InícioCursos LivresConcursosComo estudar leis para Concurso Público: confira nossas dicas

Como estudar leis para Concurso Público: confira nossas dicas

A legislação, seja federal, estadual ou municipal, é uma das grandes preocupações de concurseiros que buscam a aprovação em um cargo público. E não é à toa, afinal, independente da área em que se situa o concurso, as questões sobre legislações estão sempre previstas em editais.

Essa presença regular dos conteúdos de legislação nos concursos públicos se justifica, principalmente, porque os postulantes ao cargo público devem conhecer regimentos, normas e códigos que regulamentam tanto as competências do trabalho como a conduta profissional de um servidor público.

Levando em consideração que essa é uma das matérias que mais preocupa os concurseiros, e que pode fazer toda a diferença na hora da sua aprovação, preparamos esse post com algumas dicas para você estudar essa matéria. Acompanhe o texto até o final e saiba mais!

Quais são as leis que mais caem em concursos públicos?

As leis previstas em editais de concursos públicos podem variar de acordo com o cargo em questão. Em concursos para professores da rede pública, por exemplo, é comum que sejam cobradas leis e diretrizes sobre educação, o que tem tudo a ver com o conhecimento necessário para a atuação do profissional.

No entanto, também existem aquelas leis que são praticamente universais e são cobradas em concursos para diferentes especialidades, níveis de escolaridade e esfera pública. Em geral, são questões ligadas às áreas do Direito Administrativo e do Direito Constitucional

Dentro do Direito Administrativo, destacamos a lei 8.112 de 1990, que regulamenta o regime jurídico de servidores públicos federais. Ainda podemos citar a lei 8.666 de 1993, sobre licitações e contratos, a lei 8.429 de 1992, sobre improbidade administrativa e a lei 9.784 de 1999, que estabelece normas para processos administrativos. 

No que tange o Direito Constitucional, o conteúdo a ser estudado consiste na Constituição Federal de 1988, a carta-magna brasileira. Nela, estão descritas as normas sobre Administração Pública e Organização Político-administrativa. 

Lei Seca: saiba o que é e qual a importância de estudá-la

Quando se fala em Lei Seca, é possível que um leitor desavisado possa confundir o termo com a legislação que proíbe que motoristas dirijam sob efeito de álcool. Apesar de utilizar o mesmo nome, são coisas bastante distintas. 

No Direito, é considerada Lei Seca o texto integral redigido e sancionado pelas autoridades competentes. Ou seja, se trata de um texto padrão, acessível a todos os brasileiros através de um documento oficial. 

Durante a preparação para concursos, é muito comum que os candidatos estudem a partir de materiais didáticos de autoria de terceiros, o que pode conter leis reescritas no intuito de driblar o juridiquês e tornar a compreensão mais acessível.

Essa metodologia de estudos não é uma má ideia. Contudo, estudar a Lei Seca na íntegra é muito importante. Afinal, é sobre esse conteúdo que a banca irá elaborar suas questões, muitas vezes utilizando trechos da legislação tal qual consta oficialmente.

Confira algumas dicas para estudar leis para concurso

Conte com materiais de apoio

Como mencionamos, estudar a Lei Seca é muito importante. No entanto, muitos candidatos possuem dificuldade de entender os conceitos jurídicos. Neste caso, um bom material complementar pode oferecer uma grande ajuda. 

Livros com legislação comentada por especialistas e que demonstram com clareza a aplicação da lei são ótimos materiais para você ter à sua disposição. 

Faça esquemas, mapas mentais e anotações

Geralmente, o estudo da legislação é uma das partes mais cansativas da preparação. Afinal, as leis são textos corridos e muitas vezes extensos. Por isso, para não perder ou esquecer partes importantes dos artigos, vale a pena investir na personalização do seu material.

Seja online ou materiais impressos, pode abusar de marcações, cores, etiquetas, post-its e comentários. Assim, a chance de você se encontrar, com mais facilidade, aumenta muito.

Diversifique suas fontes de estudo

Outra boa dica para driblar o cansaço e os desafios de estudar legislação é diversificar seus materiais de informação. Além de realizar leituras e anotações, outras formas de mídia podem proporcionar um aprendizado mais natural e leve.

Neste caso, você pode assistir vídeos, palestras e até mesmo ouvir podcasts sobre legislações para ajudar a fixar os conteúdos.

Teste seus conhecimentos a todo momento

Essa dica é uma unanimidade para qualquer tipo de preparação. Praticar através de exercícios é uma das formas mais eficientes de aprender. Além de servir como um termômetro para o seu aprendizado, você reforça os conteúdos e também treina a utilização do seu tempo.

Ao realizar exercícios, procure por questões de provas anteriores elaboradas pela banca responsável pelo seu concurso. A tendência é que as questões sigam a mesma lógica de estrutura e conteúdo.

Conheça os cursos da Voomp, a sua plataforma de estudos

Por fim, ainda temos uma última dica: estude por meio de cursos preparatórios. Na Voomp, sua plataforma de cursos, você encontra os preparatórios voltados especialmente para assuntos jurídicos. Além de oferecer materiais didáticos otimizados para o seu aprendizado, os cursos contam com professores especializados nos assuntos.

No marketplace, ainda é possível optar por cursos destinados a cargos públicos específicos, como delegado e analista do TRF, ou então escolher cursos sobre leis específicas, de acordo com as suas necessidades de estudo. 

Tudo o que precisa para uma boa preparação está aqui, na plataforma de cursos Voomp! Comece a transformação agora mesmo e vamos juntos rumo à sua realização profissional. Até a próxima!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.