entre si, é fundamental distribuir bem não apenas a quantidade, mas a importância delas para o concurso. Se você vai prestar para alguma vaga da área jurídica, é mais importante dar foco para os assuntos ligados às leis, por exemplo.

2. Elabore um plano de estudos

Após escolher qual concurso prestar, o próximo passo é estruturar seu meio de estudo que você irá estudar em um plano de estudos. Mas, como isso funciona?

É simples: primeiramente, é preciso definir o conteúdo com base no edital do concurso. Isso significa montar sua grade de estudos com assuntos estritamente ligados à prova. É importante não gastar nem um minuto estudando matérias que não tenham nada a ver com a prova.

O próximo passo é definir um planejamento de dias, horários e matérias a serem estudadas, sem se esquecer de deixar períodos de descanso, que são muito importantes até mesmo para a fixação do conteúdo.

Há várias ferramentas para isso, desde anotações em calendários físicos e agendas ou até mesmo programas e aplicativos para computadores, smartphones e tablets. Alguns deles inclusive são gratuitos.

Feito isso, uma ótima maneira de não perder a motivação é alternar as formas e o conteúdo de estudo. Isso não quer dizer que você deve desrespeitar seu cronograma, mas apenas que é bom mudar a periodicidade do assunto. Para isso, utilize recursos diferentes, como tutoriais online, videoaulas, podcasts simulados e muitos outros meios.

Foco

Ter foco em qualquer atividade é o segredo para se atingir uma meta ou objetivo, seja lá o que se deseje conquistar.

No estudo para concurso, isso com certeza ajuda o candidato a diminuir o estresse, além de otimizar o entendimento da grande quantidade de matérias que precisam ser analisadas.

Essa é uma das dicas mais importantes, pois a maior preocupação de qualquer concurseiro é aproveitar ao máximo cada minuto de estudo para aumentar suas chances na disputa pela tão sonhada vaga.

Cultive o hábito de estudar

Não há dúvidas que estudar é uma atividade que traz muitos benefícios, mas é cansativa tanto quanto trabalhar. Para que você não perca a motivação e acabe pressionado, o ideal é incluir os estudos como se fosse uma rotina de ir à academia, cozinhar ou qualquer outra atividade corriqueira.

Desenvolver o hábito de estudar é essencial para garantir a tão almejada aprovação em um concurso. Dessa forma, procure estabelecer um local e um horário fixo para os estudos sem que haja muitas distrações. Essa é a garantia de que o aprendizado das matérias será incorporado no seu dia a dia.

3. Dedique-se a resolver exercícios

Uma das principais dicas de como passar em concurso, é sem dúvidas fazer muitos exercícios. E como fazer isso?

Muitos cursos preparatórios disponibilizam provas de concursos anteriores para que seus alunos tenham uma ideia de como é a linha de questionamento e a abordagem na seleção de matérias.

É claro, isso não quer dizer que as provas serão iguais apenas com conteúdo levemente modificado, mas conhecer o conteúdo é super importante para que o candidato se familiarize com a estruturação de textos, fórmulas e lógica de argumentação das questões.

Além disso, saber como identificar erros e reforçar os estudos são pontos fundamentais para que você consiga  . Assim, quando errar alguma questão, procure pesquisar de forma imediata mais sobre este conteúdo.

4. Construa mapas mentais

Os mapas mentais são uma excelente forma de memorizar os pontos principais de uma disciplina, pois criam uma estrutura de ligação lógica entre vários conceitos importantes. 

É como se você colocasse no papel tudo o que importa com uma visualização gráfica de ideias e conceitos. Isso ajuda muito a criar resumos e aumentar a assimilação do conteúdo, pois otimiza o tempo de estudo e aumenta a produtividade.

Sites e fontes de estudo

Não há dúvidas de que usar a internet é o melhor meio para obter ajuda nos estudos para concurso, pois desde a matrícula até os estudos são feitos de forma virtual.

Para o candidato, há muitas opções de sites, aplicativos e fontes de estudo para obter ótimos resultados e conseguir a tão sonhada vaga no serviço público.

Apesar de termos uma ideia de que as redes sociais são espaços de discussão acalorada e memes, é possível sim usá-las para aprender bastante. Hoje em dia, existem muitos perfis de professores e especialistas que fornecem conteúdo gratuito ou a preços acessíveis com vídeoaulas, tutoriais e resoluções de exercícios.

5. Use todos os momentos para estudar

Usar o tempo livre para estudar é uma das melhores formas de se preparar para um concurso. Só que para isso, é importante deixar uma quantidade selecionada de material separado para aproveitar alguns minutos livres.

Isso não significa que você deve estudar de forma aleatória, mas sim seguir um plano baseado em 

Esses pontos podem ajudá-lo a ter uma rotina de estudos mais eficiente, além de fixar o conteúdo na mente por muito mais tempo. Outra boa dica para aliviar a tensão é ter um hobby ou praticar atividades físicas.

6. Aproveite a facilidade dos cursos online

Um curso online tem a função de auxiliar as pessoas a se organizar e a manter o foco nos assuntos abordados nos exames. Grande parte das plataformas de ensino proporcionam ao candidato benefícios como:

  • Otimização do Tempo
  • Maior envolvimento do Aluno
  • Menores Distrações

A vantagem de estudar por meio de plataformas é contar com ajuda de monitores e grupos de estudo para tirar dúvidas e facilitar o entendimento de questões mais complexas.

Por que prestar um Concurso Público?

Trabalhar no setor público é uma excelente oportunidade de conseguir trabalho estável, com benefícios, possibilidade de progressão na carreira e sem necessidade de experiência prévia dependendo do cargo.

Estabilidade

A estabilidade é um direito previsto pela Constituição Federal com o objetivo de garantir que o servidor possa exercer o seu trabalho com tranquilidade e sem pressões de grupos políticos ou interesses de grupos econômicos. O servidor público só perde seu cargo em três situações:

  • Processo Administrativo Disciplinar (PAD)
  • Sentença judicial transitada em julgado (quando a decisão é definitiva e não cabe mais recurso)
  • Reprovação durante o estágio probatório

De acordo com o artigo 132 da Lei Nº 8.112, de 11 de Dezembro de 1990 a demissão do servidor público pode ocorrer em casos de:

I – crime contra a administração pública

II – abandono de cargo

III – inassiduidade habitual

IV – improbidade administrativa

V – incontinência pública e conduta escandalosa, na repartição

VI – insubordinação grave em serviço

VII – ofensa física, em serviço, a servidor ou a particular, salvo em legítima defesa própria ou de outrem

VIII – aplicação irregular de dinheiros públicos

IX – revelação de segredo do qual se apropriou em razão do cargo

X – lesão aos cofres públicos e dilapidação do patrimônio nacional

XI – corrupção

XII – acumulação ilegal de cargos, empregos ou funções públicas

XIII – transgressão dos incisos IX a XVI do art. 117

Remuneração

Esta é uma das principais motivações pela qual grande parte das pessoas investe na carreira pública. Em comparação, os rendimentos do funcionalismo público são maiores do que os da iniciativa privada

Outra vantagem é a facilidade de obtenção de crédito e empréstimos em bancos, pois a estabilidade financeira é garantia de pagamento regular de prestações.

Qualidade de vida

A qualidade de vida melhora de forma significativa, já que o servidor tem um horário de trabalho já definido com exceções de hora extra. Logo, prestar um Concurso Público é uma boa opção para quem deseja ter uma carreira estável e com respeito ao horário semanal de trabalho e descanso.

Confira mais conteúdos

Nós da Voomp estamos muito felizes que você acompanhou o artigo até aqui. No entanto, temos outros diversos tipos de conteúdos que preparamos com muito carinho. Assim, permaneça na nossa página e confira todos eles.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.